GT avalanche 1.0 Disc (2007)

helio69

New Member
http://www.forumbtt.net/index.php?topic=2.450
Aqui fica a análise prometida...

Após os primeiros vinte quilometros sobre a minha nova mula é hora de fazer a primeira análise ao comportamento da mesma, assim como em relação a alguns acessórios/vestuário usado. Atenção, que se deve ter sempre em conta que o meu termo de comparação é com a minha primeira bicicleta (em ferro) e a mais recente Zurk...

Antes de tudo o objecto da análise: GT Avalanche 1.0 Disc de 2007, com desviadfor traseiro XT, pedais shimano PD520 (com a plataforma retirada), ciclocomputador Berg com 9 funções. Peso total: cerca de 13.7kg. Preço 520 Euros. (não coloco as especificações técnicas de origem, visto ser fácil de as encontrar na net)

Tendo em conta que não andava de bicicleta desde Setembro ou Outubro do ano passado, achei que era melhor não fazer muitos quilómetros, sendo que era importante o percurso ser o mais diversificado possível.Assim, escolhi uma zona a Este da Vila de Castro Daire, onde predominam os estradões (vulgo, caminhos de carros de vacas), embora existam alguns singletracks, bastante técnicos principalmente em subida! Passei ainda por uma aldeia onde estão a abrir algumas estradas de modo a incluir, nem que fosse à força, a componente lama!

O primeiro desafio a ultrapassar passou logo de imediato pelos pedais. Foi a primeira vez que utilizei uns pedais de encaixe, não sabendo à partida como me iria dar com o sistema! Os pedais como referi em cima foram uns Shimano PD520, sendo os sapatos uns Specialized (não sei o nome do modelo).Por incrivel que à partida possa parecer para quem nunca usou este sistema, tudo é extremamente simples de interiorizar. O sistema de desencaixe é muito simples e intuitivo (basta puxar o calcachar para o lado de fora da bicicleta). As únicas vezes que me pareceu que ia cair ocorreram em singletracks a subir, muito técnicos, em que entre uma pedra e outra, quase parado, o timing para retirar o pé foi muito apertado. Sem ser isso, posso mesmo afirmar que o mais dificil nos pedais de encaixe é isso mesmo... o encaixe, visto que o desencaixe não apresenta problemas!

Indo ao que interessa, a mula...Para começar, deve-se realçar o importante papel do bloqueio da suspensão em alcatrão e subidas. Eu que me habituei a não ter suspensão e depois a uma suspensão muito dura, prefiro ter uma suspensão que não afunde com demasiada dificuldade. Esta SR Suntour X100 (que ainda me falta descobir exactamente o que é) apresenta-se bastante mole, mesmo regulando a sua dureza para muito perto do máximo. Com essa regulação mais dura, a mesma falhou em algumas descidas mais longas, onde deveria ter, porventura, absorvido melhor algumas irregularidades mais marcantes.Creio, no entanto, que com uma regulação um pouco mais mole o problema pode ser ultrapassado. Tal regulação, no meu caso, fará com que recorra mais ao bloqueio, o que embora não seja nada que seja demasiado fora de mão, seria mais cómodo caso a suspensão tivesse um sistema de controlo remoto, no volante.

A posição de condução é confortável e permite encarar as dificuldades com bastante confiança. O conjunto apresenta um óptimo comportamento em qualquer situação, sendo que os defeitos encontrados serão resultado do facto de se tratar de uma semi-rigida e a suspensão, cuja regulação, terá comprometido em algumas, muito poucas, ocasiões.
Se na frente, a médio prazo, a coisa pode-se compor com uma suspensão melhor (ou então a regulação), atrás isso já não é possível. Mas atenção, tratam-se de probleminhas qu não comprometem a segurança, desde que quem vai a pedalar saiba o que vai a fazer e as limitações do material...

Em termos de transmissão, tirando duas passagens em falso logo no inicio (creio que devido à falta de andamento do material), nada a apontar. Tudo muito preciso, sem falhas, mesmo com lama.

Em relação à lama, o principal defeito da bicicleta serão mesmo os pneus. Os Kenda que equipam estas bicicletas são fraquinhos em lama, sendo frustante a energia que é desperdiçada em passagens em falso dos pneus pela lama, sem estes chegarem a agarrar.
Creio que em terreno seco terão melhor comportamento, até porque o piso parece mais dotado para rolar do que para escavar. Nada que não se mude num instante!

