Help! Travões de Disco Hidráulicos

studer

New Member
Viva,
intalei uns travões hidráulicos de disco Avid Juicy 7. Basicamente comprei-os e depois levei a uma loja para os instalarem e para encurtarem as bichas que estavam muito grandes.

Durante a volta de bike em que os estreei, INFERNO! O que comecou a acontecer foi que gradualmente os calços da roda da frente foram ficando cada vez mais próximos, como se estivesse permanentemente a travar, ao ponto de quando queria voltar para casa parecia que puxava um atrelado. Retirando a roda e travando reparo que ambas as pastilhas se movimentam, mas não conseguem depois é retrair-se para uma posição em que o disco circule entre elas livremente.

A loja onde fiz a montagem aconselhou-me a tentar colocar as pastilhas e respectivos êmbolos na sua posição "original" através de uma chave de fendas, mas não resultou.

Podem ajudar-me? Será defeito da peça? Precisam de ser sangrados? Ao encurtarem as bichas não sangraram os travões, será disso? O travão de trás funciona 100% e as peças são todas da marca.

Como imaginam é frustrante gastar um dinheirão e o nosso investimento não funcionar na perfeição...

Obrigadão!
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

as pastilhas podem não se retrair devido a sujidade ou por serem novos e ainda não estarem a 100%. Sugiro-te que forces os embolos várias vezes para dentro e para fora, para "alargar". Em principio é falta de lubrificação, a loja podia ver-te isso, já que está na garantia, em vez de te mandar testar hipóteses.
O método que conheço para encurtar as bichas dispensa sangramento,o risco aí é ficar com bolhas de ar e consequentemente falta de poder de travagem.

Jepas
 

jppina

Member
Para encurtar as bichas não é preciso sangrar os travões.

Não sei se o fizeram ou não na loja onde foste, mas para teres esse problema provavelmente até o poderão ter feito... porque peloproblema que relatas parece-me que tens óleo a mais no circuito. A solução passa por retirar um pouco de óleo (atenção que é mesmo muito pouco), e deverás ficar com o problema resolvido.

Também podem ter apenas encurtado a bicha sem sagrar (procedimento "normal") e o travão vir de origem com óleo a mais no circuito...

De qualquer forma retira óleo...
 

studer

New Member
Mas nos primeiros km's os travões funcionaram bem... Só depois é q começaram, gradualmente, a apertar cada vez mais...
 

varadero

New Member
studer said:
Mas nos primeiros km's os travões funcionaram bem... Só depois é q começaram, gradualmente, a apertar cada vez mais...

Parece-me que isso vai aumentando a pressão conforme vão aquecendo... (com o aquecimento aumenta a pressão interna e isso faz com que travem sozinhos)... experimenta com a bicicleta em repouso se o problema se mantem...
 

P.M.

Member
A razão apontada pelo Jppina também me parece a mais obvia.
Já experimentaste jogar com a rodinha de ajuste das pastilhas? Pode ser que, com a folga que te dão, compense o sobreaquecimento.

P.M.
 

studer

New Member
Sim, ja experimentei apertar e desapertar a rodinha toda, e mesmo assim ficam lá "colados" ao disco. Andei no Domingo e ontem fui ver em que estado estava e as pastilhas continuam coladas ao disco.

Vou também ligar para o importador da SRAM ver quem me aconselha na zona de Lisboa para tratar disto, já que pelo q parece, travões Avid não são muito comuns na minha zona.

Obrigao.
 

Bravellir

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Os avid tem uma mola entre as pastilhas que é responsável por manter as pastilhas afastadas do disco ( se os embolos estiverem retraidos claro) tens lá a dita mola? não terá caido?

Os Juicy 7 tem um sistema de auto-afinação que que é suposto manter as pastilhas sempre á mesma distância do disco. Já me aconteceu juntar demais as pastilhas por travar com a roda fora e depois de as afastar, após meia duzia de travagens já estavam outra vez certinhas. Não faço é a minima ideia de como funciona :( mas pode ser esse sistema a dar problemas.

Espero é que tenha corrido tudo bem na loja quando tos encurtaram. Eu andei muito tempo com os meus com as bichas compridas e estavam 5* e depois de ter mandado encurtar, o de trás perdeu imenso poder de travagem.Tenho de a levar á loja porque claramente me deixaram entrar ar no circuito.
 

UrbanRider

New Member
studer said:
[...]
Retirando a roda e travando reparo que ambas as pastilhas se movimentam, mas não conseguem depois é retrair-se para uma posição em que o disco circule entre elas livremente.
[...]


não será percizamente este o problema? tipo, travar se o disco na posição? as pastilhas dos travões hidralicos ajusta-se automaticamente, se tirares o disco e travares a pastilhas vao "fechar"

Tenta com uma chave de fendas afastar as pastilhas, ou tiras as pastilhas e empurra os pistons (penso ser assim o nome) para dentro
 

JorgeSantos

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Boas tenho uns Mini Hope Hidraulicos que de vez em quando acontece o mesmo problema.E o problema é o seguinte e falo prq o meu travão de trás já foi substituido pela garantia.
O que se passa é que os pistons de todas as marcas tirando a Hayes, são de aluminio e quando se provoca um sobreaquecimento no circuito faz com que as pastilhas não recuem. A solução está nas bichas, que devem ser sustituidas,mas para isso deves falar com vendedor a quem compras-te.
Nos travões Hayes não acontece este problema prq os pistons são de cerámica, evitando assim o sobreaquecimento.
De qualquer maneira , travões de disco só dão problemas.
Por isso bem vindo ao mundo dos discos!



