29er Hardtail de carbono ou Full suspension de Aluminio

JCEV

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Boas,

Uma das dúvidas que tenho neste momento para a escolha de bicicleta é se vou para uma HT de carbono ou FS de aluminio.
Em Maio de 2012 comprei uma Rockrider 8.0 e comecei por dar umas voltas de 20/30 km maioritariamente em estrada e fui passando para montanha e para os 50/60km.
Agora costumo ir andar para a Arrabida, ou saio do Montijo e vou andando até a Arrabida, dou la uma voltinha e volto para trás. Não me vejo a fazer menos km por volta, antes pelo contrário, agora quando saio, menos de 40km quase que nem vale o esforço...
Tendo em conta que a carga de km aumentou, o corpo também se começa a sentir..Em descidas mais complicadas os braços são muito castigados... talvez pela posição de condução mais "racing", não sei... O pulso e cotovelo do braço esquerdo já se queixam...
Não pretendo entrar em provas (nem nunca entrei), quero uma bicicleta que me permita dar a voltinha de fim de semana a volta dos 50/70 km com os amigos (e na Primavera/Verão a meio da semana também) sem ficar com mazelas no corpo (por acaso as costas nunca me doeram).
Assim comecei a ponderar a compra de uma 29'' (aqui já ganho algum conforto em relação às 26"). Com quadro de carbono se fosse para HT, pois as vibrações começam a ser filtradas pelo proprio quadro. Ou então FS com quadro de Aluminio, que sempre deve poupar um pouco mais o corpo e compensar o quadro de aluminio.
Estou a pensar gastar à volta de 1500~1800€ na nova bicicleta, a HT de carbono seria a Cube Reaction Race (apesar de também ter uma posição "racing") e a FS estou de olho na Canyon Nerve 29 (que tem uma posição de condução mais direita/levantada).

Gostaria de saber a vossa opinião/sugestões sobre o tipo de bicicleta tendo em conta o fim a que se destina.

Abraços.
 
Boas

Com os valores disponíveis estas metido numa bela alhada eu pessoalmente prefiro as FS com 120 de curso.
Procura principalmente em lojas virtuais onde os preços são mais maneiros.
Vê tambem as Ghost, Haibike, Randon, Jorbi etc...
 

fantonero

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Com uma FS de aluminio, vais ter conforto em todo o trilho que não seja... a subir.
Mas se o propósito é só dar voltas com os amigos e poupar o corpinho, não deixa de ser uma boa opção.
 

JCEV

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A subir não vou ter conforto com a FS em aluminio porque? Por ser mais pesada, custa mais nas pernas ou existe outra razão?
Tinha ideia que o facto de ter FS ajudava a manter a roda de tras colada ao chão mesmo a subir. A minha actual (RR 8.0) não deve variar muito de peso para uma FS nesta gama de preços. Não sei é se o corpo sofre mais com as vibrações que o carbono absorve ou se com o tipo oscilatório que o amortecedor do quadro de uma FS absorve.
Não pretendo ser o mais rapido do ponto A ao ponto B, apenas o quero fazer de forma mais confortavel que actualmente, e que me permita continuar a fazer estes passeios por muitos e longos anos sem mazelas.
 

synclever

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Na minha opinião, se procuras conforto para 50/70Km sem ligar à velocidade e principalmente às acelerações vai para FS alumínio.
Uma HT Carbono também é confortável, mas não tanto como uma FS, já tive/tenho ambas em roda 26.
A Nerve AL 29 está a 1900€, por 2000€ podes ir buscar a CF SLX 29, que é um canhão para o preço e estou seriamente a pensar convencer o meu pai a ir buscar uma.
O teu problema do pulso e cotovelo também poderá ser má postura, guiador, punhos, etc. Eu agora mudei o guiador flat para um riser, o que deveria dar melhor conforto e estou a sentir uma dor no pulso também...
 

JCEV

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O da Rockrider 8.0 também é rised, será que está a obrigar a algum angulo maluco dos pulsos? Por acaso costumo ter cuidado com a posição da mão em relação ao braço para evitar angulo vertical, mas na horizontal não reparo.
 

JCEV

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Eu tenho estas duvidas porque nunca tive uma FS.
De resto..com 34 anos o corpo aguenta bem as voltas de 50 a 70 km...já as faz com uma HT de aluminio... Quero é que as continue a fazer e evitar lesões.
Pancadas secas de buracos ou pedras a descer ou em plano ambas transmitem para o selim, não dá tempo para o amortecedor absorver (penso eu), mas nestas situações por norma são as pernas que amortecem.
Só o facto de passar para roda 29 já deve melhorar o amortecimento em relação ao actual, com quadro de carbono e tubeless com pressão não muito alta já deve absorver a maioria da vibração (que desconfio ser o que me está a dar cabo do tendão do braço esquerdo).
 
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