Giant XTC composite

Dadupe

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Bem. Após muito tempo, lá resolvi colocar aqui a minha bike para dar o meu feedback.
Neste primeiro post só vou fazer a apresentação da bike. Noutros mais à frente vou fazendo a análise detalhada aos componentes.

As fotos são após uma volta por isso a bike não está lavada. :)

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A bike foi sendo montada a gosto. Alguns componentes vieram da minha epic de 2006 e passaram para este quadro em 2008. Aqui fica a lista de componentes num projecto que está eternamente a ser renovado com novidades :D.

Giant XTC composite 2008
Fox RL100
Pedaleiro Deus XC
Movimento prototype
cassete XT
Corrente XT
Desvidador trás XO
Desviador frente XT
Manípulos XO rotativos
Rodas SLR
Pneu frente ignitor 1.95 lust
Pneu trás X-Mark 2.10 lust
espigão KCNC 8000TI
Avanço Deus XC
Guiador mortop earldom xc90
travões bengal Helix 3SL
Pedais XT

Mais detalhes:
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Em breve começo a análise.

David
 
Last edited:

FiCaçador

Elos Rápidos
Está uma boa montagem. Não conhecia esses travões.
É melhor pedires a um moderador para alterar o título do tópico, "compostite" parece uma doença!
 

Dadupe

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Lol. Realmente o título está mal escrito. Na edição não consigo mudar, terá mesmo de ser um moderador.

Quanto à bike, tem cerca de 9.900kg. Poderia ter menos com relativamente pouco dinheiro, mas não é algo sobre o qual eu vivo obcecado. Nas minhas compras tenho sempre limites orçamentais e dentro desses limites a minha prioridade é a performance, fiabilidade e o conforto. Só em quarto lugar é que vem o peso. Se conseguir conjugar tudo, perfeito. Um exemplo claro disto que estou a dizer o o cross-mark que tenho a trás. Existem provavelmente várias dúzias de pneus mais leves e até mais baratos. Mas que conseguem ser bons na maioria dos terrenos e extremamente confortáveis sem serem exageradamente pesados? Contam-se pelos dedos de uma mão.

Não estava a pensar começar o review pelos travões, embora desconfiasse que seriam o que daria mais nas vistas, porque são bastante incomuns. Não são o topo de gama, pois esse não estava disponível ainda, mas se gostar mesmo destes quem sabe.

Tenho os travões à pouco mais de uma semana e ainda não tenho uma opinião completamente definida sobre eles, porque eles ainda estão a acamar. Para já são muito doseáveis, fácil afinação quer das manetes, quer dos bombitos, excelente tacto e a potência é cada vez maior. Mas penso que só atingiram o seu potencial daqui a mais umas 2 semanas.
Ou então não, porque tive um problema. O disco de trás empenou, penso que numa pequena queda que deixei cair a bike para o lado do disco. Se não conseguir desempenar o disco, em princípio tenho de o trocar e se o fizer é por uns Ashima. São baratos, dizem que são bons, embora eu não os tenha experimentado, mas tenho vários colegas que os têm, e são quase 40g mais leves. Aqui está um bom local para emagrecer a bike sem gastar rodos de dinheiro.

Sobre os travões depois digo mais.

Entretanto hoje de manhã a minha volta foi encurtada porque o desviador de trás fez a espargata pra trás e entortei o drop out todo. Espero que não seja mais que um drop out, mas logo se vê.

Depois continuo...
 

Dadupe

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Drop out novo e disco desempenado.

Review do quadro.

Já foi dito por aqui e eu confirmo. Trata-se do maior conforto que carbono pode oferecer. Sem ter um slopping muito acentuado permite ter angulos que absorvem vibrações e reduzem impactos. Já experimentei vários quadros de carbono e continuo a dar 5 estrelas ao meu. Somente o aspecto estético é que poderia ser melhor, mas nesse aspecto a Giant ainda tem um longo caminha para andar, embora os modelos de 2011 me pareçam mais bonitos...

É uma bike rápida e incisiva, muito pela rigidez de todo o conjunto que faz com que ela seja muito precisa na mudança de direcção.

Depois continuo...
 

bruno Duque

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Olá,

Esses travões já conhecia, mas ver montados numa bike cá por Portugal, nunca vi...
Malta, a Bengal até tem mais travoes e a bons pesos. Passem no site da marca para verem a gama completa.
Por acaso podia ter melhor aspecto esse quadro, porém concordo contigo, as bikes de 2011 estão um pouco melhores...
A rigida de XC com o seu quadro de 970 gramas, esta bonita, sómente o carbono com o verniz e as letras brancas.
Força nessa bike e dá-lhe calor, que é o que ela quer ! :twisted:

Abraços e Bom Natal
 

Dadupe

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A potência está a chegar aos poucos. Cada vez melhor. Os travões são bastante progressivos e chegam a um ponto que mordem o disco com força. Isto tudo com um só dedo. Nota muito positiva para a ergonomia da manete, que para quem gosta de travar com um dedo é um must, porque aquilo agarra-se mesmo ao dedo.

Ainda não falei de alguns componentes, muitos deles já amplamente dissecados por aqui pelo fórum, por isso não vou repetir, mas queria falar do guiador mortop.

Á um mês atrás tinha um race face next sl low riser 560mm. Um pau seco comparado com este mortop. É tudo lindo. Desde o peso extraordinário de 90g para um comprimente de 580mm e ainda um angulo do centro para as pontas, que penso ser de 6º (não tenho a certeza deste valor). É feito de carbono unidireccional e reflecte de uma forma linda ao sol. Mas o melhor não é nada disto nem de longe, mas sim o ganho em conforto relativamente ao race face. É estupidamente mais confortável. Se tem a ver com os 2cm a mais, com o tipo de carbono ou com o ângulo (porque o race face é completamente recto) não faço ideia, mas pra mim é excelente. 5*
 

Dadupe

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Novo feedback com muitos mais kms sobre os travões:

Estou muito contente com eles. Têm a sensibilidades de uns hope e potência mais que suficiente. Muito mais do que os hope, mas não chegam a morder os discos como os avid. Mas também sempre achei os avid um exagero.
O único senão até agora são os discos. Para além de pesarem quase 120g cada (160mm) já tive o de trás bastante empenado (valeu-me um amigo que tem um kit maozinhas para desempenar discos) e agora está o da frente também está empenado. Não estou muito preocupado, porque sempre é uma desculpa para trocar os discos por uns ashima ou semelhantes.

Entretanto troquei a transmissão toda. Pedaleiro XTR de um colega meu que recebeu um novo de patrocínio e o dele tinha pouco mais de 200kms, cassete sram red (não me lembro da referência) e corrente YBN self lubricant e roldanas de desviador KCNC.
Ainda só aindei uma vez e teóricamente esta corrente só precisa ser lubrificada quando é lavada. A ver vamos.
Para já tudo parece um relógio Suiço.

Fotos actualizadas para breve
 
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