Abraços

Josant
 

em02114

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Nos hayes o quê? Não sei como é nos outros modelos mas nos meus hayes hfx 9 xc isso ta sempre a acontecer
 

studer

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Pois, depois de consultar imensos especialistas (uns mais que outros :wink:), acabo por concluir que se deve principalmente a um problema de aquecimento do óleo e falta de lubrificação dos pistons.

Os problemas surgiram principalmente em dias de grande calor (50km ao Sol no Alentejo!) e os pistons iam gradualmente aproximando-se do disco ao longo do passeio. Numa loja limparam a lubrificaram os pistons, tenho andado mais ao fim do dia, quando está mais fresco e n tem havido problemas. Futuramente poderei substituir as bichas por umas que suportem melhor o calor (são umas metálicas... tenho de investigar).

Como era sempre a pastilha de um dos lados que "colava" mais, chegou-se a pensar que o furo ovalizado que permite afinar a localização das pinças não fosse suficientemente grande, prevendo-se a necessidade de fresar um pouco a zona de apoio, mas remetendo os pistons para dentro das suas câmaras e quando feito por quem sabe, ficou tudo alinhadinho. O travão de trás, num grande passeio tb começou a dar problemas, e como usa semrpe mais o da frente, é normal que este aquecesse mais.

As teorias de óleo a mais e de necessidade de sangrar os travões foram sempre refutadas pelos profissionais consultados.

Resumo:
1. - Maratonas durante ondas de calor não se aconselha, porque deshidrata, queima a pele e porque os travões de disco hidráulicos não gostam!

2. - Os Avid Juicy 7, quando travam, TRAVAM e basta um dedinho! Lindo!
 

studer

New Member
Uma nova possibilidade, vinda extra fronteiras é q o sistema está com óleo a mais, então quando está calor e o óleo dilata e os pistons são forçados a comprimir-se. Para resolver bastaria retirar algumas gotas de óleo ao sistema para assim o óleo ter "espaço para expandir"... A questão é não deixar entrar ar.

Isto quase parece um programa do Discovery!
 

José Carlos

New Member
studer said:
Uma nova possibilidade, vinda extra fronteiras é q o sistema está com óleo a mais...
Como assim, "extra fronteiras"!? O jjpina não tinha já dito:
jppina said:
...pelo problema que relatas parece-me que tens óleo a mais no circuito. A solução passa por retirar um pouco de óleo (atenção que é mesmo muito pouco), e deverás ficar com o problema resolvido.
Também podem ter apenas encurtado a bicha sem sagrar (procedimento "normal") e o travão vir de origem com óleo a mais no circuito...
De qualquer forma retira óleo...

A mim também me parece a causa mais provável, principalmente a hipótese de virem com óleo a mais de origem,
e ao encurtar a bixa (sem sangrar) ficou o circuito demasiado cheio. Claro que isto são tudo suposições, porque sem ver não se podem ter certezas.

Só uma coisinha... por acaso não tens uma Kona cinzenta e esse trabalho não foi feito numa loja ali para os lados de Carnaxide, ou foi?

É que se foi esse o caso, até sei exactamente como se passou com os teus travões. :mrgreen:

Quando telefonas-te para a loja a 1ª coisa que te aconselharam não foi a passar por lá novamente para ver essa situação?
Só depois é que te aconselharam a fazer "ginástica" aos embolos, retirando a roda e apertando a manete e em seguida fazendo-os regressar á posição normal com a ajuda de uma chave de fenda, ou algo parecido.

Ah, e também convém referir que o disco da frente (que pelos vistos é o que está com problemas, é de 180mm,
enquanto o de trás é de 160. Acredita que pode fazer a diferênça.

E não, não foram sangrados. Não é preciso.

Fala comigo :lol: :wink:
 

studer

New Member
José Carlos,
antes de mais, sim a minha bicicleta é uma Cinder Cone cinzenta LINDA DE MORRER adquirida em terras da SIC! Quando comecei a namorar apresentei-a à minha namorada como "a concorrência"! :wink:

Infelizmente não tenho horários para passar quando quero pelas lojas durante a "hora de expediente". Só por isso é q recorri a "ajudas cibernéticas". Sem dúvida que se o problema fosse MESMO GRAVE e não conseguisse andar nada com a bicicleta, teria ido à loja onde mos montaram. Felizmente de momento está resolvido, mas se voltar a acontecer, vou visitar-vos.

Já agora, pq a diferença dos 180 para os 160mm? Se não estou em erro o disco grande (que está à frente e que me tem dado mais problemas) até deveria aquecer menos, dilatando menos o óleo, etc....

Abraço e obrigado.

Pedro
 

JorgeSantos

New Member
Hei malta, da caminho estou a chorar!! Istá já parece uma novela mexicana!!Desculpem lá. :mrgreen:
~



Abraços e não travem!
 

studer

New Member
Novela? Aqui? Se vissem os km's de tinta que escorre no forum do mtbr só sobre os travões Avid... Pelo que parece a malta da Avid anda meio desleixada com os rotores de 160mm que são demasiado grandes, com os manuais que não explicam a melhor maneira de afinar os travões, com a quantidade de óleo que vem no sistema, com barulhos que vão de guinchos de menina a glu-glu-glus de peru (os meus têm este problema!) bla, bla, bla....

MAS :!:.... (E porque há sempre um MAS) Todos têm a mesma optinião, são uma dor de cabeça para afinar, perder barulhos, etc, mas quando funcionam, são um ESPECTÁCULO!
 

David Raquel

Active Member
Boas pessoal!
Bem lá ia eu todo contente da vida a montar os meus travões novos quando, com a roda fora, puxo a manete..resultado: agora basta um toquezinho e trava logo :shock: ao contrario do outro travao onde é preciso puxar mais até travar completamente!
Como é que resolvo isto?
 
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