Garmin Edge Touring

#1
Olá malta!
Alguém já experimentou ou teve contacto com este modelo da garmin?
Este é "apenas" um gps automóvel para bicicletas, ou permite seguir tracks carregados em fora de estrada?
Também dá para carregar outros mapas?
Este chamou-me um pouco a atenção pelo facto de escolher um ponto de partida e distancia a percorrer e, ser o próprio gps a definir um percurso para percorrer. Isto porque ando muitas vezes sozinho e, sozinho, não me aventuro no monte. E, dando a escolher três percursos alternativos, penso que é porreiro para uma pessoa nao se cansar de fazer sempre os mesmos percursos!
É claro que preferia comprar algo que fosse mais polivalente que apenas isto, por isso perguntei sobre os tracks no monte ao inicio.

Fico à espera de dicas vossas!

Abraço
 
#2
Não conheço o modelo em questão. Mas creio que permite seguir tracks em qualquer condição e que também permite carregar outros mapas. Nos restantes pontos que mencionaste qualquer gps com capacidade de navegação também os consegue fazer.
 
#4
Heya
Eu tenho um, dá pra seguir tracks fora de estrada e carregar mapas, incluisivé ortofotomapas...
Essa hipotese do GPS definir um percurso é porreiro e já usei algumas vezes, mas atenção, ele apenas procura os trajectos no mapa carregado, ou seja, é bom para fazer em estrada, em BTT não serve porque muitos caminhos não estão identificados nos mapas que conhecemos, ou o mais certo é andares 80% do percurso em alcatrão...
 
#5
Olá!
Obrigado.
Sozinho tambem nao me quero aventurar no monte.
A ideia era mesmo mais essa. Ir a pedalar e seguir um percurso que o gps me desse! Assim, tinha um track para seguir e ir a pedalar!

Falaram-me do Mio 305 ou 505. É equivalente a este garmin?
 
#6
Sim, este GPS dá para colocar vários mapas. Mas penso que se o mapa for routable , ao seguir um percurso de BTT (fora da estrada) o GPS sai fora do track e mantém-se na estrada que estiver presente no mapa, voltando a juntar ao track quando ele voltar a coincidir com estrada. Alguém confirma?
 

Jepas

Super Moderador
#7
brn85

Vai aí alguma confusão, passo a explicar:

Os mapas "routable" permitem seguir uma rota, e as rotas mais não são que encadeamentos de instruções para se seguir um caminho ao longo de estradas/ruas/etc respeitando o trânsito dessas vias. É uma opção válida para quem faz estrada, mas nada de importante no BTT pois isso não existe em trilhos ou tracks.


GPS sai fora do track e mantém-se na estrada que estiver presente no mapa, voltando a juntar ao track quando ele voltar a coincidir com estrada.
Isso só acontece quando a função "lock on road" está activada, mais uma vez, é uma função que só se utiliza em estrada para compensar algum erro na recepção do sinal de satélite forçando o mapa a ficar em cima da estrada mesmo que a posição estimada seja outra. Esta é aliás uma função que deve sempre estar desligada quando se faz BTT sob pena de o GPS desenhar o track em cima de estradas alcatroadas (ou do mapa) quando na realidade seguimos por um track próximo dessa mesma estrada.
 
#8
Boas.

Exactamente como o Jepas disse.
Se estiveres interessado a fazer um misto de estrada com trilhos e continuares com cálculo TBT no percurso vai a: Perfil de actividade =» navegação =» rotas =» bloquear na estrada (aqui selecionas não) e ainda podes configurar elementos a evitar. Neste campo podes bloquear e desbloquear desde portagens, autoestradas, estradas não pavimentadas, ferries e caminhos estreitos ;)


cumps
 
#9
Jepas e nunokas,

Obrigado pelos vossos comentários.
De qualquer forma já tinha bem presente a diferença entre um mapa "routable" e outro que não o é.
Depois de ter colocado vários mapas, de um tipo e de outro, ao carregar um percurso para seguir vi que me era indicado (através de uma linha cor de rosa) para seguir um caminho não coincidente com o percurso numa zona onde não tinha estrada no mapa.
Mas isto só acontece se o mapa for "routable", caso contrário não.
Isto tendo as opções "Lock on Road: Off" mas com a "Course Turn Guidance" activa.

Pelo que pude perceber tem a ver com o facto de ter a opção "Course Turn Guidance" activa. Se não estiver isto já não acontece e também não tenho a linha cor de rosa, só a linha do percurso.

Inicialmente assumi que a opção "Lock on Road" seria a única a estar relacionada com isto.
Mas pensando melhor a "Turn Guidance" só é possível se o mapa for "routable", por isso já percebi que para eu ter indicações só podem estar associadas a estradas definidas no mapa e nunca numa linha de percurso ao acaso.

nunokas,

Relativamente a essas opções que indicas no meu caso não existem! Só tenho estradas não pavimentadas e estreitas, as restantes não.
Estou a falar do Garmin Edge Touring Plus.


Já agora aproveito para questionar se é possível mudar as cores do percurso que estamos a seguir e se é possível ter mais que um percurso carregado (coisa que fazia muito regularmente no Android e dava imenso jeito).
 
Last edited:
#10
Boas.

Tens toda a razão, dei-te os menus de acesso do edge 810 esquecendo-me que o edge touring é mais simplificado :)
Agora, no edge é possível mudar a côr do percurso como até sobrepor percursos. No entanto, experimenta escolher um percurso; ir a definições do mesmo; ir a visualização do mapa; aqui tens a cor do mesmo e a possibilidade de o "apresentar sempre". Faz isto a todos os percursos que tens que eles vão-se sobrepondo no mapa escolhido.
Atenção que isto é num edge 810, no touring os menus de acesso são um pouco diferentes mas o conceito deve ser o mesmo ;)


cumps
 
#12
Boas.

Não tenho a certeza mas já experimentaste aquilo que disse?

Em inglês: Where to? =» Saved =» Courses =» escolhes um percurso e vais a settings desse percurso. Nesse campo deves ter a opção.
 
#13
Boas,

2 perguntas que tenho sobre a matéria, agradeço se alguém me puder esclarecer:

1) Algum aparelho de GPS dedicado "fala", do género "virar à esquerda daqui a 200 metros"?
2) Algum software de GPS para smartphone sugere percursos, dentro de limites de kms especificados, como o Edge Touring faz?

Obrigado,
José B. Ruivo
 
#14
Joseruivo,
1) Não tenho conhecimento de tal...
2) os entendidos dos smartphones de certeza que já por ai aparecem para ajudar. De qualquer forma, tem-se considerado o orux maps o mais completo. ;)