Garantias de Bicicletas e Componentes

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The_Command

Guest
Bom dia

Estou a pensar criar um pequeno negócio de venda de bicicletas (fixies, beach cruisers, e outras parecidas). Acontece que estou com dificuldade em encontrar informação relativamente a garantias.
Sei que em Portugal práticamente tudo tem 2 anos de garantia, mas por exemplo quando adquiri uma Berg apenas me deram garantia de 2 anos de quadro e 6 meses de peças.

Alguém me poderá ajudar a encontrar informação relativa as garantias sff.
 

pauloreis

New Member
Boas: visto que vais abrir um negócio as garantias variam de marca para marca. As nacionais têm uma garantia as importadas têm outra. Nada melhor que esclareceres essas dúvidas com as marcas que iras representar
 
T

The_Command

Guest
Boas

Sim isso eu sei, até porque os prazos de garantias não são iguais em todos os países. Relativamente a garantias de quadros por norma e pelo que se pode ver na maioria, todas as lojas dão a garantia do fabricante, se for 5 anos 2 anos, vitalicia etc..
Mas a minha maior dúvida estava relacionada com os componentes, não sei se serei obrigado a dar os 2 anos ou menos tempo. Mas já fui ao consumidor.pt e já dá para esclareçer algumas dúvidas.
 
Boas

Obrigatoriamente os componentes também têm 2 anos de garantia, excepto o material de desgaste, tipo corrente, cassete, pastilhas de travão etc. O tempo de garantia desse material é muito menor. Dou um exemplo. A minha Specialized rockhopper com um ano e meio partiu um carril do selim e a loja trocou o selim sem problema.
Cps
 

roda66

New Member
Comprei um componente para a bike numa loja online, e passados uns meses reparei que tinha aparecido um problema. Arquei com os custos de envio para a garantia, ainda elevados, mas acabei por receber rapidamente o dito componente reparado. Um mês depois, o problema aparece de novo, e a loja online indicou-me que devo novamente suportar os custos de envio para a garantia. É com isto que temos de contar?
 

Jocas22

Active Member
se for loja da UE, quem tem de pagar todos os custos de envios são eles, isto no fim, ou seja, pagas tu, depois se eles verificarem que é mesmo caso para a garantia têm de te devolver o que gastaste. Está na legislação comunitária.
 

roda66

New Member
Podes apontar-me a legislação? Os termos do site indicam que os gastos com o envio ficam por conta do cliente. Eu nem questionei isso da primeira vez que enviei para a garantia (que pelos vistos é questionável) mas agora uma segunda vez começa a ser excessivo.
 

Jocas22

Active Member
Artigo 4.º
Direitos do consumidor
1 — Em caso de falta de conformidade do bem com o
contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta
sem encargos, por meio de reparação ou de substituição,
à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.
2 — Tratando -se de um bem imóvel, a reparação ou a
substituição devem ser realizadas dentro de um prazo ra-
zoável, tendo em conta a natureza do defeito, e tratando
-se
de um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias, em am-
bos os casos sem grave inconveniente para o consumidor.
3 — A expressão «sem encargos», utilizada no n.º 1,
reporta -se às despesas necessárias para repor o bem em
conformidade com o contrato, incluindo, designadamente,
as despesas de transporte, de mão -de -obra e material.

http://www.dre.pt/pdf1sdip/2008/05/09800/0288802894.PDF

Decreto-Lei n.º 84/2008 , DR 98 Série I de 21 de Maio de 2008
Ministério da Economia e da Inovação


Sumário: Procede à alteração ao Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril, que transpôs para a ordem jurídica nacional a Directiva n.º 1999/44/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de Maio, sobre certos aspectos da venda de bens de consumo e das garantias a ela relativas. Este Decreto-Lei altera e republica o Decreto-Lei 67/2003 de 8 de Abril.
 

roda66

New Member
Obrigado Jocas, deste-me um excelente ponto de partida.

A Directiva 1999/44/EC é bem explícita no que toca à falta de conformidade no momento da entrega. No entanto, não é tão clara mais à frente, quando estabelece as regras para as garantias...

De qualquer forma vou contactar a loja com isto, para ver o que dizem.
 

demorider

Active Member
Realmente a lei "obriga" a que a loja que vendeu assuma as custas de transportes e reparação do material, o problema é que a maioria das lojas online tem lá bem explicito nos "termos e condições" que os encargos de transporte nas devoluções são a cargo do comprador...

Depois de avisado o cliente é responsável por ter comprado mesmo sabendo que em caso de avarias ou trocas seria responsavel pelos transportes..

Outra situação é por exemplo compras em lojas fisicas... Há alguma loja física que vá recolher o material a casa ou que pague os gastos em deslocações para levar o material a loja? Não..... Uma coisa é a lei, outra é fazer valer essa lei que acarreta custas de advogados e tribunais e num país onde se pode roubar e matar sem se ir preso o mais provável era não dar em nada..

Mas aperta com eles... Não perdes nada em tentar..
 

reflex989

Member
Pessoal deiam me ai a vossa opinião.
Comprei uma Coluer Sodium em Julho do ano passado na Btterra. Entretanto a vida mudou e vim morar para Aveiro onde resido actualmente.
Neste período de tempo a bike so me tem dado problemas desde parafusos que se desapertam sozinhos, parafusos partidos, swingarme com defeito, rolamentos, etc etc etc. Perante isto levei a bike à loja representante ca em Aveiro.
Um dos graves e grandes problemas que sempre me queixei era que a roda traseira adornava muito, em demasia.
Agora um ano depois a fabrica lembra se de trocar o cubo traseiro para tentar solucionar o problema. Durante este período, troquei as rodas de Mavic crossride para ZTR Crest.
Agora fui confrontado em que a fabrica não me troca o cubo da roda porque não são as originais e que a loja de Aveiro não tem que dar garantia da bicicleta.
sabem se podem fazer isto, se a lei das garantias prevê esta troca ou se a loja pode ter este comportamento???
Thanks
 

reflex989

Member
pessoal ninguem dá opinião???
Ja agora sabem se no meu caso e visto morar em aveiro e o importador ser em vagos 7km de distância posso la me deslocar levar a bike e pedir o livro de reclamações??
è que os problemas mantêm-se e entretanto ate ja a escora partiu ninguem sabe como lol
 
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