Garmin Colorado 300

zenith

New Member
Desde ontem que a precisão do meu Colorado anda na ordem dos 15-20 metros. Tem-vos acontecido o mesmo? Há forma de corrigir?

tks :p
 

zenith

New Member
Oi pessoal

Tou com uma dúvida em relação ao gps que é a seguinte:
Tenho por hábito gravar os tracks por onde passo. Uma vez que o Colorado consome muita energia, cada vez que faço uma paragem mais prolongada tenho por hábito desligá-lo. Ao passar o track para o PC, em vez de me aparecer um track completo, aparece-me um conjunto de tracks que mais não são do que o caminho gravado desde que ligo o aparelho até que o desligo e assim sucessivamente, aparecendo-me, inclusivamente, o track registado com várias cores no Google Earth, uma por cada "etapa". Por outro lado, o track fica com pequenas quebras nesses pontos, o que o torna numa grande foleirada.

Alguém sabe como se pode corrigir esta questão no gps? E será que dá para salvar os tracks que estão nestas condições, fazendo alguma alteração via Mapsource ou outro programa?
 

SBCL

New Member
Suporte guiador para Garmin Colorado 300

Ora cá está ele.
O suporte para o guiador da bike do COLORADO 300 pela TOURATECH:

01-065-0007-0_I_01.JPG


Não será propriamente o "menos volumoso", mas deve proteger alguma coisa mais que o minimalista GARMIN...
 

tiagobond

New Member
tirar e limpar a roda rock'n roller

para os mais desatentos que se veêm com o mesmo problema que eu:

com todas as voltas cheias de lama e chuva a roda rock'n roller começou a ganhar algum artrito, rodava com mais dificuldade, o que irritava um pouco e não facilitava nada o manejo do GPS
mas com uma voltinha pela net percebi que a roda se pode tirar e limpar, é só puxá-la para cima com os dedos!!

um vídeo que apesar de não ter exactamente a ver com o assunto exemplifica o que quero dizer
http://www.youtube.com/watch?v=HSIEI9MrgP0

o manual nada diz acerca disto, parece-me informação útil para quem possui ou quer comprar um colorado
que já devem ser poucos, agora parece que todos querem oregon :twisted:
também tenho de experimentar :D
 

Sanctos

New Member
Boas

Já têm a versão 2.90?
Pelo que li do Change History, na 2.80 foi corrigido um erro qualquer ao passar ficheiros .gpx para a pasta Garmin\GPX folder.
Quanto ao (para mim) maior defeito do Colorado, visualização dos tracks, já dá para visualizar mais do que um e com cores diferentes?
Cá para mim não haverá tão cedo mais actualizações o que demonstra a meu ver má fé da Garmin. Duvido que seja muito difícil para eles corrigir este DEFEITO!

Na minha busca por Gps estou determinado a comprar Garmin, com barómetro e com receptor de alta sensibilidade.
Decisão entre Etrex Vista HCX, GPSMAP 60CSX, Colorado 300 e Oregon 300.
Quanto à visualização de mapas, penso que não há grande diferença. Os mapas que o topo de gama lê são os mesmos que o Etrex lê (exceptuando o relevo 3D que penso não estar disponível para PT). Apenas a capacidade gráfica vai melhorando, e a partir do Colorado dá para ver sombreado a imitar o relevo, e para visualizar em perspectiva 3D. Por sua vez a sua visibilidade outdoor e a autonomia vai também diminuindo. Em relação aos Etrex e GPSMAP vs Colorado penso que a menor visibilidade seja compensado pelo tamanho. Já o Oregon penso que pode comprometer neste aspecto. Quanto ao interface (botões vs rock’n roller vs touch) penso que seja apenas uma questão de hábito e não ligo muito. Já o DEFEITO do Colorado ao não conseguir visualizar mais do que um track e em cores diferentes deixa-me de pé atrás.

Na Handtek (não encontro mais barato) o Vista HCX está a £152.84, o GPSMAP 60CSX a £212.64, o Colorado 300 a £248.86 e o Oregon 300 a £238.97.
De referir que arranja-se o Colorado 300 no Ebay a £219 com 12 meses de garantia e com portes £5 mais baratos.
A minha dúvida é: vale a pena mais cerca de £60 pelo Colorado 300, ou ficar mesmo pelo Vista HCX. Maior ecrã e mapas mais ‘bonitos’ vs autonomia, visualização de tracks e preço. Ecrã do Colorado vs ecrã do Oregon: nos trilhos e em andamento (moderado :lol: ) é muito mais difícil guiar-nos pelo Oregon ou a diferença não é muita?

Experiencia, opiniões e conselhos procuram-se…

Cumps
 

flip

Member
Sanctos said:
...
A minha dúvida é: vale a pena mais cerca de £60 pelo Colorado 300, ou ficar mesmo pelo Vista HCX.
...