Finalmente, os travões magura portam-se bem. Num teste com uma descida de cerca de 500 metros, muito rápida, em que os últimos 100 passei a travar levezinho só para os aquecer, eles responderam sempre sem problemas, bloqueando mesmo no final a uma solicitação mais repentina...

O selim, uma das peças mais importantes numa bicicleta, não é dos mais confortáveis, sendo que também não é uma tábua. No final de vinte quilómetros o rabo já apresentava algum desconforto, mesmo usando calças com reforço na zona. Creio que mais uma vez falta é andamento ao ciclista, aliás, como em tudo o resto.

Conclusão, A GT Avalanche 1.0 Disc (2007) é uma óptima bicicleta para quem vem de uma gama mais baixa. Não nos deixa embaraçados, é leve (e esta parte eu dei conta porque tive que a carregar por um bom bocado), robusta e confortável...Tem algumas limitações em termos de suspensão dianteira, algo que pode ser minimizado com o recurso a uma melhor regulação. Os pneus, serão mesmo o ponto fraco desta bike, nomeadamente, durante o inverno em que a lama abunda...

Em resumo, uma óptima compra, com uma relação preço\qualidade muito boa.

Por enquanto só existem estas fotos, depois actualizo este post com mais imagens!
http://www.forumbtt.net/index.php?topic=2.450
 

helio69

New Member
Segunda voltinha e mais um aspecto para a análise da bicha!!!

Quem comprar uma GT Avalanche deve ter cuidado com as bichas dos travões e mudanças, nomeadamente com os locais de contacto estre as bichas e o quadro! É que no final da segunda voltinha já existiam marcas no quadro da fricção das bichas no mesmo, chegando mesmo a retirar a tinta, pelo que se recomenda vivamente a aplicação de umas protecções nessas zonas em especial na caixa de direcção.

Eu optei, enquanto não encontrar melhor, por aquela fita adesiva em borracha da TESA, usada para isolar! Creio que será suficiente por agora!
 

ordeP

New Member
Ora aí está uma verdade... eu tb fiz o memo e isolei os cabos(bichas) mas infelizmente já tenho um desgaste na pintura :cry:
 

NunoPascoal

New Member
Pois é, a minha Avalanche também ficou polida na zona onde passam os cabos. Eu coloquei no quadro uma fita forte cinzenta (que não sei o nome...) e não tive mais problemas!

EDIT: a fita a que me referi é idêntica a esta...

ducktape.jpg


Também a coloquei como protecção da escora, para evitar que a corrente deixe marcas, e funciona na perfeição!
 

helio69

New Member
Já agora... Os Tektro Auriga Comp? Alguém tem a manete com folga! Eu e o meu colega temos, e já vi na net outros casos com o mesmo problema em bikes de outras marcas e com os mesmos travões!!!

Calculo que deve ser mesmo problema de fábrica!!!

Bem, se assim for, fica um upgrade para fazer! Uma manetes novas daqui a uns tempo, quando estas deixarem de dar confiança!
 

helio69

New Member
A Loja foi a Goodbikes. Se fizeres um seach encontras as intruções num tópico...

Já agora, mais umas informações sobre a dita cuja!
Este domingo fui ao passeio BTT de Carregal do Sal, e após 45km andados, com a burra cheia de lama, devo evidenciar o bom comportamento dos componentes... Sem falhas, tudo a funcionar perfeitamente, sem mudanças a saltar... Nada... Mesmo impecável.

Apenas uns ruidos devidos à tal lama, os quais, como é lógico, desapareceram com a lavagem!
 

helio69

New Member
Mais uns kms, mais umas aventuras e mais uma análise!!!

Ontem, num passeio de 12km, em que dei os meus dois primeiros tralhos na mula no espaço de 10 metros :shock: (raios partam as pedras e penedos), senti alguma torção na escora numa longa descida de curva e contra-curva no momento da travagem!

Nada de especial e apenas vem atestar o bom poder de travagem dos Tektro Auriga, os quais aguentaram aquela descida bastante complicada para aquele componente...
Já agora, não sei se já aqui coloquei no fórum, mas as pastilhas para estes travões podem ser Deore!
 

speed_demon

New Member
helio69 said:
A Loja foi a Goodbikes. Se fizeres um seach encontras as intruções num tópico...

