Hérnia Discal L4/L5 e BTT

ncachucho

New Member
Boas Amigos,
Fui operado recentemente (há duas semanas) para remover uma hérnia discal L4/L5.
Ainda estou a recuperar com algumas dores.
O médico disse que não podia voltar a praticar BTT ... só estrada e com precaução.
Gostava de saber se alguém que tenha feito esta operação continua a praticar BTT e com que limitações????
Quanto tempo depois de ser operado(a) voltou a andar de bike??? e qual a bike mais indicada, com suspensão total ou só dianteira???
Obrigado e boas pedaladas.
 

petiagos

New Member
Se o médico disse que era só estrada ...mas vale seguir o conselho dele e esquecer o BTT. Mas certamente haverá malta com diferente opinião ...
 

synclever

Member
Eu em principio tenho o mesmo, mas vou confirmar na 4ª na neurocirurgia. Sinto que na bike de estrada sofro bastante mais que em BTT.
O médico não deve conhecer as estradas portuguesas, ou então é só na minha zona que é só buracos...
 

Medroso#78

Active Member
Julgo que com uma boa suspensão total, e tendo juizinho poderá fazer BTT na boa. Falo pk infelizmente já fui operado a minha coluna (não hérnia discal) mas sim fratura mais acima (na direção das omoplatas) e faço BTT, TT, em moto 4, etc.. etc... (até abuso confesso) mas sinto-me bem (há dias em que ando + dorido) é verdade, mas BTT não tenho qualquer ptoblema. Creio que o meu amigo deve fazer um teste e ver como se sente (haverá certamente um amigo que lhe empreste uma bike de suspensão total). Quanto ao tempo de recuperação, creio que isso se sente. Ou seja, desde que se sinta minimamente capáz, é começar a rolar. O + importante é não abusar! :)


ps: é extremamente doloroso "ter que deixar de fazer algo que se gosta". Temos apenas que relembrar, que há gente com maiores limitações que nós, e sobrevivem a tudo. Por isso desejo-lhe rápidas melhoras, e que venha a poder pedalar à vontade!! :)

1 forte @br@ço, cumpts BTTistas ;)
 

Medroso#78

Active Member
.......Não esquecer de antes de tudo, fazer reforço múscular. Pois essa zona está fragilizada. Mas isso julgo que poderá faze-lo desde já. Aconselho-o a falar com um fisioterapeuta e ver a sua opinião!!

1 @br@ço, cumpts BTTistas ;)
 
Caro Ncachuho,

Sem querer ir contra a prescrição médica e sem saber o procedimento médico efectuado e o grau de severidade da lesão, vou deixar algumas ideias que se pode fazer em alguns casos de lesão na coluna vertebral.

Primeiro, procure uma segunda opinião, mas com um especialista mais sensibilizado para a prática desportiva.

Segundo, como já foi dito, um bom fisioterapeuta pode ajudar na recuperação ou então se preferir o treino personalizado com a ajuda de um treinador pode também desenvolver a musculatura e função da coluna vertebral.

Terceiro, a opinião do NC training systems, há N números de casos de sucesso após intervenções cirúrgicas a anomalias e traumatismos na coluna vertebral que com o devida recuperação levaram de novo à pratica desportiva sem qualquer restrição. Aqui se pode ver num pequeno trailer como voltar ao BTT e neste caso o Downhill. É um caso diferente mais deixa a ideia que se pode procurar outros caminhos. http://www.youtube.com/watch?v=gCCmYkv0o6A

Na questão mais tecnica, pensamos que um trabalho de desenvolvimento do core e uma progressão cuidadosa na aplicação de carga e um bom trabalho de alongamento deverá ser suficiente para voltar a dar umas boas voltas de BTT. Isto sempre dependente da intervenção e método usado no seu caso.

Os melhores cumprimentos
 

ncachucho

New Member
Obrigado NC Training Systems,
Eu fui operado para remover uma Hérnia Discal L4/L5... Removeram toda a cartilagem existente entre as vértebras. O que vai tirar alguma flexibilidade na zona lombar e sobrecarregar as vértebras anteriores e posteriores, especialmente a L5/S1 que também já tem uma pequena hérnia.
Tenho o senão de ter hiper-flexibilidade, devido aos muitos anos de diversos desportos e yoga... o que não favorece a cicatrizarão porque a coluna não está tão estável como numa pessoa normal.
Acredito que com uma bom reforço muscular lombar e abdominal as coisas possam ser quase como eram dantes... daqui a um ano experimento BTT e vejo como me sinto.
Obrigado e um Abraço.
 

golias

Member
...

o meu conselho, não sendo especialista nem, felizmente, pessoalmente experiente, não arrisques!!
Uma coisa é ser profissional e ter que seguir em frente por motivos profissionais (Pombo), outra coisa é arriscares a tua qualidade de vida por gosto pessoal!
como em tudo na vida há que fazer escolhas acertadas, ou pelo menos ponderadas...
recupera bem e boa sorte, qualquer que seja a tua opção!

