Grand Canyon CF 6.9, CF SL 7.9 ou Merida Big.Nine XT

hatsantos

New Member
Boas malta,

Sou novo por aqui e gostaria de uma opinião vossa. Recentemente roubaram a minha bike. Fiquei podre com a cena, tinha menos de 1 ano, mas paciência a vida continua...

Para afogar as magoas pretendia agora comprar uma nova. Estava a pensar dar um salto para algo de carbono. Seria a primeira, e ainda tenho alguns receios devido ao que vou lendo por aqui e por ali, pedras que saltão, pequenos impactos, etc... mas estava indeciso entre os 3 modelos referidos no título do tópico.

Merida Big.Nine XT
http://www.merida-bikes.com/en_int/bikes/hardtails/29-hardtails/2016/big-nine-xt-4484.html

Consigo arranja-la um pouco abaixo dos 2000€, com alterações dos travões para XT (alteração proposta pela loja). Tem specs inferiores (travões e rodas) em relação às Canyon CF e CF SL o que a torna a mais pesada das 3 (cerca de 11,4Kg). Não tem sistema de proteção de impacto do guiador. No entanto, tem garantia vitalícia e seria comprada numa loja perto de onde moro. Estou a dar valor à questão da garantia e "facilidade" para reclamar caso tenha problemas...

Grand Canyon CF 6.9
https://www.canyon.com/en-pt/mtb/grand-canyon/grand-canyon-cf-6-9.html

Mais pesada que a CF SL 7.9 (10.8Kg) e com equipamento Shimano e suspensão Fox. O quadro também é diferente, sendo ligeiramente mais pesado e diz ter o blocking system interno apesar de nas fotos parecer estar por fora também. Está de momento em stock, ou com entrega para breve...

Grand Canyon CF SL 7.9
https://www.canyon.com/en-pt/mtb/grand-canyon/2016/grand-canyon-cf-sl-7-9.html

A mais leve dos 3 modelos (10.3Kg). Está full SRam. Suspensão Sid e restante equipamento GX. Nunca tive nada SRam, mas acredito que esse set esteja ao nível do XT da Shimano. Gosto especialmente da combinação preto e verde disponível nesta versão. Os prazos de entrega é que estão péssimos, só lá para abril/maio.


A bike será para andar, algo tipo, 60% estrada e 40% trilhos.
Ainda fará alguma meias maratonas por ano, se tiver tempo.

A minha preferência esta na 7.9, mas o prazo de entrega e algumas dúvidas relativamente à Canyon deixam-me de pé atrás.

A maior reticencia da minha parte é a garantia da Canyon, apenas de 6 anos e com todas as possíveis complicações que uma reclamação à distancia possa implicar (quando uma coisa pode correr mal, geralmente corre mesmo mal). Alguém com Canyons pode comentar? Já tiveram problemas nos quadros em carbono? São flexíveis?


O que acham a melhor aposta?
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Dessas 3 eu ia para a Canyon 7.9, mas como tens de comprar online e ainda por cima teres de esperar tanto tempo, ia antes para a merida, que apesar de pesar mais um pouco, tens a vantagem de teres alguém sempre a beira de casa para te fazer uns ajustes quando precisares, para além de ter garantia vitalícia.
 

hatsantos

New Member
Obrigado fabio viana, pela tua opinião.

Estou um pouco assim... o coração diz-me a Canyon 7.9... o razão diz-me a Merida!

Eu gostava era de obter algum feedback de malta que tivesse canyons. Suponho que haja pessoal aqui pelo forum, inclusive que já tenha tido necessidade de activar garantias.
A minha maior preocupação é o quadro... e a prontidão e flexiblidade que poderão ter para resolver possíveis problemas. De resto é quase tudo material de desgaste e requer manutenções que terão que ser pagas independentemente se compre online ou em loja (pelo menos na minha bike anterior comprada em loja apenas ofereceram a primeira manutenção).
 

fabio viana

Well-Known Member
Se comprares online já sabes que quando tiveres de ativar a garantia é mais dificil, do que ir a "loja da esquina" e mandar o dono da loja tratar do assunto com a marca..
 

klaser

Well-Known Member
Comprei a Canyon CF 6.9 e estou muito contente com a bike,embora não tenha feito muitos kms devido às condições climatéricas dos últimos dias....Imbatível em termos de custo/benefício, como não há milagres evidente que uma eventual garantia poderá (às vezes mesmo acionando uma loja física há demoras) demorar mais,mas é um compromisso que tens de assumir,mas que a garantia funciona,isto funciona. Indicaria para aquelas pessoas que fazem a manutenção básica e a média em casa. Há outros que,com todo o direito,não gostam de mexer em nada nas bikes e a estes aconselho mais um suporte de uma loja física de confiança perto de casa...
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nunokas

Member
Boas.

