Giant Reign 2007

JCSC

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vacalouca said:
Bom tempo para uma pequena análise agora que a máquina já rola há uns 100kms :twisted:

Por partes:

Quadro/amortecedor
Não sendo o mais leve do segmento (cerca de 3.5kg com amortecedor), acaba por compensá-lo com uma excelente rigidez e capacidade de absorção; por mais que tente, não noto nenhuma torção digna de registo e posso dizer que trilhos em que penava com a rígida, agora passo com um sorriso na cara 8) O bombear sentado é nulo (o que não implica que não continue com sensibilidade suficiente para ir digerindo as irregularidades do terreno) e apenas em pé e martelando os pedais se sente alguma oscilação. Como em qualquer quadro com curso apreciável, é notória que o rendimento é bem maior sentado do que em pé portanto.
O amortecedor, apesar de apenas ter regulação do rebound e de pré-carga, é de uma suavidade impressionante; a falta de regulações nota-se na facilidade com que esgota o curso em pequenos drops (uma bottom-out air chamber como tem a forquilha calhava aqui mesmo b), mas o facto de não ter regulação de propedal ainda não se revelou problemática. Anda pelos 190psi (o melhor compromisso até agora), mas é susceptível de mudança.

Suspensão dianteira
A maior dor de cabeça até agora. Vindo de duas suspensões a molas, a quantidade de câmaras de ar desta suspensão leva a alguma confusão no início. São 3 no total (uma para a pré-carga, uma para regular a progressividade no fim do curso e uma para o TST2 que possui um valor fixo e que não deve ser alterado). O facto do funcionário da Marzocchi que criou as tabelas de pressões estar provavelmente embriagado quando o fez também não ajuda. Só para terem uma ideia, as pressões que uso agora são cerca de metade das tabeladas e mesmo assim ainda não uso o curso todo, mesmo em drops para flat de mais de 1m e aterrando de frente :s A ideia de que possa ter óleo a mais também não me escapou...
Não tem sido fácil por esta menina ao meu gosto (se calhar também vim mal habituado duma excelente Fox Vanilla RLC 130), mas já está com um trabalhar muito melhor do que quando a montei. Conta com 551cms de altura do eixo ate à coroa, o que proporciona um ângulo de direcção por volta dos 67º quando seleccionado o curso máximo. Isto é excelente em zonas muito técnicas e inclinadas, mas torna a direcção bem mais nervosa nas subidas, e tem-me dificultado o “levantar” da mesma em saltos/drops, pois tem mais 5 cms de altura que a minha Fox referida anteriormente. O facto do ângulo de direcção ser mais relaxado também permite maior estabilidade em zonas rápidas, mas acaba por tornar a bicicleta um pouco mais lenta de reacções em singles mais técnicos.
O ATA é muito bonito no papel (regulação de 120-160mm de curso), mas na prática revela-se pouco prático e acaba por originar diferentes regulações de compressão consoante o curso escolhido (que é como quem diz menos curso = menos sensível). Por estas razões tenho usado o curso nos 160mm salvo raras excepções.

Rodas
Até agora têm-se portado bem, mas apesar de estarem a ser usadas (e bem) ainda não passou tempo suficiente para poder tirar mais conclusões. O ruído do cubo traseiro é no mínimo…ensurdecedor, hehe. É impossível alguém no trilho não nos ouvir quando vamos lançados…
Há quem diga que parece um relógio suíço a trabalhar, há quem diga que parece um enxame de abelhas que nos vai a perseguir. Eu digo que parece que nos vai a perseguir um enxame de abelhas com a precisão de um relógio suíço :mrgreen:

Transmissão
Os shifters X7, o desviador X7 traseiro e o desviador XT dianteiro já são velhos conhecidos. Do conjunto X7 a opinião mantém-se: brusquidão mas funcionamento a toda a prova. O XT, pela primeira vez desde que o comprei que estou contente com o funcionamento dele, pelos vistos não se dava era bem com o antigo quadro. O pedaleiro XT tem funcionado sem problemas, idem para a cassete XT e corrente PC991.