...
 

rile123

Utilizador Desactivado
BTT após operação a Hérnia discal

Boa tarde,
Olha eu também tenho uma hérnia discal (com extrusão, significa que o anel fibrilar rompeu mesmo) entre a L4-L5 e alguma coisa (diminuição de altura de disco) entre a L5-S1.
Também faço BTT e Estrada há bastantes anos. Garanto-te que não foi no BTT que arranjei a hérnia discal. A minha hérnia discal foi-me diagnosticada há 3 anos e na altura para além de BTT praticava futsal 2 vezes por semana. Tive de deixar o futsal (desapareceram-me as dores após algum tempo) e continuei a fazer BTT e estrada sem problemas de maior (tirando algumas quedas).

Em meados de Setembro de 2001 após a vinda de férias (não fiz btt nem bike de estrada nas férias) comecei a ter dores horríveis nas costas e na pernas esquerda (dor do nervo ciático). Andei muito mal até inicio de Novembro de 2011, mesmo com toda e qualquer medicação (note-se que quando pegava na bicicleta as dores desapareciam-me). Nessa altura decidi fazer ozonoterapia, consultei um médico que me aconselhou a parar o btt e estrada momentaneamente e para fazer natação. Comecei a fazer natação desde essa altura até agora, entretanto dia 29 de Dez de 2011 fiz a ozonoterapia, actualmente não tenho dores e não tomo medicação. Reiniciei a bicicleta precisamente este fim-de-semana, fiz 50km de estrada, não senti dores e acho que nem tinha nada que as sentir. Apenas vou reiniciar a bicicleta mas com calminha. Penso começar BTT daqui a 2/3 semanas. Como é óbvio continuarei com a natação.

Uma nota sobre o esse conselho do médico de que faças apenas estrada. Já falei com muitos médicos que aconselham exercício e que a bicicleta é favorável à diminuição das dores devidas a hérnia discal (postura do ciclista que favorece a descompressão do disco herniado no nervo ciático). Muitos médicos apenas desaconselham a bicicleta porque esta é associada a acidentes e trepidação. Por isso aconselham a estrada em detrimento de BTT. No entanto e tal como alguém aqui já disse eu também acho que o BTT é mais confortável relativamente à estrada, pois esta última não tem qualquer suspensão e todo e qualquer buraco vai reflectir-se de imediato no corpo. Por isso acho que alguns médicos revelam desconhecimento do que é andar de bike (BTT ou estrada).
Acho estranho é o teu médico não te ter feito qq referência ao yoga pois é de todo aconselhável fazer alguns exercícios pois estes permitem descompressão sobre o nervo ciático.
Boas melhoras e olha qualidade de vida é fazeres bicicleta e não ficares parado. Por isso faz bicicleta, recomeça devagar no entanto. O corpo tem de se ir habituando a pouco e pouco.
Ricardo Leão
 

JPENA

New Member
ncachucho, aqui vai o meu caso

Eu também fui operado à coluna L4/L5 à 11 anos, retirando toda a cartilagem entre as vertebras.

Após a operação sempre tive algumas dores e por vezes espasmos musculares, até que à 5 anos atrás decidi fazer algum tipo de exercício para melhorar a condição física. Foi então que comecei a praticar BTT, e a partir dai as dores e os espasmos musculares foram desaparecendo aos poucos.

Desde essa altura que nunca mais parei de fazer BTT e neste momento sinto-me muito bem. Pratico BTT com suspensão total, porque acho que é uma proteção adicional para o caso de apanhar-mos alguma pancada mais forte.

Espero que o meu exemplo te possa ajudar, mas no início à que ir com calma para que os músculos que foram cortados para efetuar a operação se fortaleçam.

Boa recuperação,

Joaquim Pena
 

megaskunk

New Member
Muito boas noites,

Eu também sou o "orgulhoso" dono de uma érnia discal entre a L4/L5 que em Agosto de 2011 me levou ao Hospital em consequência de uma crise no nervo ciático... Foi diagnosticada e então começou ... (Desde os 20 anos de idade que já não praticava desporto). O médico disse que tinha que começar a pensar perder algum peso(173 Cm de altura com 86 Kg). Comecei por fazer hidroterapia em termas, depois umas boas caminhadas, depois umas boas corridas, depois eliptica e reforço muscular, e á cerca de 4 meses chegou a minha KTM ULTRASPORT... Agora não passo sem fazer desporto 3 a 4 vezes por semana, aos sabados e tambem aos domingos os meus raid'sde 40, 50 Km por alguns trilhos "manhosos"... Tenho sempre algum cuidado e muita prudencia... e mesmo apesar disso ja tive uma queda que me afectou o ombro e bota uma fissurita no tendao... :)

Peço desculpa pelo "testamento" mas tive que deixar o meu testemunho....

Agora não consigo deixar de pedalar ....

BEM HAJA AO BTT E A TODOS OS SEUS PRATICANTES !!!! O ESTILO NÃO INTERESSA DESDE QUE SE FAÇA POR GOSTO !!!

Fortes Pedaladas,

Helder Matos

P.S. - Acualmente tenho 35 anos de idade...A altura continua a mesma :) e o peso desceu para 70 Kg....
 
Last edited:

Uforia

New Member
Mais um para a lista. Hérnia Discal L4/L5 e Protusão L5/S1.

O BTT terá de ficar de lado até ganhar musculo na zona lombar e o regresso terá de ser lento. Tenho primeiro que "encher" as costinhas. . . Neste momento ando em fisioterapia e em breve começo com natação. Tinha como meta estar apto para os 5 cumes mas acho dificil. . . Esposende e Rotas do Marão lá terão de ficar para trás :(
 

luispacho

New Member
Boas, eu tenho uma protusão discal (principio de hérnia discal) entre a L4 e L5 foi diagnosticado há cerca de 8 anos...dos tres especialistas que me consultaram todos foram unanimes em operar-me, desde retirar o disco até ao novo método de infiltração de um gaz para atrofiar o dito disco. Dois deles avisaram-me que iria deixar de andar nos seis meses seguintes àquela consulta.
Passados OITO anos, dois acidentes de moto, caminhadas, filha ao colo, natação e outras asneiras ( devidamente controladas) ainda ca tenho o disco :)

Durante o ano tenho algumas crises, e gasto algum dinheiro em massagens, mas aguento-me pois aprendi a viver com algumas limitações nos esforços e posições corporais no dia-a-dia.
De há tres anos a esta parte comecei a fazer pilates e a minha vida mudou!!! Aconselho a quem tem esta patologia fazer pilates! Ganhei mobilidade, elasticidade, força e massa muscular na zona lombar. Quanto à natação convém sempre nadar de costas.

Desde Setembro que comecei a fazer BTT, estava com receio de não conseguir e...é maravilhoso andar de bike e não sentir dor nenhuma, nem me lembro da hérnia, claro está que não abuso e sei que se o fizer a hérnia vai se manifestar.

Deixo este meu testemunho e espero ter ajudado.
Boas pedaladas
 
Last edited:
Caros companheiros de pedal e “herniados”,
Julgo que valem muitos mais as opiniões de quem sofre a causa do que propriamente os entendidos na matéria (médicos) que na minha opinião e caso, seguem mais a vertente económica do que propriamente o bem estar do paciente. Médicos particulares ganham mais umas “croas” com as cirurgias, médicos relacionados com o trabalho defendem o patronato, os médicos de famílias na minha opinião por vezes são os melhores a aconselhar visto á experiencia que têm no dia a dia.
Foi á um mês, no passado dia 17 de fevereiro, num movimento simples mas rápido ao calçar as botas do equipamento de combate a incendio (sou Bombeiro) uma forte dor na zona lombar deixou-me completamente imobilizado, fui conduzido ao hospital de S. José onde passei a noite a tomar medicamentos pela veia e só no dia seguinte é que a dor aliviou e me permitiu andar mas com grade dificuldade, foram quase 24 horas de dor intensa onde cheguei a pensar se não seria melhor estar no meio dos anjinhos.
Os dias seguintes foram complicados, impedido de fazer grandes movimentos com a coluna e o pé esquerdo completamente dormente mais acentuado na parte exterior.
As melhoras têm sido muito lentas, hoje passado um mês não tenho dor presente apenas surge quando faço um movimento para a procurar mas o pé continua ainda com grande dormência mas em tendência de melhoria
A opinião dos médicos:
o Neurocirurgista que me avaliou a R. Magnética diz que o diagnostico é partir para a cirurgia, os médicos da medicina do trabalho acham que a operação só em caso de dor persistente ou impossibilidade de mover o membro; o médico de família acha que o problema com o tempo, o disco na zona afetada vai endurecer e poderá nunca mais me provocar dores graves, partir para a cirurgia deixar passar 3 ou 4 messes e então se não houver melhoras pensar duas vezes.
A minha opinião: na verdade agora até estou a melhorar, hoje já fiz duas horas de caminhada, ontem fiz uma hora, e em breve espero voltar aos meus 40, 50 70 km de pedalada e voltar em força ás minhas voltinhas de BTT ou se calhar só fazer estrada, mas será que me vai acontecer o mesmo com a mesma violência de dor? Este é o meu grande medo
A vossa Opinião??????????????????

rm.jpg
 

_galves

Member
Boas!

Carissimos, aproveito também para deixar o meu testemunho (vai ser longo).

Actualmente tenho 34 anos e aos 18 foram-me diagnosticadas 2 hérnias em L4/L5 e L5/S1 (das várias opiniões que ouvi na altura, uns eram da opinião de se operar, outras de se fazer fisioterapia e natação - fui pela fisioterapia e natação). Desde os meus 10 anos que joguei futebol de competição, com treinos diários e jogos ao fim de semana. Aos 20 anos muitas vezes durante a epóca em vez de 4 treinos semanais acabava por fazer apenas um treino para poder jogar ao fim de semana. Depois de um jogo a vida não era fácil...
Com a entrada na faculdade acabei por deixar a competição... mas o bichinho do desporto foi mais forte e acabei por entrar na equipa de futsal da faculdade... Escusado será dizer que de quando em vez lá tinha que fazer uma pausa porque lá vinha uma crise!
Veio o trabalho e o desporto que até à data era assiduo passou a ser ocasional, com as futeboladas entre amigos. Ganhei algum peso também (passei dos 78kg (1,84m) para os 95kg).

As crises que aconteciam algumas vezes durante o ano eram dolorosas mas curtas e tornaram-se cada vez mais ciclicas e mais longas... Até que cheguei a um ponto de dizer para mim: vou parar com o futebol e voltar a andar de bicicleta (já tinha um bike de estrada que comprei quando deixei o futebol de competição). Em Fevereiro de 2012 parei por completo com o desporto.

As crises não melhoraram. Em Junho vou de férias e assim que entro no quarto de hotel para pousar a bagagem senti novamente a "tal" dor. A partir daí só piorou. No inicio de Julho não conseguia andar mais de 10 metros sem parar, não tinha posição para dormir... a medicação não fazia qualquer efeito.

Em Agosto fui operado. Ouvi duas opiniões: a 1ª era de que tinha que deixar de fazer desporto - só poderia fazer natação; na 2ª opinião foi-me dito que não haveria qualquer problema, garantir primeiro que estava tudo bem recuperado e depois levar a minha vida normal. A operação foi feita pelo médico da 2ª opinião.

A recuperação (é evidente que podem haver excepções) depende muito de nós próprios e da nossa motivação. No dia seguinte à operação estava em pé, apesar das dores e do receio. Ao 3ª dia já caminhava!
Fui operado em Agosto de 2012. Em Maio de 2013 comprei uma bike de BTT (e entretanto já tinha dado umas pedaladas na bike de estrada).
Infelizmente, durante a semana nunca consigo dar as minhas pedaladas, mas o fim de semana é santo!

Esqueça quem pensar que jamais vai ter dores... eu, aquelas crises bem f****, nunca mais tive, felizmente! Dores, também é raro... No entanto, de vez em quando o nosso corpo lembra-nos de que algo se passou e que devemos ter cuidado - não podemos esquecer alguns cuidados (postura, como nos baixar, carregar pesos,...).

Ainda não consegui arranjar coragem para dar uns chutos, mas o prazer de andar pelos trilhos (ou pelo alcatrão) com a malta rapidamente me tem feito esquecer isso.

Boa recuperação e óptimas pedaladas para todos!

1 abraço,
Guilherme.
 

João Lopes

New Member
O meu pai teve uma Hernia na parte superior da perna e foi removelo e ainda andamos de btt na boa uns 70 km em terra batida e outro dos meus companheiros de btt tem neste momento uma ernia mas aguenta-se á bronca
 

JCarias

New Member
Boa tarde,

Penso que já deve ter sido aqui por alguns colegas, mas penso que poderás beneficiar de 1 de 2 coisas, ou espigão do selim c/ suspensão ou bicicleta de suspensão total. Em todo o caso, é a minha opinião. Deixar o desporto nunca!

Quanto ao retorno à prática, isso ninguém te poderá dizer. Talvez esperares mais 2 semanas e voltares lentamente à pratica, assim por estradões mais planos, com poucos "obstáculos". É a minha opinião =)

As melhoras!
 
Top