Já agora, mais umas informações sobre a dita cuja!
Este domingo fui ao passeio BTT de Carregal do Sal, e após 45km andados, com a burra cheia de lama, devo evidenciar o bom comportamento dos componentes... Sem falhas, tudo a funcionar perfeitamente, sem mudanças a saltar... Nada... Mesmo impecável.

Apenas uns ruidos devidos à tal lama, os quais, como é lógico, desapareceram com a lavagem!

Caros BTTistas,

sendo novo por estas paragens, quero saudar-vos a todos! O que me traz por aqui, como já viram pela minha citação, é a questão do referido site... já efectuei várias pesquisas no fórum em busca das instruções e parece-me que o tópico foi removido do fórum.

Será que alguém me pode ajudar com isto? Estou interessado em efectuar uma compra nesse site, mas antes gostava de ter algum feedback de quem já tenha comprado material e bicicletas através da net neste site.

Tendo alguma dúvidas inerentes a uma compra numa loja virtual, tais como:

1º - Como é feito o pagamento?
2º - Garantias do material/bicicleta comprados?
3º - Qualidade dos materiais e materiais usados de acordo com o especificado, possível contra facção?
4º - Montagem e afinação da bicicleta, já vem tudo nos conformes?
5º - Tempo de espera após encomenda?
6º - Assistência dada pela marca em Lisboa, se tiverem algum conhecimento nessa área?
7º - Não sendo uma bicicleta comprada numa loja, quando necessário afinações onde me posso dirigir?

Agradeço ajuda.

Boas pedaladas,
Rui.
 

zykon

Super Moderador
speed_demon said:
helio69 said:
A Loja foi a Goodbikes. Se fizeres um seach encontras as intruções num tópico...

Já agora, mais umas informações sobre a dita cuja!
Este domingo fui ao passeio BTT de Carregal do Sal, e após 45km andados, com a burra cheia de lama, devo evidenciar o bom comportamento dos componentes... Sem falhas, tudo a funcionar perfeitamente, sem mudanças a saltar... Nada... Mesmo impecável.

Apenas uns ruidos devidos à tal lama, os quais, como é lógico, desapareceram com a lavagem!

Caros BTTistas,

sendo novo por estas paragens, quero saudar-vos a todos! O que me traz por aqui, como já viram pela minha citação, é a questão do referido site... já efectuei várias pesquisas no fórum em busca das instruções e parece-me que o tópico foi removido do fórum.

Será que alguém me pode ajudar com isto? Estou interessado em efectuar uma compra nesse site, mas antes gostava de ter algum feedback de quem já tenha comprado material e bicicletas através da net neste site.

Tendo alguma dúvidas inerentes a uma compra numa loja virtual, tais como:

1º - Como é feito o pagamento?
2º - Garantias do material/bicicleta comprados?
3º - Qualidade dos materiais e materiais usados de acordo com o especificado, possível contra facção?
4º - Montagem e afinação da bicicleta, já vem tudo nos conformes?
5º - Tempo de espera após encomenda?
6º - Assistência dada pela marca em Lisboa, se tiverem algum conhecimento nessa área?
7º - Não sendo uma bicicleta comprada numa loja, quando necessário afinações onde me posso dirigir?

Agradeço ajuda.

Boas pedaladas,
Rui.

caro amigo rui...
aqui não é o local para fazer este tipo de perguntas.
Existe um tópico para isso na discussão geral
:pesquisa:
Tem lá mais de 30 paginas de leitura vai concerteza encontrar as resposta às suas perguntas, senão, coloque-as lá
 

speed_demon

New Member
Caro moderador,

tem toda a razão, só depois de postar a mensagem é que reparei que não era o local mais apropriado para tal... as minhas desculpas.

Boas pedaladas,
Rui.
 

speed_demon

New Member
Viva!

Finalmente chegou!! Após uns dias de espera, eis que a minha nova menina chegou... sim! Chegou mais uma GT... que neste momento encontra-se em cima da minha cama... calma, não vou dormir com ela ao lado... mas está lá porque tive de a deixar ainda por montar por motivos profissinais. Sim, estou no trabalho a contar o tempo para poder monta-la e apreciar a compra que fiz...

