FOX VANILLA 140 mm VS ROCKSHOX REVELATION RCT3 Dual Air 150 mm

ruipiu

Member
Caros companheiros do pedal,

Atualmente tenho na minha GT Force uma Fox Vanilla 140 mm na frente e estou a pensar trocar por uma ROCKSHOX Revelation RCT3 Dual Air com 150 mm, é das únicas suspensões que não me obriga a trocar rodas (eixo de 9 mm) e serve no meu quadro (direção não cónica, 1 1/8).

Já algum tempo que ando a pensar fazer uma alteração na suspensão, não é que não goste da Fox Vanilla, mas por vezes acho que me dava mais confiança um pouco mais curso na frente, até porque equilibrava a traseira que faz 150 mm.

Maioritariamente ando no Monsanto (com uns saltinhos à mistura) e na Carregueira, mas vou começar a fazer umas incursões a Sintra onde a coisa pia mais fininho!

Será que a troca é um UPGRADE?

Onde fico a ganhar e/ou a perder?

Ideias/opiniões?
 

DriveMe

Active Member
Boas.

De que ano são as suspensões?

Não sei até que ponto +10mm de curso vão fazer muita diferença.
E devias mesmo pensar no eixo de 15 ou 20mm. Os cubos/rodas, hoje em dia, não tem preços proibitivos, e, para esses cursos, penso que justifica.

Já agora, tens forma de montar um suspensão cónica num quadro não cónico, de 1.1/8''.
Vê se o teu quadro é compatível.
 

ruipiu

Member
Boas DriveME,

Obrigado pelo feedback.
A Fox é de 2008/2009 e a RockShox não tenho a certeza mas é mais recente (negocio de usada...).
Ambas tem tudo de direcção reto que é o que o meu quadro suporta.

A minha dúvida é se para o tipo de utilização a troca compensa, ganhar um cm de curso (teoricamente dado que já li por aí algum pessoal a informar que algumas RochShox fazem menos curso do que o anunciado), menos peso e suspensão a ar (a Fox é com mola).

A minha Fox faz os 140 mm de curso, gosto do funcionamento, apesar de ter de confirmar se a mola que tem é a adequada para o meu peso, agora que tenho abusado um pouco mais noto que esgota com relativa facilidade.

No que diz respeito ao eixo, implica trocar as rodas ou os cubos (nenhuma das opções é barata).

Estou nesta indecisão...
Por um lado gostava de experimentar uma suspensão a ar, mas há sempre o mas...
 

demorider

Active Member
Nao tenho qualquer experiência com nenhuma das duas suspensões mas acho que não vais ganhar muito com a troca..

Se não estou em erro a fox tem bainhas de 32mm, a rockshox sendo de eixo 9mm também deve ser de bainhas 32mm.. O ideal seria a troca por uma suspensão de eixo de 15mm e bainhas de 34, irias notar muita mais diferença neste tipo de troca do que num aumento de 1cm de curso.. Uma suspensão de 140/150 com bainhas de 32mm sofre muita torção..


A única vantagem que encontro na troca poderá ser o peso (não sei quanto pesa cada uma), a rockshox sendo a ar deve pesar menos que a fox..
 

Churchill

Member
Tens cubos da DTswiss, o 350, por menos de 50€, se é para trocares de suspensão pensa em trocares para 15mm que a diferença não é tão grande
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Com mais 1cm, acho que não vais sentir grande diferença...

Secalhar ganhas mais com a troca da mola para o teu peso, do que a mudar para uma suspensão a ar.. A sensibilidade de uma suspensão a mola é maior do que uma a ar, por isso acho que não devias estar a trocar a tua FOX..
 

DriveMe

Active Member
Concordo com o que foi dito.

Mola, para mim, é superior. Essa Fox não tem outros ajustes, ou possibilidade de melhoramento (oleo, retentores..)? A dureza da mola não é tudo.
Vê os cubos na superstarcomponents (penso que consegues por +-30e).
Informa-te do ano da suspensão e procura reviews.
Tenho ideia que a Revelation sempre foi uma boa aposta.
Informa-te da afinação (tens bomba adequada?), e se precisa de manutenção.

Mas, no final, tudo tem a ver com o valor.
Se o preço for bastante bom, arrisca.
Se não gostares, voltas a montar a Fox e vendes a RS.
 

fabio viana

Well-Known Member
Em termos de retentores não podes meter uns SKF? secalhar com uns retentores destes e uma mola para o teu peso, ficavas com uma boa suspensão.
 

ruipiu

Member
Em primeiro lugar obrigado pelas vossas opiniões.
Ambas tem pernas de 32 mm, uma fox van 36 é que era.
O problema dos eixos, cubos é que tudo tem um preço, e comprar cubos, tenho de comprar raios, mandar montar roda, comprar suspensão... +e só contas de somar e sumir na conta bancária...

Por esse caminho mais valia já agora mudar para roda 27,5 e comprar uma bike nova (daqui a uns tempos quem sabe!).

Já estive mais convencido na troca, se calar o melhor será seguir alguns dos conselhos, mais uma revisão à Fox e trocar a mola.
Tenho de ver isso dos retentores, não sei bem qual a função e de como podem alterar o desempenho da suspensão?
 

