Formula R1, Desgaste anormal nas pastilhas e espaçamento entre as pastilha reduzido

Xrockyman

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Olá pessoal !
Foi em Julho que comprei a minha bike (Canyon Lux mr 9.0 ), desde o primeiro momento que tive problemas com o travão de trás ( formula R1 ).

Estes travões são conhecidos por terem um espaço muito reduzido para o disco circular mas o travão de trás é mau de mais ! A titulo de comparação, à frente tenho um disco de 180mm e tem um ligeirissimo empeno e mesmo assim o espaço livre é bem considerável e não há qualquer arrasto.

Mandei o travão para a canyon, que prontamente o enviou para a Formula para a garantia. Quando voltou veio um pouco melhor mas mesmo assim o espaço é mesmo muito reduzido, bem pior que o travão da frente.

Hoje resolvi inspeccionar a fundo as pastilhas as da frente apresentam um desgaste uniforme em ambas as pastilhas. O travão de trás tem uma pastilha completamente gasta quase a chegar ao "ferro" enquanto que a outra ainda tinha muito para dar ainda !
Já pus um novo par de pastilhas, vamos ver o que acontece...

Com este problema do desgaste anormal das pastilhas do travão de trás chego à conclusão que o espaço reduzido que existe para o disco rodar poderá ser devido a um dos pistons não recuar convenientemente.

Já algum de vós teve este problema com os formula ?
Existe alguma forma de lubrificar os pistons para tentar resolver este problema ?
Devo mandar novamente para a garantia ?


Peço desculpa pelo testamento e agradeço desde já a vossa Ajuda ! :)

Abraço
 
Olá amigo o problema que descreves é muito vulgar nos formulas R1, eu tenho uns com uns 6meses e ao inicio também sofria desse mal, até que mandei retirar óleo aos travões e ficaram 5*.
Ao que sei eles trazem de fabrica muito óleo, o que pode provocar o não recuo das pastilhas e o constante roçar dos discos.
Os meus mesmo quando passo em água durante algum tempo ficam a roçar..No entanto com uns km's em cima deixam de roçar..
Abraço
 

klaser

Well-Known Member
Adquiri recentemente uns formula oro k24 e tenho problemas semelhantes....as pinças e discos são iguais tanto na frente como atrás,mas na roda traseira parece que o espaço pastilhas/disco é metade do da frente !!
A situação é tal,que ao mudar as pastilhas traseiras e,obviamente colocando os bombitos na posição mais recuada possível (faceado com o corpo da pinça),com pastilhas novas o disco não tinha espaço pra entrar !!Para conseguir tive de rebarbar no lado metálico das pastilhas,e tirar cerca de 1mm em cada uma...
Mesmo assim,o disco tem de estar 100% desempenado,aquilo tem 1mm ou menos de folga em cada lado,isso agora com as pastilhas já com algum desgaste..
O meu não tem esse problema de um bombito sair mais que outro,mas parece ter problema de não recuperar tão bem (ir para trás) como os da frente,fazendo com que a folga fique sempre justa...
Um truque que resulta alguma coisa,mas pouco,é afastar as pastilhas ao máximo e depois preencher o espaço com algo sólido e dar umas boas bombadas na manete,depois no sítio obviamente a manete vai voltar a afundar mais um bocado devido ao disco ser mais fino,mas é melhor que afastar e usar o proprio disco nas primeiras bombadas...
Também já fiz os bombitos sairem para fora levemente (apertar a manete sem disco,mas DEVAGAR e a olhar)limpei com lixa fina e lubrifiquei,melhorou a recuperação um bocadinho...

P.S Realmente já lembrei de tentar tirar um pouquinho do fluido do sistema pra ver se o recuo melhora,mas ainda não o fiz...talvez seja solução também...
 

fitty77

New Member
Eh pá, isso não é defeito, mas sim feitio. Os R1 são travões muito bons, mas têm a particularidade de, no que toca à posição dos pistões, não ter grande sensibilidade de ajuste (que é automático, ou deveria ser...). O problema de os pistões sairem mal (um mais que o outro) é o responsável, por exemplo, pelo facto de uma pastilha de um dos lados se gastar mais depressa de que a do outro lado. Isso pode ser minimizado, fazendo sair o embolo para fora e lubrificá-lo, mas nunca fica bem.... O problema de não se conseguir ganhar espaço para o disco, costumo resolve-lo com uma lâmina fina. Isso acontece-me com frequência cada vez que troco as rodas, pois numas tenho discos mais recentes e logo, com mais espessura. O sistema não tem sensibilidade para se ajustar, por isso, o que faço, é por momentos dizer ao sistema que o disco é ainda mais espesso, colocando uma lâmina fina entre o disco e uma das pastilhas (se for necessário, duas entre o disca e cada uma das pastilhas, mas pode ser muito) e mandar umas poucas de bombadas. Quando tiro a lâmina, o espaço está ganho e o sistema funciona com esse espaçamento. Se por acaso meterem uma espessura muito maior e criar muito espaço, quando tirarem a lâmina parte desse recuo vai ser compensado pelo travão e se não for, basta tirar a roda e com cuidado dar uns toques no travão. Depois tem que se ajustar novamente.

