Garmin Colorado 300

tiagobond

New Member
E pronto, lá me meti na loucura de gastar um monte de dinheiro para ver se me oriento no mato...

Comprei por 410 euros o Colorado 300 e o suporte para o guiador da bicicleta

a>

a imagem é do 400t mas segundo percebi a única diferença são os mapas que vêm carregados no gps

Só tinha utilizado gps vocacionados para a estrada, até agora parece-me uma máquina bastante fiável e de utilização minimamente simplificada para o monte de menus e opçoes que tem, a antena tem sido fiável, O único sítio onde até agora ele não consegue comunicar com satélites é dentro de minha casa, um apartamento num prédio oitocentista com paredes de metro de grossura!!
Tem é uma abordagem bastante recreacional e talvez simplista, traz até um programa, o Whereigo, que basicamente parece ser um jogo com uma história de aventuras em que participamos com o nosso movimento!!
O suporte é extremamente simples e tem sido fiável, não protege é tanto a máquina como os suportes da touratech, serve mesmo só para segurar o gps ao guiador.

Não sei se é comparável com os da série gpsmap 60, se alguém experimentou os dois diga de sua justiça!

Já reparei que há por aqui uma série de utilizadores deste gps, mas não há ainda nenhum tópico a falar dele como se deve. Cheguem-se à frente e mostrem ao pessoal se vale ou não a pena ter uma coisa destas.


E já agora como é que diabo eu posso ter mais que um track gravado no gps? eu gravo uns 3 ou 4 e depois só me aparace disponível o último que gravei sempre com o nome ACTIVELOG, provavelmente quando gravo um grava por cima do anterior...

Abraços e orientem-se!
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Não sei se é comparável com os da série gpsmap 60, se alguém experimentou os dois diga de sua justiça!

Nem de propósito, já há umas semanas que andava com vontade de comentar o Colorado, em comparação directa com a série 60Csx.

Tive oportunidade no G200 de trabalhar com uns aparelhos destes, e a minha opinião pessoal é que a Garmin mudou, pouco evoluiu (tecnológicamente), inovou o software, e deu uns passos atrás em funcionalidade e interface, o resultado é um produto que não me convence nem um bocadinho.

Do que interagi com os ditos aparelhos, e do que falei com os donos, a conclusão a que chego é que não há muita gente satisfeita com este aparelho.

Logo à partida a malta queixa-se que devora pilhas, não permite carregar mais que um track no ecrã e muito menos diferencia-los pelas cores (afinal para que quero cores no ecrã do gps?!).

Na tentativa de tornarem o aparelho mais "amigável" a quem nunca teve contacto com gps, puseram um software todo maricas, com uma interface gráfica toda bonitinha, muito à moda dos gadgets actuais, tipo iPhones e outras coisas com ícones bonitos o que só complica na utilidade prática do aparelho, e esconde funções atrás de ícones e menus. Depois há uma série de funcionalidades de software que nós por cá, não nos interessam para nada pois não há cartografia de outdoor que tire vantagens dessas funcionalidades.

Como se não fosse suficiente, o interface de software ter piorado, a redução de butões que tinham funcionalidades directas, aliado à roda, pioraram a interacção com o aparelho, sobretudo para quem vai em cima de uma bicicleta a pedalar, com uma mão no guiador.

A única evolução tecnológica que vejo com bons olhos no Colorado é a utilização do novo chip que vem também na série etrex Hcx, que ainda é melhor que o SirfIII do 60Csx, pelo menos numa captação mais rápida, em termos de precisão creio que será semelhante.

Confirmei assim o meu cepticismo em relação a este aparelho, e mantenho o meu 60Csx que quanto a mim, bate aos pontos estes Colorado.

Vamos ver o que o tempo e as vendas dizem deste colorado.

Pessoalmente, para uma utilização em BTT, recomendo um etrex, ou um 60, sobretudo agora com este suposto "topo de gama", que os preços dos 60 são mais atractivos, e nesta fase em que os valores dos gps têm vindo a descer.

Espero que a Garmin mantenha a série 60, pois é provavelmente um dos melhores gps outdoor de sempre. O Colorado, por mim, pode ficar com os outros 49 estados dos EUA :mrgreen:

Boas pedaladas :)
 

SURFAS

New Member
Já tenho o meu à algum tempo, desde Fevereiro e para mim vale o dinheiro, do melhor

Quanto às palavras do Ludos:

"devora pilhas" Agora já foi melhorado e mesmo de noite com a luz acesa já dura bem.
"diferencia-los pelas cores" Tem de se fazer no Mapsource a diferencia-sam das cores
"a roda, sobretudo para quem vai em cima de uma bicicleta a pedalar, com uma mão no guiador." Muito prática, intuitiva

Apenas requer um pouco de habituação ... como tudo!! Mas é apenas o meu ver.

