Falta de respeito e de civismo

canuco

New Member
Custa também muito esticar os dedos do lado esquerdo meter o pisca?! Ah não!! È mais rápido virar acelerar e buzinar que eu estou com pressa!!!

Não querendo ser o advogado do diabo...mas os ciclistas também são OBRIGADOS a assinalar a mudança de direcção, neste caso com os braços...quantos vês a fazer isso?
Eu sou ciclista, automobilista, motociclista e peão...e posso afirmar com toda a certeza que o problema está por trás das pessoas...não tem nada a ver com o veiculo que se conduz. Os ciclistas reclamam dos automóveis, os automóveis reclamam dos ciclistas, etc etc etc...

Uma pessoa civilizada continua a sê-lo em qualquer circunstãncia.
 

MikeST

New Member
Boas Canuco. Claro que não ainda estamos num pais "livre". Exatamente e eu sei perfeitamente disso, eu faço-o, inclusive quando vou mudar de direção prefiro deixar passar algum carro que venha atrás de mim e depois é que passo. Sim as pessoas são o maior "problema" mas eu continuo a achar que a "facilidade" da condução também ajuda para o mal em vez do bem.

Concordo plenamente contigo, eu posso estar aqui a reclamar e a apontar a este ou aquele mas continuo a fazer o meu papel na estrada.

Agora se as outras pessoas o fazem ou não eu não posso afirmar a pés juntos, eu apenas falo por mim e o que me acontece.

Fujem da chuva que ela anda ai para molhar!! xD
 

Mach 4

New Member
O pior é que existe uma clara maioria que não faz nada disso, nem isso nem outras coisas mais importantes, como não fazer lixo ou cuspir na via pública. Quando existem pessoas a abandonar os seus animais de estimação em contentores do lixo e dentro de ecopontos (sim, esta é a última "moda" agora) porque é que vocês ficam admirados quando alguém não estica o braço para avisar quem vem atrás?
E não será mil vezes pior andar a pedalar á noite sem reflectores, sem colete, sem uma única luz de presença, para assinalar a marcha??

O problema é que é muito dificil tentar ser civilizado num mundo cada vez mais incivilizado.
 

MikeST

New Member
Infelizmente assim o é Mach 4 ... Um dia destes fui dar uma volta com um grupo de amigos e encontramos um saco do Pingo-Doce ao pé do Teatro de Faro fechado com cães bebés .... Mas esses ainda tiveram sorte que já tem casa. Admirado eu não fico já espero tudo, bem quase tudo. Isso de andar a noite sem nada é o prato do dia.

Tens toda a razão. Nós fazemos a nossa parte mas não compensa nem metade do incumprimento dos outros.
 

yetke

New Member
Tb sou ciclista e automobilista! Já perdi a conta às vezes que dou por mim a mandar vir com um automobilista, quando vou de bike!! Ou porque me fez uma razia, ou porque não abranda. No entanto, tb já dei por mim, de boca aberta, devido a muitas acções de ciclistas! Há malta que pensa que a estrada é deles!! Não sei o que pensa certa malta! Já apanhei um susto na Nacional 10 (Setúbal-Alcácer) em que um ciclista, na altura em que vou a ultrapassa-lo, lembra-se de dar uma guinada para ultrapassar dois colegas que já iam lado a lado! Nem olhou para trás para ver se vinha algum carro!

Quanto a andar à noite sem a devida sinalização, isso é o pão nosso de cada dia! Trabalho numa zona industrial, e a bike é o meio de transporte que começa a ganhar destaque naquela troço. No entanto, há malta que não sabe o que é iluminação! Desde à falta de refletores, ao circularem a par (numa estrada sem iluminação pública), luzes traseiras muito fracas ou até mesmo sem luzes... A esta malta, se acontecer alguma coisa, a culpa é do pobre coitado que quando os viu já foi tarde...

Há muita falta de civismo mas é de ambas as partes!!
 

DaProfezzur

New Member
Sexta, pela primeira vez, estive com vontade de bater num ciclista.

À noite a passar uma passadeira na av. fontes pereira de melo com a minha mulher e filha, com os carros parados nos sinais vermelhos, vejo um ca%#$ de um hipster na sua bela pasteleira totalmente sem iluminação a passar os sinais e fazer uma quase razia a nós. Parece que andar com luz e respeitrar as passadeiras deve ser demasiado mainstream.
 

jackyl

New Member
Não levem a mal a imagem colocada por mim.
mas em questão ao civismo, é um caracteristica que está em vias de extinção cá em portugal.
Na minha opinião, devia ser uma disciplina obrigatoria no ensino.
ensinar os mais novos o que é o civismo, visto que os pais hoje em dia (pelo menos grande maioria) não está em condições de fornecer a formação neste assunto.
 

Tellex

New Member
Infelizmente há falta de civismos de ambas as partes.
Cada vez tenho mais receio em andar na estrada, tenho uma Allez e penso duas vezes antes de pegar nela e fazer uns Km em estrada.
Como automobilista acho uma tremenda falta de consideração que haja ciclistas que também pensem que a estrada é deles e circulem aos pares lado a lado ocupando a faixa de rodagem quase por completo. Devem ser os mesmos que quando pegam no carro também pensam que a estrada é deles.
O civismo, a boa cidadadania infelizmente não abunda no nosso Portugal, estaciona-se onde se quer, não interessa que os cidadãos deficientes consigam passar ou não, aqui infelizmente faz-se o que se quer e olha-se muito para o próprio umbigo.
Boas pedaladas e com segurança!
 
