Falta de ética em importador.

Djatnet

Member
Boas, gostava de vos contar algo que se passou comigo, mas antes de mais quero dizer que já postei este assunto noutro sitio para alertar possiveis compradores, e que não quero de modo algum estar a denegrir uma marca, pois esta foi a minha primeira escolha. Para quem acompanhou sabe, para quem não acompanhou fica aqui o link http://www.forumbtt.net/index.php?topic=12229.0


Era uma vez, uma feira de bikes em Santarém, nessa feira conheci o importador da Orbea que me disse maravilhas dos seus quadros.
Ora quando decidi comprar, rosolvi comprar 2 um Alma e um Lanza (choco/azul). Antes de procurar, liguei para o revendedor para este me dizer onde na minha zona eu poderia comprar, a resposta dele foi de que cá na zona não tinha ninguém, os mais próximos ficavam a 60 kms.
Como me ficava um pouco longe, ele deu-me uma solução ele mesmo me vendia os dois quadros o Alma por 1300 +/- e o Lanza por 320 +/-, e que se eu os quisesse bastava dizer, que ele mesmo mos entregava, pois os tinha em armazém. Até aí tubo bem!!!

Qual o meu espanto, quando em conversa com um amigo ele me diz que bem na minha terra existia quem vendesse Orbea. Dirigi-me a essa loja, e ele disse-me que realmente vendia Orbea, e que me arranjava os quadros, desta feita o Alma por 1170 +/- e o Lanza por 265 +/-. Encomendei-os na hora. Isto em Novembro!!!!

Passado umas 2 horas liga-me o dono da loja a perguntar que raio tinha eu feito, pois o "importador" tinha-lhe chateado a cabeça, pois este queria-me vender os quadros, que este negócio era dele e que não tinha nada que estar a fazer tanto desconto nos quadros!!!!!! (uma boa atitude por parte de quem faz revenda!!!!)

De qualquer das formas, os quadros ficaram encomendados, foi engraçado, pois até ao inicio de Fevereiro que estive à espera dos quadros, e eles?? nem vê-los!!! (isto quando ele me disse que os tinha e que mos vendia) chegou ao ponto do dono da loja ligar para o "Importador" e este nem lhe atender o telefone!!!

É pena as coisas em Portugal continuarem assim, não existir ética e respeito para com os outros!!!


Um abraço a todos, e boas pedaladas.
 

Djatnet

Member
Boas fiquei tão revoltado com o assunto, que cancelei os quadros e comprei a minha marca de sempre à mais ou menos uma semana atrás!!!
 

jnio

New Member
Amigo
Eu fazia assim, aceitava os quadros do primeiro importador, exigia que ele os viesse entregar, ou enviar a cobrança (ainda era melhor), depois mandava-os para tras :roll:, ele ia ligar e entao o que eu fazia????
Não atendia :twisted:

Parece-me justo.

Realmente anda ai meio mundo a enganar outro meio!
 

pmra

New Member
Pra começar pode ter apenas sido um "chico esperto" funcionário da empresa importadora e que tenha feito isso sem conhecimento oficial da firma que representa. Seja esse ou não o caso era apresentar também uma cartinha à marca sobre o mercado paralelo deste importador.
Exigir ao máximo contrapartidas de modo a minimizar a situação pela qual te iam fazer passar, tentando ganhar qq coisa...
Para sacana...sacana e meio!
Cumprimentos!!
 

jginja

New Member
viva,
é como já disseram. faz barulho para o fabricante. denuncia tudo. não pactues com esse tipo de actuação. todos os intervenientes deviam era ficar contentes por preferires Orbea e não outra marca que optaste por comprar.
mesmo já estando servido não te cales. podes ajudar outros consumidores a não cair na mesma cantiga.
aperta com eles.

boas pedaladas
 

Xure

New Member
Boas!

Acho que a atitude mais racional é como refere o pmra, denunciar a situação com uma carta directamente à marca.
Expoe o caso com os promenores e com as pessoas visadas nesta confusão toda. Se as pessoas não sabem estar na função que lhe é atribuida, não devem continuar a estar, sob pena de estarem a penalizar quer a marca, que fica mal vista, quer o consumidor que fica certamente a perder.

Abraço
 

P.M.

Member
1- Não tem nada a ver por quanto é que as lojas vendem os artigos

2- Podem ter uma lista de preços recomendados... mas é isso mesmo- recomendados

3- Se a loja pertender prescindir da cota/margem (normalmente 25/30/35% - depende), o problema é deles.

