Geometria

pegasus

New Member
SUSPENSÃO

Vou tentar escrever algo útil sobre os sistemas de suspensão, concretamente dar a conhecer alguns sistemas e conceitos, depois os mais interessados poderão esclarecer-se melhor pesquisando a informação que entenderem. Isto é só para despertar a curiosidade !

Exemplo: http://www.dw-link.com/reasons.html

Comecemos por fazer uma comparação entre as medidas das bicicletas, as quais vão mais alem da medida do tubo do selim, pois o facto de ter a mesma medida naquele tubo não quer dizer que a geometria tenha a mesma proporção, especialmente comparando quadros com e sem suspensão total.
vide: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,41240.msg384420.html#msg384420

xc-vsTrail.gif




TRAIL
Algo de relativa importância, é o rasto dos pneus, e a força que exercem no solo, em função da inclinação do garfo.
Pois nem todos os quadros possuem o mesmo angulo quer no tubo do selim quer na caixa de direcção.

400px-TrailDIAG2.jpg


SISTEMAS DE FIXAÇÃO E DE EIXO

Na construção dos sistemas de suspensão há diversas geometrias, vejamos

Four Bar Linkage----------------------------------------------------------------------------------------
Sistema de eixo traseiro composto por 4 barras, constituindo um arco, que se movimenta em torno de um pivot.
Este sistema oferece um rácio de compressão mais suave que outros sistemas, permitindo tirar mais vantagem do amortecedor e prolongar a sua vida.
A força aplicada nas travagens não fica prejudicada pela utilização deste sistema.
A eficiência ganha-se pela limitação do efeito negativo da suspensão na transmissão de força pelo ciclista nos pedais.
Os sistemas de suspensão devem comparar-se principalmente pela sua suavidade, visto que muitos modelos de amortecedores permitem ultrapassar a situação de perda de eficiencia.



Horst Link e Parallel Beam Systems------------------------------------------------------------------------------------------

O sistema Horst Link foi publicitado como ajudando o ciclista a manter a roda traseira mais colada ao chão, transmitindo melhor a força da pedalada, o seu efeito consiste em eliminar a triangulação com o tubo do selim, permitindo um assim um ganho de eficiência.

Quanto menor o curso da suspensão, menos sofisticado terá de ser o desenho do sistema (pois a perda de eficiência é menor do que com cursos longos, logo menos preocupante, mas menos confortável).

O Parallel Beam Systems tem a função de manter os 4 braços em perfeito alinhamento, e dessa forma eliminar o efeito das travagens e da força aplicada na corrente no sistema de suspensão (não mergulha quando de trava ou quando rapidamente se transmite força à corrente).

Para uma bicicleta de downhill recomenda-se um single pivot.

Uma freeride necessita de eficiência e de menos efeito ‘’flex’’, pelo que se recomenda o four bar.

image001p.png


Virtual Pivot Point (VPP)--------------------------------------------------------------------------------------

Este sistema acrescenta eficiência nas subidas ao incrementar um ganho de força no sistema de transmissão quando o peso do ciclista desliza mais para a roda traseira (por isso este sistema deixa de ser importante nas bicicletas de downhill).
image013.png

image026p.png



Single Pivots---------------------------------------------------------------------------------------------

Este sistema também introduz um melhor controlo do efeito da força da pedalada e da travagem na suspensão.



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O que determina o melhor sistema de suspensão?

Qual o factor mais importante a considerar?
Rapidez – eficiência – conforto – previsibilidade – estabilidade – manobrável – custo – peso – rigidez lateral – espaço para pneus largos – etc …

Cada cabeça sua sentença, o que é melhor para uns será o pior para outros.

Cada uma das diferentes geometrias disponíveis no mercado terá diversos pontos fortes e fracos, pelo que há que escolher numa base de relação de compromisso global, e não atendendo apenas a uma vantagem.

Nos dias que correm, os tipos de suspensão agrupam-se em:

>>SP - Single pivot, em que a roda traseira segue um curso restrito a um arco circular, e divide-se em três tipos, que são:

1) low pivot – exemplos de marcas, Kona Stinky, RM RMX, Banshee scream, etc...
2) forward pivot – exemplos, SC Bullit, Cannondale Gemini, Orange Patriot
3) high pivot – exemplos, Balfa BB7

>>Four Bar linkage designs:
Neste sistema a roda traseira não está directamente ligada ao quadro, o que implica a existência de 4 barras. É o sistema que reúne o melhor compromisso. Pode ser concebido com ou sem horstlink (vejam nas imagens abaixo)
ou com ou sem Parallel linkage designs:
Consiste na existência de barras paralelas que fazem a roda oscilar com efeito no amortecedor (vejam a peça que faz o efeito alavanca [e comprime o amortecedor], pois trabalha sobre um pivot [eixo] - criando um movimento paralelo na roda - parallel linkage), veja-se:

paralell+linkage.JPG


>>VPP free designs:
Inventado pela Outland e muito usado pela SC / Intense.





GLOSSÁRIO:

Pedal Bob: como se movimenta a suspensão com a força aplicada nos pedais, especialmente quando de pedala sem estar sentado. Temos a considerar:
-Tensão da corrente
-Alteração ao centro de gravidade por mudança da posição do ciclista.

Pedal feedback: está associado à alteração do comprimento da corrente quando a cassete só se move num sentido, e pode gerar uma folga, que o ciclista pode ‘’acertar’’ com movimento a contrário no conjunto pedaleiro..

Brake interaction: quando se trava há sempre a possibilidade de sair pelo ‘’para brisas’’, e o pneu traseiro pode perder aderência porque se tende a elevar do solo.

