Fuga de Óleo - Formula Oro K24

rjcardoso

New Member
Boas!

Venho mais uma vez solicitar a ajuda especializada dos mecânicos do forumbtt.

Acontece que após trocar as pastilhas dos meus travões (estavam gastas) tive de afasta-las para poderem acomodar os discos (afastar os bombitos).

Assim que começo a afasta-las, começo também a ouvir um borbulhar, que vim a perceber era óleo a sair por um sitio inesperado na manete... parecia uma válvula de escape.

ja procurei em manuais, na net e não percebo porque está a acontecer... Como poderei corrigir o problema? Deverei pôr na garantia? deverei ir a um mecânico ou é algo que possa resolver em casa? :roll:

Outra questão é: reparei que perdi as anilhas de segurança dos travões, são umas peças muito pequenas, finas e sem grande aperto. São realmente importantes?

PF ver fotos:
http://picasaweb.google.pt/RJCardoso/FormulaOroK24#

obrigado pelas dicas.

abc.

Rjcardoso
 

bpro

New Member
Quanto ao problema mais grave (perder óleo) não te posso ajudar, em relação ás peças, não é muito grave, a função delas é segurar esse pequeno parafuso, no caso de ele começar a desenrroscar com a trepidação...convem estar lá por segurança, mas tendos atenção em cada volta verifica se esta tudo bem apertado...

Aliás numa oficina da especialidade devem arranjar essas peças...

Abraços
 

Smith

New Member
Pela imagem a peça problemática poderá ser a nº 10.

oro2008pdfadobereader.png


Não sei se será facil substituir ou não,mas se os travões têm garantia acho que deves mandar esse de volta.
Quanto aos freios dos parafusos que seguram as pastilhas é como o bpro diz.
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Boas
Amigo, se fores da zona de Lisboa, desloca te a Santa Apolónia, por trás da Estação CP, tens a BINA CLINICA, do amigo António Valério, diz que vais da minha parte, levas a bike e ele logo te resolve o problema

Abraço
 

tkul

Utilizador Banido
as "anilhas" são freios. Aconselho-te a colocar, dado que são baratos.
quanto à fuga, e como já foi apresentado na imagem, deve ser o vedante que cedeu. acontece...
é comprar, trocar e sangrar. sem problemas.

a falta de tinta, é devido líquido de travõe que é corrosivo! aconselho a todos da bricolage a fazer sangramento de travões com eles desmontados.
evitam confusão, e não é assim nada de complicado.
 

duchene

New Member
Se tirares a menete fora irás reparar que no arco que encosta ao guiador, do lado da bomba, tem um pequeno furo que não é mais do que o respiro da tal "peça 10" que é na verdade a membrana do depósito. Não conheço muitos casos em que tenham rompido, no entanto o que é relativamente comum é sair por esse furo alguma condensação que se acumula nas paredes da manete e parece óleo, quando na verdade não é.

Como não sei a dimensão da tua fuga é difícil de avaliar mas caso seja algo significativo terá sido mesmo a membrana a rebentar e nesse caso, há que proceder à substituição.

Quanto ao freio, a função é evitar uma falha catastrófica originada pelo desapertar e queda do veio das pastilhas, o que te iria deixar sem travão atrás. É um evento muito complicado de acontecer mas no entanto nestas coisas, nada de facilitar. Tira o freio da frente ou um dos veios e leva a uma boa casa de ferragens para arranjares um equivalente.
 

Abrantes

Member
Boas,

Nos meus k24 tenho uma dúvida:

Comprei um par de pastilhas para o travão traseiro mas as pastilhas novas não entram pois os bombites (acho que é assim que se diz) estão muito deslocados para o disco.

Como posso fazer com que os bombites voltem atraz de forma ás pastilhas novas encaixarem?

Agradeço desde já a ajuda!
 

mpedroso

New Member
Regra geral deixas as pastilhas velhas no sitio e depois com uma chave de fendas larga vais empurrando as pastilhas contra o êmbolo que este começa a recolher. Depois de recolhido o êmbolo já deverás ter espaço para colocar as novas pastilhas.

Abraço
 

Abrantes

Member
Ok, vou fazer isso!

Mais uma questão: O conjunto do travão de trás (Oro k24) tem quase 3 anos de uso e nunca foi purgado... é o travão que uso mais. Neste momento a manete do travão não responde como quando novos, isto é, está lenta a recuperar, não muito lenta, mas um pouco mais lenta que a manete da esquerda. Estarei a precisar de fazer a troca de óleo?
 

mpedroso

New Member
O que vou dizendo refere-se à experiência/leitura de manuais dos meus Avid Elixir CR...

No manual refere que para manter em bom estado a capacidade de travagem, quando os travões têm uso frequente, deverá ser sangrado o sistema a cada ano. No caso de downhill e afins deverá ser sangrado com menores intervalos de tempo... Não sendo mecânico (nem de perto nem de longe), acho que essa recuperação ou sensação esponjosa pode ser ar no sistema o que pede um sangramento de travões mas alguém mais experiente por certo saberá dizer/explicar/diagnosticar algo melhor que eu.

Abraço
 

gonzalesdelmar

New Member
Se tirares a menete fora irás reparar que no arco que encosta ao guiador, do lado da bomba, tem um pequeno furo que não é mais do que o respiro da tal "peça 10" que é na verdade a membrana do depósito. Não conheço muitos casos em que tenham rompido, no entanto o que é relativamente comum é sair por esse furo alguma condensação que se acumula nas paredes da manete e parece óleo, quando na verdade não é.

Como não sei a dimensão da tua fuga é difícil de avaliar mas caso seja algo significativo terá sido mesmo a membrana a rebentar e nesse caso, há que proceder à substituição.

Quanto ao freio, a função é evitar uma falha catastrófica originada pelo desapertar e queda do veio das pastilhas, o que te iria deixar sem travão atrás. É um evento muito complicado de acontecer mas no entanto nestas coisas, nada de facilitar. Tira o freio da frente ou um dos veios e leva a uma boa casa de ferragens para arranjares um equivalente.


estou totalmente de acordo com o duchene, normalmente quando há fuga de óleo no travão vais notar logo que o teu travão já não vai travar com aquela precisão que travava,a manete toca no punho.se isso nao acontecer o teu travão está bom.
 

zykon

Super Moderador
Isso é um "feitio" dos formula. Resolve-se trocando uma pequena peça na manete.
Ah, os bombites dos formula não são nada fáceis de afastar. É preciso força
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas
Tens razão, é preciso força para conseguir afastar, a bike do irmão mais novo tem uns, trava e bem, mas quando tem fuga, vai lá vai...lá tenho de me deslocar a Lisboa
 
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