FMCurto

Active Member
Não sou expert nem conheço a Vanilla, pelo que vi tens vários sub-modelos com a principal diferença no "damper": banho aberto ou FIT.
A mina opinião é de quem passou agora de uma Marzocchi 44 140mm a mola (com preload a ar) para uma Revelation 150 RLT, em termos de mola não vale a pena a troca, a Revelation será mais leve claro, mas a mola a aço tem uma sensibilidade inicial maior.Se deres uma olhada nos fóruns estrangeiros vais encontrar montes e montes de gente que fez um "upgrade" de mola a ar nas versões Dual-Air ou Dual-Position (mais propensas a problemas) para mola de aço, porque a sensibilidade inicial e fiabilidade é melhor, ou dás por exemplo uma olhada no site da TF Tuned.
No entanto e se essa RCT3 for a versão normal Solo Air (presumo que é uma versão antiga) podes trocar o topcap do ar por um que permita usar tokens e já ficas com uma possibilidade de ajuste maior.
O 1cm extra também não é muito notório.

Onde realmente se nota uma grande diferença é no "damper", nas RLT e RCT3 é dual-flow o que se traduz numa compostura muito boa em impactos repetidos, parece quase que o curso não esgota, aliás por vezes olho para o-ring na perna no final de um trilho e fico surpreendido que por vezes o curso praticamente esgotou mas na prática a andar nem se dá por ela.

Retentores SKF tanto quanto sei só começavam nos 34mm para cima, pode ser que entretanto tenha mudado.
 

synclever

Member
Eu também tenho uma suspensão dessas numa das minhas bikes.
Existem 4 molas para diferentes pesos: Preta (41-52Kg), Roxa (52-68Kg), Azul (68-82Kg) e Verde (82-95Kg).
Enquanto não trocas a mola podes tentar diminuir o SAG.
Vê se as tuas rodas dão para trocar para eixo de 9mm, já é um bom upgrade.
Se quiseres uma suspensão a ar com boa sensibilidade aconselho uma Pike ou uma FOX 34 FIT4.
 

ruipiu

Member
Como posso diminuir o SAG synclever? Trocar para eixo de 9 mm!? Acho que é o que tenho, 9 mm não corresponde aos "tradicionais" apertos rápidos?

Aqui fica um video feito no Monsanto, Chimarrão. Esgota 1 ou 2 vezes.

[video=youtube_share;f74CVJ3zVjA]https://youtu.be/f74CVJ3zVjA[/video]
 

ruipiu

Member
Acho que percebi a dica do eixo.
o aperto rápidos será de 5 mm e não 9mm?

As rodas são umas crossride disc... tenho de ver estudar essa alteração.
 

SeteGu

Active Member
Também não percebi... as tradicionais são de 9mm. Depois há de 15mm ou 20mm.

Para ajustar o SAG provavelmente só aumentando o pré-load (ou mudar de mola).

EDIT: Já agora... com a mola que tens o SAG é de quanto? E se não é indiscrição quanto pesas?
 
Last edited:

fabio viana

Well-Known Member
Realmente tens a suspensão com muito sag.. pelo video dá para ver que a suspensão funciona com pouco curso para uma suspensão de 140mm..

Por isso tenta dar mais preload ou muda de mola.
 

ruipiu

Member
SeteGu, como não sou gaja não levo a mal a tua pergunta e aqui ficam as minhas medidas:

1.91m e 95kg, a minha GT quando anda vai mesmo ao castigo! Como podes ver na foto um quadro L parece uma BMX!

Só dá para ajustar o Rebound, ajustar Sag só mudando a mola.

Ainda não percebi aquele post, de trocar para eixo de 9mm, synclever podes ajudar?
 

OPEN

Member
A minha questão é como é que ainda não "rebentaste" com as rodas!?

Não tenho 1,91m mas pesava à bem pouco tempo 94kg e um dos meus trilhos preferidos é o chimarrão, tenho ali umas rodas na garagem, com os aros cheios de "quincas" que duraram menos de um ano em monsanto.

Isto para te dizer que, vais eventualmente mudar a susp para abusar mais da bicicleta, ir a sintra e tal, não tarda estás a precisar de mudar ou melhorar as rodas. Já inspecionaste os eixos ultimamente!?

Gastar dinheiro não interessa, então vai pelo mais barato, muda a mola, pede emprestada tenta o mercado de usados e experimenta.

Na tua opinião a suspensão já não serve o que vais/queres fazer, é isso!? Ou não te sentes seguro com ela!?

Eu acho que não vais ganhar nada na troca, ou seja, se fosse para algo com bainhas 35/36 e eixo de 15 no mínimo mas 20 seria o ideal. Se o objetivo realmente é levar porrada e aguentar então procura segurança, estabilidade e claro qualidade.

Trocar por trocar...


edit: já agora os eixos de 9mm são os ditos normais, convencionais depois os de 15 ou 20, isto em relação à roda frente claro!
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
A resistência dos aros/rodas não terá a ver propriamente com o tipo de eixo... mas sim... eixo de 15 ou 20 seria o ideal.

ruipiu
​sabes qual é a mola que está nessa suspensão? E já mediste o SAG?
 
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