Folga suspensão. Valores aceitáveis ?!

RuiZinK

Member
Boa tarde.
Comprei uma bicicleta há pouco tempo (tem apenas 80 e poucos km) e trazia uma Manitou R7.
Desde início, reparei numa ligeira folga. Com a bicicleta parada, travando apenas com a roda da frente e movendo para a frente e para trás. Ouve-se um ligeiro toc toc.
Inicialmente pensei que seria das pastilhas do travão, mas por apalpação reparei que é uma pequena folga na bainha esquerda (o lado pneumático, penso eu). Quando seguro firmemente com a mão na zona do retentor, nota-se que a bainha se move ligeiramente (talvez até menos de 1mm).
A olho nú não é perceptível e até agora não vi nenhum óleo nas bainhas (apesar de ter poucos km).
Em andamento, quando travo forte, não se nota nada de folgas, sente-se apenas a suspensão a afundar!

Daí surge a minha questão: qual é a folga aceitável para uma suspensão ter ?

Peço desculpa se já existir resposta à minha pergunta, mas pelas pesquisas que fiz apenas encontrei coisas como: "folga = suspensão fraca" ou "folga -> revisão"

Existe também outra questão: a pressão de ar não faço ideia como está, foi "enchida" aquando da compra na oficina e como não tenho bomba (ainda) não sei se está ou não a perder ar.

Obrigado.
 

alexcoupe

New Member
Boas, a bicicleta é nova? compraste-a numa loja? se sim deverás accionar a garantia. eu tive um problema parecido com o teu e também tinha quase a certeza que seria folga nas bainhas da suspensão, era folga na caixa de direcção.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
A folga pode ser por algum defeito na suspensão (esperemos que não), poderá ser normal ??????? (existem suspensões que fletem mais do que outras quando travas e mexes a bike para a frente e para trás), ou realmente também poderá ser uma ligeira fola na caixa de direcção. Em primeiro lugar verificaria a direcção e só depois iria para a suspensão. Ora como a bike é nova, o melhor será levares a bike á loja onde a compras-te.

Fica bem.
 
Last edited:

RuiZinK

Member
Pois, a mim parece-me que não é muito anormal, pois em andamento é imperceptível. Comprei 2 bikes iguais e as duas têm o mesmo sintoma.
A minha questão aqui é apenas para evitar chegar à loja e dizerem-me "é normal, e tal..." mesmo sendo um problema.
As vossas suspensões/caixas de direcção não têm uma folga? Por mais pequena que seja?
Gostava de ouvir mais opiniões para ter uma ideia mais segura, antes de expor o caso na loja.
Obrigado
 

alexcoupe

New Member
Já te foram referidas aqui varias opcões, na minha scott pensava ser da suspensão e era da caixa de direcção, desmontei, lubrifiquei, apertei e ficou impecavel. se tens uma folga em qualquer sitio da bike, isso normal nunca é.
 

RuiZinK

Member
Boas.
Cá estou eu outra vez.
Segui os vossos conselhos e fui à loja (Decathlon).
Aí verificaram que efectivamente é uma folga pequena na suspensão.
Como viram que a bicicleta tem poucas semanas, classificaram como inadmissível essa folga, e portanto não se vão sequer dar ao trabalho de a verificar. Vão substituir por uma nova.
Devo dizer que até agora, o atendimento tem sido irrepriensível! Muito simpáticos e muito prestáveis.
Obrigado a todos.
Vou dando noticias sobre este assunto.
 

RuiZinK

Member
Resolvido. Substituição da suspensão.
Pediram desculpas pelo sucedido e confessaram que foi a primeira Manitou R7 que tiveram de substituir/reparar.
Atendimento fenomenal, estou extremamente satisfeito e recomendo vivamente!
Obrigado.
 

keskiea

New Member
Resolvido. Substituição da suspensão.
Pediram desculpas pelo sucedido e confessaram que foi a primeira Manitou R7 que tiveram de substituir/reparar.
Atendimento fenomenal, estou extremamente satisfeito e recomendo vivamente!
Obrigado.


Já agora qual foi a loja? Sportzone de onde?
 

Padrinho

New Member
Suspensão com folga

Boas,

Tenho uma suspensão Manitou R7 platinum e denoto nela agora uma ligeira folguita, quando travo, ou seja, com a roda parada ela na câmara com o pipo preto, a do lado do travão (160mm) abana muito ligeiramente para a frente e para trás. Isto será normal, ou precisa de substituir alguma peça, nomeadamente os redentores? Aqui fica o manual da revisão passo a passo dela.

http://www.filefactory.com/file/cb9c9e7/n/r7_platinum1c.pdf
 
Last edited:

RuiZinK

Member
O problema voltou a aparecer na nova suspensão. Parece que estou com azar! Com a bike parada e travando a roda dianteira, oscilando para a frente e para trás oiço sempre "toc toc". Sente-se mesmo que a folga está nas bainhas...
Está de novo na Deca, para reparação. Desta vez em vez de trocar imediatamente, vão abri-la para tentar perceber o problema.
O incrível é que para já nem monte faço, pois sou iniciado e ando mais em estrada/cidade.
O mecânico disse que até agora só conhece 2 suspensões R7 (das 8.2) com este problema: são as minhas 2!

Vamos ver como corre a coisa...
 

Padrinho

New Member
Bem possivelmente o problema será a coroa tramada, agora é descobrir onde arranjar isto sem ser na trampa dos espanhóis.
 
Last edited:

keskiea

New Member
Estando na garantia, usa e abusa... Só é chato porque ficas sem andar...

Na deca não tenho a certeza mas na maiorparte das sportzone normalmente não existem mecanicos, os funcionarios é que vão aprendendo e desenrascando... Por isso é que as vezes os problemas não ficam resolvidos...
 

RuiZinK

Member
Padrinho, ainda bem que levantaste essa questão.
Tenho uns Elixir 5. Alguém com folgas nas pastilhas ?
E já agora, como se pode retirar essa folga ?

Na deca até disseram que se não conseguirem reparar a suspensão (supostamente avariada), vão tentar arranjar forma de meter uma SID (por sugestão minha), sem qualquer custo.
Agora, se realmente a folga é nas pastilhas... ao trocarem a suspensão vão reparar que não resolveu nada e voltam à estaca zero...

kaskiea, sempre que vou à deca, sou encaminhado para uma pessoa que me parece ser aquela que resolve as questões mais complexas (talvez pelo meu historial de avarias)... Não sei se é "mecânico" (de título), mas pelas conversas que tenho tido com ele parece uma pessoa muito dentro do assunto e muito muito desenrascada. Ou seja, não me posso queixar de nada em relação a isso.
 
Last edited:

Padrinho

New Member
Gosto mesmo muito das manitou. Mas cheira-me que será a última mesmo que vou usar, sei fazer a revisão a ela mas arranjar peças é do caraças, para tirar o raio da folga. Nem sei onde desencantar isto em Lisboa ou arredores.
 
Last edited:
Top