Segundo as leis do comercio e leis da concorrência (e a própria logica), isso é verdade...
A realidade é bastante diferente, com os preços a não serem recomendados, mas sim impostos, com completo controlo sobre o que se vende e onde se vende. Existem mesmo marcas que obrigam a que o desconto máximo seja de 10%, para não "desvalorizar" a marca...

Enfim...

P.M.
 

tlages

Member
P.M. said:
1- Não tem nada a ver por quanto é que as lojas vendem os artigos

2- Podem ter uma lista de preços recomendados... mas é isso mesmo- recomendados

3- Se a loja pertender prescindir da cota/margem (normalmente 25/30/35% - depende), o problema é deles.

Segundo as leis do comercio e leis da concorrência (e a própria logica), isso é verdade...
A realidade é bastante diferente, com os preços a não serem recomendados, mas sim impostos, com completo controlo sobre o que se vende e onde se vende. Existem mesmo marcas que obrigam a que o desconto máximo seja de 10%, para não "desvalorizar" a marca...

Enfim...

P.M.

É verdade P.M. e temos um bom exemplo disso, a Specialized! Os preços são sempre iguais em todo o lado e quem vende não tem liberdade para fazer promoções quando lhe apetece e mesmo na altura delas o desconto máximo é fixado pela marca.
 

Alf

Active Member
Isso é MUITO incorrecto, a meu ver... deveria ser denunciado :evil: É este tipo de atitude que eu detesto... :evil: :evil: :evil:
 

Patubravu

New Member
a loja do Algarve não é o importador, é apenas mais uma loja, o dono da loja é o agente em Portugal ou seja apenas recebe uma comissão para vender às lojas, não o estou a defender mas a verdade é que se ele tem os quadros em stock e a loja da tua zona não é porque não os encomendou.
A Orbea demora a entregar as bikes, normalmente cerca de 6 a 12 dias, também sou agente Orbea e sei como funcionam, por vezes demoram por não terem como agora com o OIZ de carbono.
 

Djatnet

Member
Boas, estamos a falar de bastante dinheiro em dois quadros, numa loja que até compra (ou comprava) bastantes quadros Orbea. A loja encomendou, pois uma das chamadas telefónicas onde ele disse para esperar, eu ouvi. Neste caso não estamos a falar de 6 a 12 dias, mas sim de + de 2 meses. Não sou o único a quem lhe aconteceu isso, existem mais utilizadores deste forum, que de tanto esperarem, acabaram por ter de ír comprar ao Algarve.
Se procurares neste forum, vais vêr que realmente isso acontece...
 

BetoX

New Member
Não me levem a mal a intromissão, mas eu nem esperava tanto, entao com a concorrencia que existe actualmente porque nao ver outras marcas logo na altura ?! Porque é que vamos insistir naquela marca ?!
 

Polegar

Active Member
Acho que esta situação não deve ficar impune, Há que avisar o fabricante desta situação, pois que sai mal nesta história toda é a marca Orbea
 

BetoX

New Member
acho que nao podemos associar a marca a um determinado individuo sem duvidas, mas que é um facto que podemos ter uma marca da treta que fica muita bem reconhecida por ter um bom representante é ! E que o contrário é mto grave e prejuca em muito. Agora a marca também se deve preocupar com estas situaçoes... o como nao sei, mas acredito que haja mecanismos de saber feedbacks dos consumidores sobre a actuação dos representantes, mas que é um facto é que muitas vezes as marcas ficam quietas e nao se mexem, porque aquele individuo até vende bem e por isso nao o vao perder ... é relativo isto tudo acho eu ...
 

quete

New Member
boa noite

comigo passou-se uma situação tambem estranha encomendei uma orbea oiz ufo marathom na loja da zona, e dissera-me que demorava aproximadamente 10 dias, ao fim desse tempo nada, depois foi-me dito que a entrega vinda de espanha estava complicada???? mas que o distribuidor no algarve tinha uma em stock e em caso disso ficaria para mim... passou-se mais um mês variadissimas idas á loja e nada... até que fiz um ultimato e então foi-me entregue a biciclete que desde o inicio do processo estava no algarve, com a qual estou super satisfeito...mas que á algo a melhorar para bem da marca parece-me evidente,,,


cunprimentos
 
Top