E porque raio é que devia ser uma disciplina obrigatória?:confused:
A educação dá-se em casa. E infelizmente, se nem os pais são educados os filhos também não serão. A escola serve para ensinar, para preparar para o futuro, mas de nada vale se o "cházinho" que se dá em casa está fora de prazo...

Em termos de educação e civismo, sempre fui ensinado a agradecer e pedir desculpa. Quando faltava, era repreendido, e passados todos estes anos, posso dizer que não fiquei traumatizado nem precisei de psicólogos :choneh:
 

rojolifer

New Member
Boas, pois cá eu estou "maravilhado", por razões profissionais estou nas terras do tio Sam (texas mais precisamente), para não falhar muito comprei uma fininha para me entreter nos tempos livres, em boa hora o fiz e ando na estrada, ciclo via, onde ela rode :) sem problema algum, sinalização a informar para que a estrada seja partilhada e que o ciclista pode usar a faixa de rodagem por completo não faltam, vou na minha vidinha sem razias (embora circule junto ao passeio) todos mudam de faixa para me passar, ao chegar a cruzamentos não há um que me ultrapasse e abrandam para a eventualidade de eu querer ir para a esquerda ter faixa livre. Ontem na minha voltinha em ciclo via ao chegar a um cruzamento em que todos tinham o sinal de stop (eu também), lá parei a ceder passagem aos automobilistas, quando de repente levo um buzinão por estarem todos parados à espera que eu passasse e só depois de mim é que eles seguiram, realmente a mentalidade incutida por cá é completamente diferente de maneira a que quase todos os autocarros têm uma grelha frontal para 3 ou 4 bicicletas. Por aí vejo que é realmente possível a partilha entre ciclistas e automobilistas. Claro está que também a abundância de espaço seja um fator importante para que tal convívio aconteça (90% das estradas têm no mínimo 2 faixas de rodagem)
 

Ruka Almeida

New Member
Aproveitar este tópico para dar mais um exemplo de falta de civismo de um grupo de 7 "rodas finas" que apanhei hoje na charneca de caparica quando vinha a caminho do trabalho. Acompanhei em mais de 500 mts, onde circularam a par e ou mais, rotunda de duas faixas foi feita a em frente sem indicar mudança de direcção, no meio da faixa de rodagem desviar das tampas de esgoto indo quanse a faixa contrária em ves da berma...qual a minha vontade? Buzinar? claro, mas de que ia adiantar...levar com eles a mandar vir por terem razão?
 

Jocas22

Active Member
nao querendo defende-los, principalmente quanto ás rotundas.
creio que agora já se pode circular a par;
olha que passar de roda fina por cima de tampas de esgoto não é nada agradavel, aquilo nao é como os pneus de btt
e creio tambem que agora pra ultrapassar um velocipede temos de deixar o tal 1.5 metros, logo dava á vontade pra eles se desviarem das tampas, tu não conseguias era ir pra outra faixa, mas agora é assim que se deve ultrapassar.
 

miguelcarromeu

Active Member
Como seria possível?

Eu respeito a 100% o código, mesmo não concordando. Assinalo as manobras, não circulo a par e paro nos vermelhos. Mesmo assim rara é a saída em que não levo uma razia sem sentido.

E mesmo vendo muitos ciclistas que não respeitam isso, não me encho de raiva ou ódios inexplicáveis; espero pacientemente e lá os ultrapasso. Faço o mesmo quando vou atrás de um papa-reformas ou de uma carroça de ciganos. Mas aposto que vocês buzinam aos camiões carregados para saírem da estrada.

Garanto que a partir de 12 deste mês vou continuar a respeitar, ou seja, vou passar a circular a par quando um de nós for na berma. E então, pode ser que "quando levarem com um sapato de encaixe no lombo" se lembrem de também vir fazer "queixinhas".

Esperemos que nunca "me dês razão".
 

Arpeggio

New Member
Eu fiz aquele comentário em tom de desabafo, já que estou enjoadíssimo de ver pseudo-profissionais a violar regras de trânsito e a desrespeitar tudo e todos, e no dia a seguir estarem na net e nas manifestações a fazerem-se de grandes vítimas do animal que é o automobilista.

Também me passam razias todos os dias, ainda esta manhã foi a última. Não é que eu mereça, porque não mereço, mas as pessoas colocam tudo no mesmo saco, então eu sou mais um vaidoso com uma bicicleta não-supermercado, que ainda por cima tem alforges, só para me armar em bom.

A partir de dia 12 vou continuar a não andar a par.
 

miguelcarromeu

Active Member
Mas o facto de haver quem o faça, não justifica que possamos ter atitudes animalescas quando presenciamos essa situação.

Por muita razão que essa gente das razias ache que tenha, a grande maioria das vezes não passam de cobardes frustrados, na vida e na estrada.

É por isso que depois, num país a que todos gostam de chamar "bronco", talvez no estado mais mal afamado, Texas, temos testemunhos destes:

rojolifer said:
(...)sinalização a informar para que a estrada seja partilhada e que o ciclista pode usar a faixa de rodagem por completo não faltam, vou na minha vidinha sem razias (embora circule junto ao passeio) todos mudam de faixa para me passar, ao chegar a cruzamentos não há um que me ultrapasse e abrandam para a eventualidade de eu querer ir para a esquerda ter faixa livre.
 
Last edited:
Top