Quanto aos encravamentos, quando fizerem as actualizações do software não usem o programa da Garmin Webupdater mas gravem o update no vosso pc e depois abram normalmente para o pc actualizar o gps.
 

derfred

New Member
SURFAS said:
Quanto aos encravamentos, quando fizerem as actualizações do software não usem o programa da Garmin Webupdater mas gravem o update no vosso pc e depois abram normalmente para o pc actualizar o gps.

OK!

e assim já nunca encrava? ou este método é apenas para fazer a actualização sem estar dependente da ligação á net?

estou a perguntar isto sem grande conhecimento de causa pois um amigo comprou um colorado há pouco tempo e ele é que se queixa-se deste problema...
 

SURFAS

New Member
Já tive problemas anteriormente com o 205 em fazer os updates com o WebUpdater, depois da Garmin disseram para fazer sem o tal programa e nunca mais tive problemas.
Um amigo do pedal já teve problemas com o mesmo programa a fazer o update para o Colorado e dei-lhe o mesmo conselho e penso que não tenha tido mais problemas, ESPERO, porque ele está a fazer o Caminho Françês para Santiago e depois para Cascais, e está neste momento a tentar efectuar 300 Km directos entre Finistrerra e Aveiro/Porto :shock: !!! E o gps encravar agora não lhe daria nenhum jeito. :lol:


Já agora para se gravar o track no gps sem o Active Log, tem de se ir ao MapSource, selecionar o track e nas propriedades do trajecto colocar o nome que se pretenda ao track.
 

SURFAS

New Member
Já agora de novo quanto à questão "E já agora como é que diabo eu posso ter mais que um track gravado no gps?"

Penso que terá de ser com o programa que o Colorado trás ou então a solução que faço no meu, faço copy dos tracks do pc e passo-os o directório E:\Garmin Colorado\Garmin\GPX e aí colocas os tracks que quiseres e depois já irá aparecer todos eles no gps.
 

xeriph

New Member
Caros,

embora não escreva muito no Forum, tenho um Colorado 300 há cerca de dois meses e venho aqui partilhar a minha opinião com todos sobre este GPS.

Tenho a dizer que sou fã da Garmin, sendo dono dum Forerunner 305, dum 60Csx e agora dum Colorado 300. Conheço também o Edge 305 e o novo Edge 705 de amigos meus, estando a par das suas funcionalidades.

Digo desde já que o 60 Csx e o Colorado não são só GPS para bicicleta, mas sim pequenos monstros para tudo o que seja actividade: bike , pedestre , carro, etc... Já o FR305 e Edge's são equipamentos GPS para desporto, tendo funcionalidades específicas de execução de 'treinos preparados' e receptores de freq cardíaca e sensor de cadência/velocidade (este último para corrigir a determinada pelo GPS em condições de má recepção.

O que me levou a escrever este post é a comparação do 60Csx com o Colorado, que pode ser lida em http://garmincolorado.wikispaces.com/Colorado+vs+60csx .

Li-a com atenção antes da compra. para pesar prós e contras. Agora com algum conhcimento de causa, não me arrependo do investimento, embora considere que quem já tem um 60Csx não pode nem deve saltar de alegria ao fazer o upgrade.

Há coisas que o só o Colorado 300 tem, e algumas que ambos tem mas que no Colorado não estão tão conseguidas...

Visor: O Colorado é melhor, pela resolução e desenho dos mapas. O mesmo mapa ( CNEurope 2008 ) tem um grafismo bem melhor, dando mesmo para o colocar em perpectiva.

Mapas: Como em Portugal, o melhor que há disponível é o CNE2008 com as curvas de nível desenhadas , não se tira partido da qualidade de mapas topográficos existentes ou potencialmente criados para o efeito. Já experimentei mapas topo dos States e GB, com informação DEM ( para quem não sabe, é informação de altimetria já incluída no mapa), o que permite ver os ditos a 3D. Isto no 60Csx não se consegue.

