guarda lamas

dand25

Active Member
Bem desta é a minha vez

fiz 2 identicos para a tras e frente


o de tras


Aqui da para ver o espaço que fica reservado para a lama


aqui o da frente


aqui o espaço a frente entre guarda lamas e pneu


aqui o aspecto geral


Agora irei fazer o teste, se agradar irei comprar abraçadeiras brancas ou transparentes para ficar mais porreiro, caso contrario tiro-os, o da frente ainda naos ei se ficará assim uma vez que nao fica tao bonito.
 

lucelima

New Member
Boas,
Depois ver e aproveitar as boas dicas do pessoal aqui do fórum e agradecendo ao mentor do projecto Nozes decidi também fazer o meu guarda lamas e claro que se poupam uns € e tem mais valor se feito pelas nossas mãos. Segue foto.




Cumps.
 

Nozes

Active Member
Boa noite!

Aproveito para partilhar aqui um pormenor que me lembrei há pouco. Trata-se de um truque para que a lama não se agarre facilmente ao guarda-lama:
Basta aplicar um pouco de spray de silicone do tablier do carro,do lado de dentro,claro. É um truque antigo do motocross,em que espalhavam óleo na parte de dentro dos guarda-lamas para que a lama não aderisse aos mesmos. ;)

Ainda não me tinha lembrado,mas na próxima volta já trato disso,o barro aqui para o meu lado é do piorzinho que conheço :)
 

commendatore

New Member
O que me entristece é malta dizer coisas do estilo " que porcaria nojenta, tira isso da bicicleta"...se fosse uma biicleta de 6000 euros e trouxesse de origem diziam "ah e tal, é linda, isso fica mesmo bem".
Enfim... acho que se adoptamos este sistema, é porque sabemos dar valor ao que temos e já entendemos que funciona.
Eu prezo o que tenho e acho uma pequena invenção de luxo que embora não resolva tudo, mas cumpre muito bem com a sua função.
 

ritch

New Member
@ commendatore mas existe pessoal que se preocupa com a estética...das bikes dos outros?! isso é para "gajas" ou aqueles quase gajas ou ainda o pessoal que poe "aierolons matias" em tudo o que tenha rodas.

Eu vou fazer uns por, gostar de bricolage, poupar uns trocos é sempre melhor que os gastar e, evitar espalhar lama para todo o lado cara, traseiro, desviador, bainhas pivot etc....
 

ritch

New Member
Estava aqui a pensar na minha ex5 o deflector de lama (nome mais tecnico pode ser que assim já nao digam mal lol ) não deve funcionar muito bem acho q vai ficar muito em baixo e a lama deve sair do pneu antes, alguem tem numa trek fuel ex ??

Já agora e que tal uma tabela? para todos? exemplo:

trek ex ( por quadros era suficiente) | guarda lamas traseiro (medidas comprimento e lateral ) | 40 % eficiência |guarda lamas frente (medidas comprimento e lateral ) | 60% eficiência

partindo do mesmo modelo o curto na frente ( o do pdf q ai anda) e o duplo (sobreposto o desenho do curto)
 
Last edited:

miguelcarromeu

Active Member
Quando fiz o traseiro foi numa intenção de proteger o desviador traseiro (que tem resultado).

Se for com uma intenção de proteger selim e costas, aconselho a versão do selim ;)
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

No teu caso poderias optrar por um But Fender...

ButtFender5_cl.jpg


muckynutzbuttfenderwhit.jpg


... em conjugação com um destes.

É apenas uma ideia.

Um abraço

ny12xx
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

Não há um "artista do photoshop" que ponha este But Fender ao tamanho real?

Isso é que era de valor.

Um abraço

ny12xx
 

ritch

New Member
Deve sobrar plastico do construção dos outros e só perder mais 5 min! alguem tem dimensões desse para o but looooool


Miguel desviador traseiro? não é dianteiro?
 

miguelcarromeu

Active Member
Sim - "dianteiro" ; peço desculpa ;)

A versão do selim que falo é este mesmo que o companheiro ny12xx colocou ;)

As dimensões, eu aposto nos 25 cm (é basicamente a versão do outro, mas com mais um pouco para os encaixes dos carris).
 

commendatore

New Member
Esse já testei e foi o primeiro que fiz. Para estrada mollhada cumpre e evita tal como o nome indica que andemos com as nalgas molhadas da água. Tem ainda a particularidade de se poder dobrar e tirar do selim (nesse desenho falta uma dobra o que difere do desenho de onde fiz o meu). Foi criado mais para quem vai de bicicelta para o trabalho e não quer chegar com as costas e o rabo molhado da chuva.

Para lamaçal... esqueçam!
 
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