Travões
A opinião que já trazia mantém-se: progressivos e suaves quanto baste, mas se precisar também bloqueiam a roda quando é preciso. O disco dianteiro empenou e apesar de com um alicate ter aliviado um pouco a situação não me parece que volte a ser o mesmo. Talvez uma hipótese para mudar para 180mm no futuro e sossegar o Amukinado :mrgreen:

Sobre o resto do material não há grande coisa a dizer: o avanço e o guiador são exemplos de rigidez, os pneus continuam excelentes (apesar do traseiro com mais de 2000kms já não ter o grip doutros tempos, especialmente em travagem) e o selim está-se a revelar uma dolorosa adaptação depois do “sofá” a que estava habituado (embora julgue que o pior já passou).


Enfim com cerca de 100km, são estas as impressões que consegui reunir. Estejam à vontade para comentar ou pedir esclarecimentos

Tal como te disse ontem na voltinha, acho que devias mudar pelo menos o pneu dianteiro, pois esse relevo para o tipo de bicicleta que tens, nao me parece muito indicado, se quiseres posso te emprestar o meu de origem para testares, e vais ainda te sentir mais seguro a descer, principalmente os trilhos mais tecnicos em Sintra.

Para a semana vamos fazer a voltinha do Abano, um bom teste para as Reigns 2 e 3. :lol: Com descida desde a Peninhaaaa ao Abanoooo.

Parabens a bicicleta é muitaaa "louca". :D
 

HR

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Chegando de férias e aparece-me logo uma beleza destas pela frente... Parabéns pela bike está mesmo espectacular!!!
 

Bruno Malheiro

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vacalouca said:
Oops erro meu, queria dizer 80kmh :oops: O Bruno Malheiro também lá estava e os seus XT de 4 pistons também levaram uma bom tratamento :mrgreen:

Parecia-mos dois foguetes a descer :mrgreen: :mrgreen:
A descida é altamente o pior é para lá chegar :rotfl:
 

ruiabreu

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Sim senhor! Muito bonita essa bike!1 Tenho um amigo que está de olho numa...vou pô-lo a ler este tópico para ver se leva aquele empurrão que falta!
Bem vindo ao club das "All Mountain" :D
 

vacalouca

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Bom a máquina agora tem estado de repouso, pois não a levei para férias. Mas antes disso, teve sessões intensivas de Monsanto e Sintra no Domingo, 2ª e 3ª que antecederam a minha partida, e que me fizeram ir para férias com umas costelas e um rim que já pediam misericórdia :mrgreen: Tá visto que quanto mais rápido andamos, menos as árvores se desviam e que guiadores de 680mm tem mais propensão a ficar presos nas mesmas :oops:

A experiência de domingo já aqui a tinha relatado, e depois do Studer ter arranjado um disco novo, lá partimos nós para Monsanto. Confesso que não é dos meus sítios favoritos (apesar de alguns singles espectaculares...), mas com companhia porreira e duas Reign, posso dizer que ganhou outra cor :twisted: A máquina perdoa muitos deslizes (um deles na pedreira que de rígida teria sido concerteza bastante doloroso para homem e máquina) e transforma singles com buracos e raízes em autênticas passadeiras. Nalguns deles é só meter o prato grande e ir pedalando enquanto as suspensões "tratam" do resto. A direcção bastante lançada também ajuda a aumentar a confiança nalgumas descidas bem inclinadas que lá estão, embora implique alguma perda de maneabilidade em zonas mais sinuosas. Foram cerca de duas horas bem passadas e a percorrer o máximo de singles que por lá encontrámos. Neste dia não houve quedas a registar :roll:

Seguiu-se novamente Sintra, e mais uma subida até ao Monge (ou perto disso) em que se notou o peso acrescido em relação à rígida e o facto da direcção ficar bastante "nervosa" com a suspensão nos 160mm. Definitivamente tenho de perder a perguiça e reduzir-lhe o curso para subidas mais longas como esta. Nota também para o piso nos estradões de Sintra que está cada vez pior, muito solto mesmo e a levantar uma quantidade enorme de pó sempre que temos de circular por um deles.

