Boas,
sim, existe fadiga, mas os fabricantes já fabricam tendo em conta o fenómeno. Falas em 8 anos, mas devias falar em ciclos (de carregamento), é assim que se testam peças à fadiga. Através de carregamentos cíclicos o material acaba por ceder devido à fadiga.
O que faz para evitar a cedência devido à fadiga? Projecta-se para vida infinita, ou seja, o fabricante sabe que a peça vai partir por fadiga, mas ao fim de muitos ciclos, na ordem 10^7 ciclos, ou seja, 10 milhões. Por isso, imagina a tua bike a comprimir essas vezes todas e só aí te deves preocupar com fadiga.
Atenção, isto é tendo em conta que são projectados para vida infinita, é a maneira mais segura de garantir que não há falhas por cedência. Contudo existem mais factores que não a fadiga, como microfissuras ou defeitos no material que não foram calculados, mas para isso existe o factor de segurança.
Quer em relação ao quadro ou partes, eu acredito que os fabricantes as projectam para vida infinita, e com um factor de segurança bastante elevado. Quando se trata de vidas humanas, os fabricantes não arriscam.
Depois existem as peças super leves, que às vezes até têm limite de peso através de uma ligeira diminuição do factor de segurança ou da escolha de melhores (mais caros) materiais.
Jepas