Muito porreira. Realmente imbatível no preço com essa montagem.

Essas rodas podem não ser peso pluma mas são muito boas ;)


cumps
 

klaser

Well-Known Member
Demorou 28 dias..encomendei dia 1 de dezembro, o prazo no site era 4 a 9 de janeiro....no dia 23 de dezembro entregaram a bike à UPS,chegou dia 29 isso por causa no Natal ,senão até podia ter chegado antes....
 

hatsantos

New Member
Nada mau esse prazo de entrega... para esse modelo, penso que eles só davam entrada de stock agora em janeiro.
Isso da-me algum alento para avançar... talvez tenha a mm sorte com o modelo 7.9.


Nas fotos parece que ainda estã por estrear... já lhe fizeste a rodagem? Nada a apontar?
 

klaser

Well-Known Member
Devido ao péssimo tempo da semana passada só fiz 52 kms até agora...Cedo para uma análise mais apurada...mas claro que as impressões iniciais são muito boas...
 

hatsantos

New Member
Ficamos então a aguardar por melhor tempo... e mais feedback! :D

Mais algumas opiniões?


Estou bastante indeciso, mas acho que vou optar pela 7.9...
Vou apanhar é grande seca à espera de stock! :fpalm:
 

nunokas

Member
Boas.

Analise nisso quando puderes faxabôr :)

Essas rodas são compostas basicamente pelos aros x 392, raios DT comp e cubos 350, ou seja, material de guerra ;)


Cumps
 

hatsantos

New Member
Não conheço as rodas, pelo menos nunca andei em nenhuma DT Swiss, mas se o dizes eu acredito! :D

Já agora, alguma conversão para tubeless com essa combinação x1700 + continental x-king racesport? São fáceis de vedar?
 

pamoreira

Member
Tenho umas rodas dessas aqui, e são tubeless-ready. Aliás, a Canyon já as manda com a fita instalada nos aros e as válvulas para tubeless vêm junto com os acessórios vendidos com a bike.

Agora os X-King RaceSport são para esquecer em tubeless. Com muita sorte talvez vedem, mas acho que o consenso generalizado é que é perder tempo e trabalho para nada. Assim naquela de experimentar ainda tentei montar um tubeless antes de montar os Protection e foi mesmo para esquecer. Nunca vedaram em condições. Tenho ali quatro quase novos, só para um desenrasque :)

Com os Conti Protection ou Schwalbe SnakeSkin, não tive problemas em vedar na X1700.
 

klaser

Well-Known Member
Os pneus até vedam fácil,têm é que ser por cerca de 120ml de líquido em cada um e deixar 2 noites,uma de cada lado,deitado na horizontal,porque as laterais é que são o problema...mas falando em problema,vedar não o é,mas o pneu em tubeless já andei 150kms, 3 voltas, em duas eu rasguei o pneus traseiro...a primeira até admito estar com pouca pressão,mas na segunda vez (terceira volta ) não....aquilo é muito fraco nos flancos,é preciso sorte ou usar uma pressão tão alta que já não beneficia do efeito tubeless,q é justamente poder usar uma pressão relativamente mais baixa e te rum melhor grip....
 

pamoreira

Member
O que eu experimentei nunca vedou a 100%, e o problema não era junto ao aro mas de facto nas laterais do pneu que eram demasiado porosas. Nem me dei ao trabalho de andar a meter mais líquido e andar muito com ele fora de estrada. Tirei-o e montei versões Protection. Um bocado mais de peso, mais muito menos preocupações.
 

nunokas

Member
Boas.

Como o klaser disse, é simples, é preciso é paciência :rolleyes:
Já vedei "N" pneus bem porosos na lateral com vários tipos de liquido. Todos ficam bem vedados se deixarmos umas horas cada lado da roda sobre um balde (para ficarem niveladas com o selante bem distribuído sobre a lateral, aqui a ideia é saturar os poros). Uns mais teimosos que outros mas resulta sempre (pneu kevlar).


cumps
 
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