Relativamente aos mapas, faço um alerta. Muitos que terão o 60Csx com cartografia de Portugal (da Ciclonatur), terão o mapa Metroguide v9 com curvas de nível. O mapa agora colocado no Colorado 300 é o CNE2008 NT. Se adquirirem um cartão novo para o 60Csx com mapas de 2008, peçam com CNE 2008 non-NT, porque o dito não digere bem os mapas NT. Sei bem do que falo....

Pilhas: O Colorado é mais gastador, mas também tem algo potente. O visor vê-se muito bem desligado em pleno dia, melhor q o 60Csx. Quem o usar com frequência no carro, que compre o kit de isqueiro. Permite ter o backlight no máximo com uma luminosidade superior ao máximo quando alimentado por pilhas, ficando super visível.

Ergonomia: Considero que a roda um bom interface para a bike. Em movimento pouco mais se faz ou precisa fazer do que o zoom do mapa, precisamente a função principal da roda no ecran respectivo. Para uso na mão, para canhotos é pouco prático, pela posição da antena. Nada que a prática não resolva. Ao contrário do 60Csx, dá para controlar totalmente numa mão. Simplificaram nos botões e criaram um interface de utilizaodor relativamente intuitivo. Só faz falta a mudança de ecrã por toque de botão único.

Tracks: Só deixa ver uma gravada de cada vez. mais a activa. O 60 Csx deixava ver todas. É das poucas coisas que fazem mesmo falta, mas não há como ir trocando a gravada.

Rotas: É menos prático de as criar graficamente, mas poucos utilizadores o farão. Normalmente a malta prepara a coisa em casa e carrega a rota no GPS. Outra coisa chata que se perdeu no Colorado é a vizualização dos gráficos das viragens após cálculo da rota. Dá para o fazer , mas implica mais carregadelas nos botões que no 60Csx. Há uma dica excelente no link que coloquei neste post para navegar uma track off-road...

Interfaces Exteriores: Tem wireless, o que permite trocar informação com outros GPS idênticos. Ainda não confirmei se dá para trocar informação com o Edge 705. Tenho de experimentar com o do Trek_b ou com o do Pyrata. um abraço a ambos.... Também tem receptor de Frq cardiaca e sensor de cadência, o que permite ver no ecra e controlar estes parâmetros. Infelizmente não tem as funcionalidades avançadas de treino dos Forerunner e Egde, senão era a máquina mais completa da Garmin.

Outros bónus: Lê JPEGs, tem slot para cartão e memória interna que chega e sobra (350M), tem suporte para Geocaching sem papel (para quem faz, poupa muito o ambiente) e o WhereiGo, que é um leitor de actividades/jogos interactivos baseados em localização e programados por quem saiba... Ainda pode levar um cartão SD com mais mapas e ficheiros. Espaço nunca será problema...

No geral, para quem não tem um 60csx é uma excelente compra, para quem já é um pequeno capricho que se aprende a gostar. continuando a olhar com carinho e respeito para o velhinho 60Csx e para tudo o que faz, mesmo que muitas vezes a malta nem saiba como usar bem.
 

xeriph

New Member
Caros,

acrescento a seguinte informação.

O Manual do Colorado não é grande malha, e muita da informação mais detalhada do uso de funcionalidades é obtida no link que coloquei no post anterior. Para quem quer usar tracks, routes, e outras coisas, é um bom sitio para obter dicas úteis.

Quando o comprarem, façam uma backup da memória interna do GPS, para dar sorte. Inadvertidamente, qualquer brincadeira de colocação de mapas no GPS pode apagar o que já lá está....
 

tiagobond

New Member
Fica-me um pouco a ideia de que o Colorado será mais pensado para um utilizador menos qualificado nestas lides, como até é o meu caso, é mais user friendly, de qualquer maneira o que não se sabe sempre se pode aprender, desde que faça falta...

Eu vou identificando uma ou outra coisa que, pensando que daria jeito, ou não estou bem a ver que existe ou não se encontra mesmo neste gps, tal como algumas das possiblidades da máquina me parecem irrelevantes para o uso concreto que lhe dou (as tais mariquices), com mais algum tempo espero ver o que de facto faz falta ou não (isto para quem nunca viu o bom e o mau de outros gps do género).

Em relação ao essencial que se espera de um gps até ver nada a reclamar, máquina fantástica. (e é muito mais simples que andar a passear mapas atrás de mim para onde quer que vá!!! :D )
nunca me encravou como alguns se queixam e com umas pilhas de 2700mah (megamperes??) não tem sido nenhum papão de energia, elas têm durado bastante.