Pois claro, que também irei ter umas fotos... (acho que por estas bandas, é praxe!). Depois logo se vê se o Helio não se importa de coloocar neste tópico umas fotos da nova menina.

Devem achar estranho, do nada surgir assim com uma mensagem sobre mais uma GT. Pois, mas apesar de não ter feito nenhum tópico a pedir concelhos ou ajuda com isto e com aquilo... não foi preciso, pois o que está neste forum foi uma ajuda preciosa. Obrigado a todos ! :D

Ah, obrigado Helio pela disponibilidade para me ajudares com as minhas duvidas. :wink:

Abraços,

speed_demon :twisted:
 

psyfinger

New Member
olá a todos
tive a um "click" de comprar esta bike
foi mesmo por um triz...gosto muito dela
ia mandar vir da Goodbikes pois foi tambem onde encontrei melhor preço
Acabei por fazer upgrades à minha Nightrider (topo de gama do Continente...o nome fui eu que lhe dei) e da Goodbikes mandei vir apenas um amortecedor
Foram impecaveis...tens é de saber ligar com eles...quem precisar de ajuda envie-me um pedido
MAndei vir mais uns componentes da Alemanha e no final do ano compro um quadro porreiro pra ficar com uma bike a serio.
Mas fiquei com o bichinho da GT Avalanche é mesmo gira.
Abraços
 

speed_demon

New Member
Por acaso eu, na fase de escolha andei também no Continente e não comprei lá uma por muito pouco... acho que se o tivesse feito estaria arrependido (se não fosse o meu irmão...). Acho que, já que se gasta dinheiro, se compre algo que nos satisfaça plenamente e depois esta bicicleta ao preço que foi não podia deixar passar...

Ainda não tive possibilidade para dar umas voltas com a nova Matumbina! O tempo não quer... pode ser que hoje ou amanha a vá estrear! Depois deixo as minhas primeiras impressões, apesar de amadoras claro... :mrgreen:

Boas pedaladas,
speed... :twisted:
 

helio69

New Member
Que linda... Afinal sempre é uma Dart e não a Judy que veio com a Bike... Creio mesmo que ficas-te a ganhar em relação à que traz a minha, mas só mesmo experimentando!

Grande compra...
 

speed_demon

New Member
Que linda mesmo!! :yeah:

Pois, afinal veio com uma suspensão Dart3. Também pensava que vinha com a Judy3... se é melhor ou pior do que a X-100 (a tua veio com esta suspensão não foi?) isso já não sei...

Finalmente hoje fui dar a minha 1ª volta. A sensação que tive?

ESPECTÁCULO!!

Gostei bastante, mto bom andamento, mudanças a entrarem sem esforço (apesar de, ao ter passado da pedaleira do meio para a mais pequena a corrente ter saído... mas tb estava a subir e a puxar por ela. Ou então, pode ser necessário alguma afinação). Também notei uns estalitos nas rodas, ao que já li neste fórum podem ser o raios a acamarem... não sei se é verdade ou não. Bem como os travões ainda não estarem a 100%, outra vez, como já vi no fórum, estes necessitam que as pastilhas acamem.

Apesar de não ter puxado mto pela bichinha e por mim também, estou muito satisfeito.

Uma pergunta, neste tópico é falado que colocaram fita nas zonas junto às bichas dos travões e mudanças onde existe contacto com quadro. A pergunta é, colocaram na zona toda ou só mesmo onde entra em contacto? Metam umas fotos para ver.

Quando fizer um passeio mais a sério, vou dando noticias...

Boas pedaladas,
speed... :twisted:
 

jonypaul

New Member
:eek:fftopic:

Qual é teoricamente melhor, a Judy3 ou a Dart3?

:back2topic:

Tens ai uma bike muito fixe, eu tambem queria uma dessas mas estava fora do orçamento do meu pai... talvez para a proxima!
 

helio69

New Member
Jony... Eu creio que a Dart3 é superior, embora nunca tenha testado nenhuma em concreto!

Quando à questão das bichas... Podes colocar só na zona de contacto... Se não colocares vais ver que no final de 50 ou 100 km a tinta dessa zona desaparece. Eu vou ver se consigo colocar aqui as fotos amanhã, mas sempre podes ver o meu blog a ver se há lá alguma foto onde se veja!
 
Top