Garmin Dakota 10 / 20

Eu saquei um ficheiro .rar...que ao descomprimi-lo numa pasta tem varios ficheiros .img 1 ficheiro .MDX e 1 ficheiro .TDB
Estou completamente baralhado!!!!!! :p
 
ola tenho o dk á uma semana e ate agora estou satisfeito com ele e ainda a conhecer as suas funcionalidades mas surgiu-me uma duvida que é a seguinte quando quero seguir um track que comece a uns kms da minha casa como fazer para ir para pro inicio. obrigado
 
Por norma os trajectos que faço nunca começam à porta de casa, mas sim ha uns 2 3 klm's. Ao saír de casa faço GESTOR DE TRAJECTOS, escolho o que vou fazer, depois faço IR. Qdo estou a chegar ao início do track visualizo-o naturalmente no GPS, com a cor definida.
 
ola eu tambem faço isso o problema é quando escolho um track a uma distância maior que não tenho ideia do sitio do seu inicio no mapa não aparece uma linha a seguir ate ao ponto de partida.
 

iMiguel

Well-Known Member
Boas.

O meu dakota acho que se passou. Já instelei 2 mapas diferentes (City Navigator 2011 (Portugal e Espanha) e TopoLusitania v0.91) e em ambos faz a mesma coisa: só consigo ver as estradas a partir do zoom 12m pra baixo... Isto antes nã acontecia pk eu usava o zoom a 80m... Sim tenho os detalhes ao máximo.

Alguém sabe o que se passa?
 
Viva,

tenho uma dúvida relacionada com o DAKOTA 20 qdo estou a seguir um track. No caso de existir um cruzamento do track como consigo saber qual o caminho que devo tomar? Tinha idea que estando eu a seguir esse track a bussola me indicaria qual a direcção a tomar mas isso pelos testes que já efectuei não funcionou...
Alguém tem ideia de qual será o problema? É suposto a bússola resolver este tipo de dúvidas certo?
 
é suposto o indicador de direcção apontar para o próximo ponto, no entanto penso que existe um problema em andamento (acima de 5 km/h) porque ele comuta para os GPS que são menos precisos (não tenho confirmação desta ideia).

No entanto, eu uso o mapa em zoom de 50m, nos entroncamentos mais complicados basta parar e virar a roda para os vários caminhos para descobrir qual devo seguir. No entanto, se estiver a seguir um trilho marcado com pontos ou com grandes erros de posição não existe milagre.
 
jcboliveira sim acima de 5km/h a bussula electronica desliga-se e passa a ser utilizado a orientação em função do sinal dos satelites.
Nas ferramentas disponiveis a colocar no painel de instrumentos,existe uma que "pointer"(penso que em portugues apontador)ajuda nesse caso.

ri4l,um GPSr não passa de uma maquina de calcular com relogio e não leitor de pensamentos. Podes fazer,ao visualizares o track no mapa vais ao ponto de inicio carregas no ecran a colocar o pionés e ir.
 
Ou seja, em relação à questão dos cruzamentos de um track, a bússola afinal pode ajudar a decidir o rumo a seguir (mesmo que para isso tenha de se parar). Estranhamente da ciclonatur disseram que não há forma de saber qual o caminho a seguir nestes casos e que o ideal é ver o percurso no computador antes de iniciar a volta... Vou ter de testar se realmente qdo se está "parado" (<5km/h) a bússola indica mesmo a direcção que devo seguir... Penso que tem de haver solução para estes casos pois não é tão anormal como isso haver tracks que cruzam...
Cps,
Zmig
 
Boas pessoal.

Fui de ferias, andei quase sempre com o GPS ligado com o carregador do carro! Tudo bem! hoje sai para dar uma volta de bike, com pilhas carregadas, ligo, e ele desliga-se muito devagarinho! alguem me sabe dizer o que é?
 