Xeriph, obrigado pela dica, backup realizado. E já agora podias dizer ao pessoal quais dos gps que tens utilizas mais e em que circunstâncias?

Ludos, do Colorado de facto esperava algo ligeiramente mais configurável e menos "maricas", o que agora para começar é uma vantagem pode depois tornar-se algo chato ou inútil com a prática, eu até tenho uma aversão manhosa aos tais gadgets da moda. Mas de qualquer modo com a expanção do uso do gps é de esperar um grupo cada vez maior de utilizadores que, não dispensando a qualidade, não têm de ter a máquina perfeita para todas as ocasiões, no fundo o pessoal que não está para se chatear, nem tem que estar... Isto se se confirmar que o colorado não traz vantagens técnicas relevantes principalmente em relação à série 60.

Surfas, exactamente, obrigado!! eu utilizava apenas o mapsource, com o qual também é possível mas mais complexo enviar vários tracks, o sistema de os colocar directamente na pasta GPX é perfeito!
 

xeriph

New Member
Respondendo ao TiagoBond....

Como actividades, faço Orientação Pedestre, BTT e alguma bicicleta de estrada.

O FR305 vai sempre comigo, em qualquer das actividades. Na Ori permite gravar a trilha e depois colocá-la no mapa de prova, para saber onde andei. Nas bikes, serve para guardar todas as minhas saidas. Como uso o Motionbased como repositório das minhas actividades, é este o aparelho para gravar tudo....

O FR305 (e todos os semelhantes sem cartografia) são espectaculares para navegar uma rota sem mapa onde houver montes de carreiros ou estradas ciclaveis... Gosto de as desenhar com o Google Earth, criar a rota no MapSource e de tentar navegar sem paragens.... É o espirito de aventura... e permite andar por zonas semi urbanas perto da residencia e haver algum desafio mental associado à actividade fisica em si.

O 60CSX e o Colorado, com a cartografia, é o passo a seguir....

Não perco as funcionalidades de treino do FR305, e ganho a cartografia com qq um dos dois, na bike....

A possibilidade de navegar offroad com indicações tipo roadbook é do melhor, tendo em conta que o 60Csx faz isto de forma espectacular. O Colorado não tem essa funcionalidade tão conseguida. Só mostra a viragem quando a malta chega lá perto... no entanto, tem a vantagem do receptor da fita cardiaca e do sensor de cadencia... a fita 'alimenta' quer o FR305, para registo, e o Colorado, para vizualização.

Estes dois equipamentos, configurados para gravar as tracks de seg a seg, é também o mais aconselhável para 'mapear' zonas onde os mapas existentes nâo têm os carreiros desenhados.

Uso tb o 60Csx e o Colorado como GPS de automóvel. Um luxo.... O Colorado está muito próximo do software dos Nuvi, o 60csx não compromete.

Em passeios a pé, qq um serve desde que tenha o mapa e as curvas de nível. Ainda há pouco li noutro post alguém a escrever que ter os mapas não serve de nada fora de estrada... Para isso as curvas de nível servem bem, para ler o relevo...
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
xeriph, excelentes intervenções :yeah: Uma boa análise de prós e contras dos diversos aparelhos, muito, muito bom :)
É mesmo esse espírito de partilha de conhecimento que se quer :)
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
netwolf, não.
A estrutura física do Colorado em pouco ou nada se assemelha à série 60.
 

TMiranda

Member
Então, para quem não tenha gps e esteja a pensar comprar um para utiilização em BTT e no carro a Colorado será a melhor opção?

Dá para gravar os tracks por onde o pessoal passa?
 

patriota

New Member
Caros colegas,

Acabo de comprar um Garmin Colorado. Decidi-me por este equipamento baseado-me em fotografias e principalmente pelos V/ comentários que fui lendo aqui no forum.
Para ser honesto, nunca vi nem toquei em nenhum. Aliás, nunca tive um gps.
Para começar a utilizar o equipamento, precisava da V/ preciosa ajuda:
Como se faz para descarregar/carregar tracks?
Que tipo de ficheiros são aceites pelo Colorado?
Onde encontro tracks da zona do Porto? Aqui no forum não encontrei :(

Obrigado
 

patriota

New Member
Olá.
Obrigado pela resposta.
Eu também fiz esse upgrade e não me apercebi de nenhuma diferença. Que diferenças notaste?
Para ver os tracks no mapas, temos de selecionar "para onde" e depois "siga"?
Já agora, como fazes para vêr mais de um track no mapa?
Obrigado
 
Top