Single pivot bikes:
Low pivot apresentam mais rigidez lateral (melhora o desempenho nas curvas). Apresenta menor chain length (é melhor para a saúde dos desviadores) mas é melhor no pedal feed back

Forward pivot reduzem o pedal bob mas tem mais chain length e mais pedal feedback.

High Pivot são melhores para DH

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http://www.mundobiker.es/content/view/234/105/

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(Fotos & imagens: André lousa)

Quadro rígido

http://fotos.sapo.pt/lousa/pic/0001b4ta


Quadros suspensão total

Single pivot
00019yc3


0001eyk1


Consiste na ligação das escoras a um único pivot, que se move de modo a permitir ao amortecedor absorver o impacto.


VPP (Virtual Pivot Point)

0001aqx2


00018rx1


0001fgk4



Semelhante ao sistema Single pivot só em vez de só ter um pivot o VPP tem dois, o que permite eliminar a compressão do amortecedor durante a pedalada que por vezes existe nas bicicletas com Single pivot e assegurando o contacto com o terreno, assemelhando-se com o sistema four bar linkage.


É um single pivot, se bem que parece um Four Bar Linkage (sem horst link e sem VPP)

00016h7h

0001cp7c



Existe sempre confusão ao comparar o sistema four bar linkage sem horst link com o four bar linkage com horst link, pois na verdade são quase idênticos, mas falaremos da diferença a seguir. No sistema four bar linkage sem horst link, o amortecedor está ligado a mais duas barras além das 4 escoras, o que permite que a roda mantenha o contacto com o terreno e impedir que o amortecedor se mova durante a pedalada.


Four bar linkage (com horst link - movimento em torno dos 4 pivots)

00017wr6

0001dzfe




Horst link. Muita confusão se gera há volta disto, isto porque o sistema four bar linkage com horst link é igual ao sem horst link, com a diferença que o horst link tem um pivot perto do eixo traseiro. Logo aqui começa a confusão, pois assim qualquer pivot perto do eixo traseiro é um horst link. Errado. Um horst link é um pivot perto do eixo traseiro sim, à frente e abaixo (diagonal) do eixo traseiro. Mas que diferença faz um pivot neste preciso local? Fácil. Como se vê no esquema acima, com este sistema o chainstay mantém-se imóvel durante a compressão do amortecedor, permitindo ao amortecedor ficar totalmente activo, mantendo o amortecedor imóvel e mantendo a roda traseira sempre em contacto como terreno.


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MARIN
QUAD XC
http://www.marinbikes.com/2008/int/tech/tech_quadlink.php
MANUAL
http://www.marinbikes.com/2008/int/tech/pdfs/Quad_link_frs_service_manual.pdf

Sites com interesse para o tema:

http://www.titusti.com/suspension.html

Video: http://www.dw-link.com/home.html
 

José Martins

Administrator
Excelente tópico.
Sem querer desvalorizar muitos dos restantes, são tópicos como este que tornam este Forum mais rico e uma referência no panorama nacional.
 

XCP

New Member
Muito bom trabalho, sim srº :exacto:

não fazes menção ao sistema FSR, pode-se incluir ou é um sistema totalmente diferente :?:

cumpts
 

P.M.

Member
Boas,

Interessante, mas com algumas incorrecções...
Não vou ter tempo de me alongar muito (à noite escrevo com mais calma), mas só para apontar uns:

Qualquer sistema com um ponto de rotação na escora inferior é um 4-bar. Ou seja, os VPP's e similares (maestro, dw-link) são sistemas 4-bar. O Horst link é um 4-bar com a particularidade referida.
Um sistema 4-bar está associado ao facto de teres um paralelograma deformável no triangulo traseiro. É este triangulo traseiro que define o movimento da roda em relação ao quadro. O objectivo dos 4-bar e similares é criar o movimento da roda traseira o mais vertical possivel, manter o comprimento da corrente ao longo do curso e diminuir o efeito do travão no amortecimento.

Um single pivot é o sistema com maior influência da travagem no amortecimento e aquele cuja pedalada mais influi (o termo pedal kickback deriva exactamente dos sistemas single), ao contrário do que afirmas.

A proceed que apresentas é um single pivot e não um 4-bar.
E o exemplo da Scott, está errado, pois a escora inferior move-se. A diferença dessa scott com (por exemplo) uma specialized é o facto de o amortecedor estar no triangulo traseiro e trabalha à expansão.

Bem, alguém tem de trabalhar...

Abraços,
P.M.
 

Trealairborne

New Member
Muito bom estudo

mas sabes me explicar como funciona o uso dos dois parafusos (6" e 7") que tenho na barra superior do quadro, aquela onde instalo o pivot superior do amortecedor?

http://sportacademia.ru/upload/iblock/92e/griffin_photo_8.jpg

Neste momento tenho o amortecedor instalado no furo mais afastado do slim, que é o de 6", mesmo mudando o parafuso para o de 7", a escora e altura ao chão não muda 1 centímetro.

Isto cria-me confusão na tola lol

Tenho a sensação que deve ter a ver com o movimento da barra superior, e o seu ponto de rotação, cheira-me que quando em utilização, o ponto 7", como mais próximo do ponto de rotação, não pressiona tanto o amortecedor, e isto só acontece bem lá para baixo. quando o curso esta mesmo a terminar num salto bem grande.

É isto ou estou completamente errado?
 

pratoni

Active Member
esse valor não é a altura ao solo nem nada disso, é o curso da roda.

Ou seja, é a distância máxima que cada uma das configurações permitem que a roda faça.

ou seja, no furo que diz 6", a roda faz 6 polegadas de curso e no furo que diz 7", faz 7 polegadas de curso...
 

jmdcfigueiredo

New Member
Será que os links deste post podiam ser actualizados, a cor da letra alterada e o mesmo afixado no "Índice de Tópicos Importantes desta secção"!?
 
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