São GPS's distintos. :roll: Vais ter mesmo que decidir em termos de gosto pessoal, porque ambos são válidos para a prática do BTT.

Mas posso te dizer que o problema da autonomia já não se põe. Houve problemas ao início mas as actualizações de firmware minimizaram-nos.

Se forem desligadas algumas opções que não fazem falta, a autonomia aumenta consideravelmente. :wink:

Em relação ao tamanho do ecran, é de facto maior o do Colorado que o do Vista. O pior mesmo é que apesar de maior, não permite configurar 4 campos de dados como no Vista (só permite 2).

Já o Colorado em relação ao Oregon, o tamanho de ecran é exactamente o mesmo. No entanto o Touch Screen retira alguma luminosidade e isso sim é um handicap.
 

@lex

New Member
Bom dia a todos!
A minha duvida até agora e ainda não condegui resolver, é como se consegue colocar um track no Colorado 300 e que depois consiga ir me guiando plelo track?

Não sei se me fiz entender.

Obrigado

 

tiagobond

New Member
Boas @lex, é muito simples, basta que ligues o gps ao computador com o cabo, depois no "Meu Computador" ele surge como um disco ou uma pen que tu podes abrir.
Então tu copias o ficheiro do track que tem de ser em formato .GPX para a pasta GPX que tu encontras no gps.

Para seguires o track basta ires ao "Para Onde" nos atalhos e escolher "Trajectos"
Os tracks vão aparecer não pelo nome do ficheiro mas sim pelo nome que o percurso tem (um ficheiro pode ter mais que um percurso), nome que podes alterar no Mapsource.

Clicas com o botão central do Rock'n Roller uma vez para selecionar e outra para activar e então aparece-te uma linha cor-de-rosa :D no mapa, é só seguir a linha!

Para evitar confusões convem que edites previamente o track no computador para que não tenhas confusões sobretudo em cruzamentos e início\fim do percurso.

abraço e não te desorientes!!
 

santow

New Member
Boas

Precisava que o pessoal mais entendido em gps/informática me desse uma ajuda!

Adquiri o colorado 300 e tenho instalado no pc o mapsource. Estive a criar umas rotas no mapsource para puder seguir nos meus treinos. Depois tento transferir para o gps e ele não me aparece. Vou a "para onde" "rotas"(penso eu) e nada. Estão lá os outros track descarragados , p.e. o da travessia do vouga , e o que eu criei nem vê-lo.

Alguém me pode ajudar?
Obrigado
 
N

nandobilo

Guest
flip said:
rsequeira said:
Alguem me sabe indicar as principias diferenças alem das obvias :) entre o colorado e o oregon? estou indeciso entre os dois

Colorado -> Rock'n Roll (o tal botão inovador)

Oregon -> Touch Screen

Mais resumido que isto é impossível. :mrgreen:

Nao é bem assim tao linear, o "Colorado" ve-se muito bem ao sol direto, tal como no "60CSX", o "Oregon" sofre do mal dos PAS's, ao sol direto nao se vê nada de jeito, pra nao dizer impossivel de se ver algo. pra kem pedala TEM k se ve olhar c\ rapidez por kestoes de segurança, olhar e ver o display c\ clareza, nada de perder tempo a tentar e esforçar pra ver algo como no caso do "Oregon" e ainda ter tempo pra uma keda na lama ou alguma arvore k se colocou na frente.
 

flip

Member
nandobilo said:
...
Nao é bem assim tao linear, o "Colorado" ve-se muito bem ao sol direto, tal como no "60CSX", o "Oregon" sofre do mal dos PAS's, ao sol direto nao se vê nada de jeito, pra nao dizer impossivel de se ver algo. pra kem pedala TEM k se ve olhar c\ rapidez por kestoes de segurança, olhar e ver o display c\ clareza, nada de perder tempo a tentar e esforçar pra ver algo como no caso do "Oregon" e ainda ter tempo pra uma keda na lama ou alguma arvore k se colocou na frente.

É de facto verdade, tal como eu já o tinha referido:


flip said:
...
Já o Colorado em relação ao Oregon, o tamanho de ecran é exactamente o mesmo. No entanto o Touch Screen retira alguma luminosidade e isso sim é um handicap.


Entretanto que fiquem a saber que já saiu a versão 3.00 de firmware que basicamente substitui todas as Betas anteriores e que de novo trás a possibilidade de reconhecer qualquer mapa com a terminação ".img". :yeah:

Abraços BTTistas.
 

albanojose

New Member
boas...
alguém me sabe dizer como criar um percurso ou trajecto, de modo a que possa visualizar no google hearth com determinadas informações tais como:
hora, velocidade, distância percorrida e altimetria em qualquer ponto do percurso.
já agora, é possível saber no programa mapsource a distância entre pontos de passagem, tal como o acomulado?

cumps
jose albano
 
Top