Boas,

Estou a pensar comprar um GPS essencialmente com o objectivo de seguir tracks.. e do que li o Dakota 20 parece ser uma boa opção, no entanto parece não ter avisos por voz, o que à partida parece-me que pode limitar um pouco em zonas de singletracks mais rápidos ou técnicos e obrigar quase a parar para ver qual o trilho certo (dependendo do terreno claro). Qual é a vossa experiência e será que isso pode ser mesmo um problema? Há equipamentos melhores pelo menos preço, tendo em conta que a finalidade principal é mesmo seguir tracks?

Obrigado desde já.
 
Mas nenhum GPs deste tipo te avisa para onde tens de virar, são mesmo assim. aliás no DK20 se pusers no modo automovel ele diz-te onde tens de virar, mas porque vais em estradas perfeitamente assinaladas e com uma ota traçada. no meio do campo não é assim, a não ser que possas numa desenhar uma routa em vez de um track e avisar-te, mas nunca testei isso
 
acredito que não exista aviso por voz, ou que seja limitado a estrada/estradões, até porque isso depende dos caminhos que estão registados.. e para estrada ou estradões, olhar para o gps não custa.. mas.. em trilhos mais rápidos/técnicos qual é a experência de usar GPS e especificamente o Dakota? A minha dúvida principal é se vos evita "enganos" quando se tem que se decidir rápidamente, ou se apenas vai evitar que não nos enganemos muito (por exemplo, suponho que haja um aviso sonoro se nos afastarmos mais de X metros do track?)

Percebo que isto varie muito de pessoa para pessoa, porque é preciso saber ler o mapa e processar rápidamente, por isso gostava de perceber se o dakota é uma boa opção para este tipo de utilização ou se há melhores.
 
Last edited:
Não tens aviso sonoro, nem evita enganos, quando vais muito rápido em trilhos técnicos não tens muito tempo para olhar para o GPS, e se à falta de tempo adicionares um pouco de sol no ângulo correcto, não vais conseguir distingir no mapa o track que estás a seguir, depois é seguir o caminho e confiar no instinto :D :D :D

A única coisa que tens para te avisar é um campo de dados que te dá adistância ao track, por aí podes ver, mas se queres que te diga não uso muito, nem acho que seja útil.

Uso o GPS para 80% para registar as voltinhas e 20% para fazer navegação e quando fazes navegação ou crias-te tu o track ou alguém te deu e a precisão nunca vai ser igual e na altura tens de tomar muitas decisões e escolheres tu o caminho orientando-te sempre pelo track e pelo teu instinto
 
Eu penso que o Dakota 20 só tem aviso sonoro numa situação. Quando escolhemos um ponto qualquer no mapa e fazemos "ir", aí ele encontra um caminho e mete setas nas curvas, e quando nos aproximamos das curvas ele emite um sinal sonoro tipo "bip" para avisar que é para curvar. Mas lá esta, apenas nestes casos de escolher um ponto e fazer "ir". Porque num caso de carregar um track (ex: gpsies, etc) para o gps e fazer "ir", ele apenas vai meter o track no mapa aí dependemos de nós para o seguir como deve ser já que não tem avisos. Eu no entanto uso a bússola num dos campos do mapa para ver se estou a ir no caminho certo, porque alguns dos tracks sobrepõem-se em determinados sítios porque se passa lá duas ou mais vezes, e assim a seta indica sempre o sitio correcto a seguir.
 
Boa tarde caros utilizadores de GPS.
Tenho uma duvida em relação á interferencia entre o GPS garmin e o polar CS400.
Então é assim:
Há um tempo atraz, um amigo emprestou-me um gps para ir fazer um reconhecimento de um percursso de BTT, no entanto quando inicio, reparei que o meu Polar CS400 deixou de marcar tanto a cadência como a velocidade. Eu tinha o Polar no avanço e o GPS no guiador. Alguem ja acontecue isto. Pois, estou mt interessado em compar um Dakota 20 e não gostava que isso volta-se a acontecer. Tb não sei se foi por o GPS ja ter algum tempo e não ser codificado, penso eu. não pesco nada de GPS. O GPS em causa e o Oregon 450.