E chegando aos singles...jazuz :twisted: Já estava mais habituado à máquina e já deu para enfrentá-los com outra confiança, sendo que no final do passeio já me sentia bem mais à vontade com a Reign. Deu para fazer de tudo, desde singles bastante rápidos e pouco técnicos a alguns mais sinuosos e com shores, drops e outros obstáculos. Ficámos algum tempo no final das pistas de DH da Malveira para fazer uns vídeos dos saltos/drops e deu para ver que onde as rígidas nos massacravam corpo e mente, estas bikes parecem autênticos sofás e pedem cada vez mais. A ver se com o tempo e com o ganhar de confiança lhes vamos dando ainda melhor uso :wink: Neste dia além de mim e do Studer veio também o Huppy com a sua nova menina, uma Spec Enduro cinza linda. Neste dia dei um belo malho, após ter ficado com o guiador preso numa árvore num single bastante rápido, em que fui testar a solidez de outra árvore que por lá estava. As costelas e o rim direito não acharam grande piada à coisa :barafustar: O Studer tb não se escapou a um malho, e o Huppy verificou o quão importante é a afinação do rebound :mrgreen: (depois mostro isto numa compilação com os vídeos que fiz noutro pc).

Aqui ficam 3 dos vídeos na tal pista de DH (raios parta se ao vivo os saltos não parecem maiores :mrgreen:)

http://www.youtube.com/watch?v=TMEbrHfS428
http://www.youtube.com/watch?v=GzI6D2MnXlU
http://www.youtube.com/watch?v=tv6mIaDab04
http://www.youtube.com/watch?v=Y4orgODlpt0 - compilação

Fiquem bem
 

huppy

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Boas

Leiam as sabias palavras do mestre vacalouca, o rebound e muito importante hehe
Mas passando à volta em si nos os 3 com o passar dos km's notava-se cada vez mais confiança da nossa parte, ao inicio qualquer drop pequeno assustava, no final já tivemos tim tins para aqueles obstáculos do vídeo, que ao vivo são bem mais assustadores vos garanto! :mrgreen:
Esta tera sido a nossa primeira de muitas voltas ao bom estilo enduro\all mountain, sim porque fomos directos da barragem da mula ate ao tino1 sem parar, ai sim se nota o peso e a geometria das nossas maquinas, eu que adoro subir sentia-me um pouco "travado", mas o gozo que nos e dado a descer supera tudo, entramos em outro nivel do BTT, agora e so evoluir! :arrow:


Abrazzi
 

Amukinado

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Ora com que então uma voltinha entre o pessoal das bikes de AM com discos de 160 mm. :mrgreen:
Ehh... Estou a tripar convosco. Eu também tenho 160 mm atrás e não é por causa disso que tenho menos arranhões. :wink:
Qualquer dia também me junto aí ao master huppy para irmos todos curtir uns trilhos mesmo à duros.

:back2topic:

Acho que não há grande coisa a dizer quanto à tua máquina... Melhor, melhor só mesmo a minha, a do huppy e a do ruiabreu! :mrgreen: :lol:
 

huppy

Member
Boas

E isso, vens comigo Amukinado mandar um granda ride!
Falar da bike do rui abreu e crime, melhor que aquela so uma igual minha! :twisted:


Abrazzi
 

ruiabreu

New Member
Eh pá! É pena vocês serem de tão longe...adorava ir aí conhecer esses trilhos!
Mas ainda são sempre 340kms (x2) e muito dinheiro de gásoleo e para os ch**os da brisa... :twisted:
 

Amukinado

New Member
ruiabreu said:
Eh pá! É pena vocês serem de tão longe...adorava ir aí conhecer esses trilhos!
Mas ainda são sempre 340kms (x2) e muito dinheiro de gásoleo e para os ch**os da brisa... :twisted:

Eu acho que tu querias era ir fazer inveja! :mrgreen:
 

ruiabreu

New Member
Inveja eu?! Na...se um dia nos conehcermos vais ver que não sou desse tipo.. :D

Mas também não estás a ver bem Amukinado!

