DavidLira360
New Member
Decidi criar este tópico para que se possa discutir…
-O porquê do material Tunado ou Handmade;
-Trocar ideias sobre material Tunado ou Handmade;
-Mostrar material Tunado ou Handmade.
Vou abrir o tópico com um exemplo:
(Fonte do site Mountain Lightness (este espanhol tem classe)
Tuning do PopLock da Sid World Cup
Em primeiro lugar foi desmontado o PopLock e foram seleccionadas as peças que poderiam ser cortadas. A parte direita do PopLock é de alumínio e a parte esquerda com o “click” é de plástico.
O peso total do Poplock com o cabo é de 63gr.
De seguida, as peças são separadas e pesadas individualmente, a primeira parte é a de alumínio, pois é a mais fácil de trabalhar.
Usando um Dremel, começa-se por polir a braçadeira e onde mais for possível de alisar o metal, isto sem causar danos graves na peça.
Este será o resultado final da 1º peça:
Agora é a vez da peça de plástico.
Esta é uma peça onde pouco se irá tirar, mas com algum esforço…
O trabalho do Poplock está finalizado, agora é substituída a “camisa” do cabo por um Monty azul, a diferença de peso é bastante:
Antes:
Depois:
O resultado final é este:
34gr mais leve que o original.
Neste caso, o material depois de tunado ficou excelente e o tuning foi feito num local onde se pode abusar um bocado visto que não afecta a segurança do ciclista.
Mas por exemplo estas abraçadeiras em carbono nuns travões terão alguma lógica? Apenas para se ceifar umas 5gr, senão menos, comprometendo a segurança do ciclista?
Mesmo assim não deixa de ser interessante :twisted:
-O porquê do material Tunado ou Handmade;
-Trocar ideias sobre material Tunado ou Handmade;
-Mostrar material Tunado ou Handmade.
Vou abrir o tópico com um exemplo:
(Fonte do site Mountain Lightness (este espanhol tem classe)
Tuning do PopLock da Sid World Cup
Em primeiro lugar foi desmontado o PopLock e foram seleccionadas as peças que poderiam ser cortadas. A parte direita do PopLock é de alumínio e a parte esquerda com o “click” é de plástico.
O peso total do Poplock com o cabo é de 63gr.
De seguida, as peças são separadas e pesadas individualmente, a primeira parte é a de alumínio, pois é a mais fácil de trabalhar.
Usando um Dremel, começa-se por polir a braçadeira e onde mais for possível de alisar o metal, isto sem causar danos graves na peça.
Este será o resultado final da 1º peça:
Agora é a vez da peça de plástico.
Esta é uma peça onde pouco se irá tirar, mas com algum esforço…
O trabalho do Poplock está finalizado, agora é substituída a “camisa” do cabo por um Monty azul, a diferença de peso é bastante:
Antes:
Depois:
O resultado final é este:
34gr mais leve que o original.
Neste caso, o material depois de tunado ficou excelente e o tuning foi feito num local onde se pode abusar um bocado visto que não afecta a segurança do ciclista.
Mas por exemplo estas abraçadeiras em carbono nuns travões terão alguma lógica? Apenas para se ceifar umas 5gr, senão menos, comprometendo a segurança do ciclista?
Mesmo assim não deixa de ser interessante :twisted: