Guiador e travão de disco

insyspower

New Member
A minha bike nova tem guiador de 720mm e é bastante desconfortável, tenho de estar sempre com as mãos mais dentro do guiador, tenho dificuldade em virar nas curvas apertadas com velocidade. A minha bike anterior deveria ter cerca de 600mm, e acho que era o ideal.
Como cortam o guiador? acho que é de aluminio, não tenho nenhuma ferramenta especial para o efeito.

Outro problema é que a bicicleta parece perder demasiada velocidade, não mantém o impulso, a 5 Km/h nas descidas suaves com muito pouca inclinação +-3% deveria não parar tão rapidamente, passados poucos metros.
Por exemplo vou a uma velocidade baixa 10 Km/h, numa recta em alcatrão de piso regular com zero 0% inclinação, a bicicleta pára passados poucos metros.
Claro que não estou a pedalar em ambas as situações.

Não é das camaras de ar porque ambas estão cheias, os travões são ambos de disco, e acho que é isso que está a fazer travar ligeiramente as rodas da bicicleta.
Também pode ser dos pneus, podem ter pouca aderencia, ou pouco contacto com a estrada, mas acho que não é isso.

Porque a minha bicicleta anterior não tinha nenhum travão de disco eram ambos V-brake, e parecia que esta mantinha a impulso durante mais tempo, ou seja, percorria mais metros, sem pedalar.

São ambas rodas 26.
 

João Lopes

New Member
Boas,

Quanto ao guiador não te sei ajudar mas quanto aos travoes talves possa. Consegues perceber se as pastilhas tocam no disco? Isso aconteceu comigo, para ajustar isso basta "retirar" (folgar ligeiramente) os parafusos sextavados a prender uma peça que prende o travao ao quadro da bike (deste modo as pastilhas poderão mexer-se por milimetros lateralmente. Agora, com isso desapertado deves apertar na manete do travão e enquanto o fazes apertas os sextavados, repete isto ate irem ao sitio. isto vai centrar o disco e as pastilhas. deves fazer a frente e atras.
 

Joseelias

Well-Known Member
Se o problema é das pastilhas dos travões a roçar no disco isso é fácil de perceber. Não só é visível se rodares a roda e te colocares numa posição que consigas ver o espaço entre pastilhas e disco e observar se em algum momento roçam, como deverão fazer ruído nesse momento. No entanto os travões têm que estar extremamente mal afinados para que provoquem o que descreves. Tenho algumas dúvidas que seja disso.

Se a bicicleta é nova pode acontecer que o aperto dado no cubo seja excessivo e os cones estejam a pressionar demasiado as esferas. Isso não só vai travar imenso o movimento da roda como reduzir o tempo de vida das esferas. Pode ser que com mais umas saídas o material vá ao sitio e ganhe alguma folga deixando a roda a rodar mais fluidamente. Senão, tens que ter isso afinado como deve de ser. Na bicicleta da minha mulher tive que fazer isso pois as rodas estavam demasiado perras. Bastava pegar numa roda segurando na zona do eixo e pôr a roda em andamento que até se sentia o atrito e vibração nos dedos. Afinei e ficou incrivelmente melhor. Agora, as rodas primeiro que parem estão ali muito tempo a rodar. Se não tens experiência em mecânica de bicicleta o melhor é levares a uma loja.

No caso do guiador, se tens dúvidas em relação a cortar leva isso a uma serralharia. Corta pouco de cada vez (1cm de cada lado) até atingires a largura ideal. Tem atenção para não cortares demais e depois teres problemas com a colocação das manetes e manípulos por falta de espaço ao não os conseguires fazer deslocar muito para o interior do guiador.
 

insyspower

New Member
Boas pessoal obrigado pelas sugestões.
Sim o problema é das pastilhas dos travões a roçar no disco na roda trazeira.
Tenho chave allen vou já tratar disso, vi que a roda da frente roda muito mais que a de traz.
Não é do eixo cubo porque já estava no sitio certo, senão ficava a roda inclinada (eixo).
 
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Markulino

Member
Boas!

o guiador é facil de resolver. Se tiveres por aí um amigo canalizador, o gajo deve ter um corta tubos. é uma especie de chaveta com uns discos pequenos que encaixes no tubo e vais rodando, e aquilo corta o tubo certinho sem truques. Nem rebarba fica.
tira a medida para o corte (podes sempre meter o guiador antigo para te orientares), e tá a andar de mota.
já fiz isso a um e ficou 5*

1 abraço
 

Hardskin

Well-Known Member
Com uma vulgar serra para metal comprada nos chineses faz-se isso.
Para que o corte fique certo, apertas na medida pretendida uma braçadeira daquelas que utilizam para mangueiras ou se for o caso com o aperto do punho.
É só fazer o corte encostado à braçadeira :yeah:
 

Joseelias

Well-Known Member
E esse corta-tubos corta até que profundidade? É que há guiadores de gama mais baixa que entre a superfície exterior e o furo interior têm alguns milímetros de espessura. Olhando para a ponta eles até são estreitos mas à medida que se aproximam do centro engrossam bastante.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
O tubo tem de ser de uma liga macia. Aquilo funciona bem... pode demorar mais tempo ,é ir dando mais voltas e ir apertando os discos para ir fazendo o "vinco" até quebrar.. É uma ferramenta de canalizador.
 

Joseelias

Well-Known Member
Como disse antes, é muito provável que sejam os cones demasiado apertados que acabam por prender as esferas. Se tirares a roda e segurares com uma mão em cada um dos lados do eixo (naquela parte com uma rosca por onde passa o aperto rápido) e a puseres a rodar no ar é muito provável que vás sentir nos dedos uma espécie de roçar, uma fricção e vibração. Como tens a bicicleta velha faz o mesmo e compara. Em principio na roda velha vais sentir a roda a deslizar sem sentires nada nos dedos.

A solução para isso passa por andares mais um bocado para ver se o material acama ou afinares isso manualmente. As chaves de cones são baratas (+-10€) mas a técnica para afinar isso é que tem que ser ganha para se conseguir atingir o ponto em que a roda desliza o mais suavemente possível mas que não fique com folgas. Não é complicado. É só uma questão de experiência, tacto e sensibilidade. Não sei se sabes inglês mas este video explica como se faz. Ignora a segunda roda que ele afina pois é um sistema diferente.

Em caso de dúvidas sobre o que fazer o melhor é levara uma oficina. Um cubo mal ajustado pode danifica-lo.

[video=youtube;uQJm43eCpWo]https://www.youtube.com/watch?v=uQJm43eCpWo[/video]
 
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