Edit: Já agora, cuidado ao andar a rebarbar coisas nos travões. Se tivessem passado a pastilha por uma lixa ou coisa que o valha tudo bem, mas rebarbar a parte metálica (suporte) da pastilha.... Cuidado Não parece mas isso sofre esforços do caraças. Põde não acontecer nada, mas não é boa prática. Se for preciso, retira-se material sempre do lado de desgaste.
 

Xrockyman

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Olá :) já mandei um mail para a canyon e estou à espera de resposta.
Concordo que os R1 tenham esse "feitio" mas o travão de trás é demasiado mau ! não consigo que alinhamento fique perfeito e pior que isso foi uma das pastilhas ter chegado ao "ferro" e a outra ainda ter 1mm de superfície de travagem :s é que esta diferença de desgaste das pastilhas é mesma elevada, não é uma pequena diferença... Apenas peço que a formula me arranje uma solução para que o travão de trás funcione tão bem como o da frente ! :)

Abraço
 

fitty77

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lol... Olha, para teres uma ideia, já tive pastilhas em que uma ficou gasta e a outra praticamente nova (mas dessa vez foi mesmo exagero e acho que a culpa também passou por mim por outra razão...)... Com outros travões isso notava-se ao nivel da travagem, mas felizente os R1 são potentes para impor potência suficiente para travar. Outra coisa boa é que as pastilhas são reversiveis, ou seja, dão para usar noutra posição e assim aproveitam-se completamente, coisa que outros não permitem (se bem que se a coisa funcionasse perfeitamente, não era necessário nada disso). Contudo, isso é um defeito, e fazes muito bem em reclamar. O problema é que provavelmente isso obriga-te a mandares os travões para Espanha e ficares sem eles.... Como não tenho paciência para me andar a chatear, tenho tendencia para arranjar as coisas por mim. Vai dando o feedback do pós-venda da Formula. Abraço
 

Xrockyman

New Member
O que vale é que tenho uns XT que dá para eu substituir enquanto não tenho os travões por isso é que prefiro insistir com a formula :) Quanto à assistência da formula, até agora não a acho famosa mas posso somente ter tido azar. Quando desmontei agora as pastilhas notei que a mola das pastilhas estava dobrada para fora de ambos os lados... suspeito que a solução que arranjaram da primeira para o reduzido espaço foi essa :s

Abraço
 

klaser

Well-Known Member
Bom já vou no segundo jogo de pastilhas "rebarbadas" sem problema...pra tirar o mesmo na zona de desgaste passava de umas pastilhas novas pra já gastas pela metade,isso sem usar sequer...cada um faz o que quiser,aquilo sobra parede mais que suficiente,testado e aprovado por mim,quem achar perigoso simplesmente não o faça...
 

Xrockyman

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Pois, eu não tinha problema nenhum em rebarbar as pastilhas mas isso não ia resolver o desequilibro entre os êmbolos do travão. Mas obrigado pela sugestão ! :)
 

klaser

Well-Known Member
Eu já faço coisa parecida,meto aquela própria peça plástica (que é um tanto mais espessa que o disco)fornecida pela própria fórmula,e realmente é melhor do que só afastar os bombitos e depois ir directo dar bombadas com só o disco..
Mas o que fiquei estupefacto,foi quando mudar pela primeira vez,mesmo com os bombitos afastados ao máximo,não havia espaço pra roda (disco) entrar!! Pensei se calhar como os discos não são fórmula podem ser ligeiramente mais grossos e tal,eu até fiz aquilo de lixar na parte do desgaste,só que as pastilhas depois duraram quase nada,menos da metade do normal....por isso rebarbo,como não consigo meter nas novas e não quero gastá-las com lixa,resolvi tirar do outro lado...
 

Xrockyman

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Olá pessoal :)

Como tinha prometido, venho dar o feedback dos travões. Vieram da garantia no dia 24, e finalmente posso dizer que estão a funcionar bem :) O espaço entre as pastilhas é agora muito mais aceitável, ao mesmo nível do que tinha no travão da frente. Agora foram muito fáceis de afinar e não há qualquer roçar entre as pastilhas e disco.

Espero que os travões se mantenham assim durante muito tempo !
 

greycat

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Eu tenho uns formula RX, e já tive alguns problemas desse tipo, que resolvi facilmente da seguinte forma:
- desapertar ligeiramente os dois parafusos do suporte das maxilas (que fixa ao quadro ou à forqueta).
- accionar a manete do travão respectivo.
- Voltar a apertar os dois parafusos do suporte.

Desta forma alinhas as pastilhas.
 

Xrockyman

New Member
Sim, agora até consegui alinha-los dessa forma. Antes nem alinhando à mão e "olho" com uma boa fonte de luz era possível, simplesmente não havia espaço !
 
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