Inveja fazem-me vocês com esses trilhos!!! Quem me dera cá em cima... :(
 

Amukinado

New Member
É uma pena ter-se um avião desses e não ter trilhos para andar com ele... :evil:
Até tinha pena de ti se não tivesses uma nomad! :mrgreen:
Hehe.. estou a brincar. Mas entretanto já desviámos o assunto. :oops:
 

ruiabreu

New Member
:eek:fftopic:

Realmente já estamos bem fora dele...
mas para terminar, nós cá em cima, temos trilhos fantásticos, muito monte (mesmo muito!) para andar...agora só não temos é algo como em sintra com uns "divertimentos" feitos pelo meio...tirando a pista de Downhill ou então irmos até Guimarães (20 min de carro) também para a pista de Downhill...

Enfim...mas adoro os trilhos cá de cima...então em Ponte de Lima! O Bravellir que o diga...aliás já o disse nos relatos no monte da Sra. do Minho, Serra D'Arga...

:back2topic:

Bem mas vacalouca...vai pondo aqui mais uns videozitos dessa tua máquina...porreiro era fazeres um tipo o que o AndréXTR fez com um câmara apontada para a suspensão traseira para vermos aí o "Maestro" a trabalhar!
 

Amukinado

New Member
ruiabreu said:
Bem mas vacalouca...vai pondo aqui mais uns videozitos dessa tua máquina...porreiro era fazeres um tipo o que o AndréXTR fez com um câmara apontada para a suspensão traseira para vermos aí o "Maestro" a trabalhar!

Isso é que era uma boa ideia! :D
 

vacalouca

Member
Realmente era boa ideia essa do vídeo, mas falta-me uma câmara para isso. Estes foram feitos com uma maquina fotográfica e apesar de barata não arrisco prende-la ao quadro. Mas vou pensar na situação a ver se arranjo alguma soluçao.

Fica aqui uma amostra do Maestro a trabalhar que descobri no youtube (também mostra uma AM SL 2006)

http://www.youtube.com/watch?v=3ynEOpc9dm4

ruiabreu e Amukinado, ja sabem que quando quiserem o que não falta é aqui pessoal para servir de guias em Sintra. E os vídeos sao apenas uma amostra muito pequena do que esta maravilhosa serra tem para oferecer :wink:
 

Pax

New Member
Estava aqui a reler o teu tópico e reparei que os teus pneus são iguais ao meus...

Não achas que um quadro desses pede um pneu 2.2 no mínimo?? :twisted: :twisted:
 

Amukinado

New Member
vacalouca said:
ruiabreu e Amukinado, ja sabem que quando quiserem o que não falta é aqui pessoal para servir de guias em Sintra. E os vídeos sao apenas uma amostra muito pequena do que esta maravilhosa serra tem para oferecer :wink:

Não me vou esquecer disso... :D
 

vacalouca

Member
Pax_Eco, a minha ideia era ter 2.1 atrás e um 2.3 à frente. Como o traseiro está nas lonas, ando a pensar no que compro para o substituir; talvez um 2.3 e passo o 2.1 da frente (que está quase novo) para trás.

Atrás não vejo grande vantagem em ter maior que 2.1, a não ser que fosse um pneu mais rolante para compensar um mais "lento" à frente. De notar que o Weirwolf 2.1 é por exemplo bem mais largo que um High Roller 2.1 (testado no mesmo aro).

Amukinado, quando quiseres/puderes já sabes :wink:
 
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