Espigao c/ amortecedor vs Suspensao total

bubu

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Amigos, preciso da vossa ajuda!
Tenho uma Scott scale 50 de 2011, da qual gosto muito(já com algumas alteralções a nivel de rodas e travões), mas preciso de a tornar mais confortável, pois as minhas costas andam a queixar-se com alguma frequencia.
Tenho a seguinte alternativa, ou trocar de quadro, para um Quadro Focus Super BUG 2012 5.0 (400€uros + meu quadro) , ou ir para um espigao de selim, (RockShox Reverb MMX 2012 seatpost +- 250€).
Atenção que n pretendo trocar de componentes, apenas pretendo substituir o quadro ou em alternativa o espigao de selim

Digam de vossa justiça face a esta duvida!!
Abraço
 

Giantfreerider

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Atenção que O rock shox reverb não é um espigão com amortecedor.
É um espigão onde podes regular a altura do mesmo através de um manipulo. ;)
 

bubu

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Bem observado "Giantfreerider", já reparei nisso, e não é isso que pretendo, pretendo é um espigão com amortecedor!
Costaricardo, a suspensão que tenho é somente à frente e é uma recon Gold solo Air.
 

Giantfreerider

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Se a bike está bem ajustada para ti e mesmo assim tens dores nas costas, para mim só existe uma solução.
Troca de quadro, para uma FS com um bom amortecedor! ;)
 

bubu

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Então assim o selim com suspensão não é solução???
O que acham do Focus Super Bud 5.0!
Sei que existem outros bem melhores mas a maior parte n é compativel com os compeonentes q tenho na Scott, e pedem-me 375€ + o meu Quadro, (ou então 600€ novo)
Se tiverem outra ideia que ronde estes valores??
 

mlouro

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Bruno, uma suspensão total é sempre mais confortável, mas nem sempre é a solução.. não sei o que já exprimentaste, mas talvez seja possível fazer uns ajustes à posição de condução tornando-a mais "direita" sem perder muito naquelas subidas mais ingremes.. às vezes com alguns ajustes ou troca do avanço e/ou um guiador "rise" com ângulo é o suficiente.. pelo menos eu mesmo com ST tinha dores nas costas quando ia durante muito tempo a subir e desde que troquei o guiador recto de 580mm por um "low rise" mais largo e fiz uns ajustes ao avanço deixei de ter problemas.. se achas que a bicicleta que tens é adequada para o que fazes, talvez seja uma hipotese mais em conta..
 

Rui Marçal

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Olá Bruno,

Olha que o Marco Louro tem toda a razão no que diz. Se te doem as costas é muito provável que com uns pequenos ajustes isso fique bom.

Por exemplo, se te doerem as costas se só fizeres alcatrão ou estradões com bom piso, então o problema é da geometria da bike que se poderá resolver com o que o Marco disse, só umas ligeiras alterações podem ser suficientes.

Com um espigão com amortecedor, nunca vais resolver o problema, podes é aumenta-lo e nem sequer faz sentido isso...

Se realmente queres mais conforto sem gastar muito dinheiro podes optar por pneus tubelesse e usa-los com a pressão mínima recomendada. Há uma grande diferença de conforto neste caso.
 

bubu

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Rui e mlouro, obrigado pelas vossas sugestões e opiniões!
O que me aconte em relaçao às costas é que quando faço mt btt (60/70 kms) em caminhos mais acidentados, no dia a seguir tenho dores no rins e já me foi diagnosticado um prolapso discal (basicamente é o que antecede uma hernia discal).
Assim sendo começo a ficar um bocadinho preocupado, e n sei se uma FS n seria a melhor opção, pois n me consigo imaginar sem fazer btt.
Basicamente é isto, e como tem havido mt tempo seco, o piso fica ainda mais rijo, daí as dores mais intensas do que costuma ser.
O que tem a dizer a isto???

abraço e obrigado pelas dicas........
 

Rui Marçal

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Sendo assim, tens mesmo de optar por uma FS e que seja confortável, é isso que tens de procurar por uma questão de saúde.

Experimenta várias bikes e não compres a Cannondale Scalpel pois tenho uma e não é muito confortável, lol.

Tens muitas no mercado, experimenta e depois vês o que se adapta melhor a ti. Se ainda não usas tubelesse passa a usar pois podes ter pressões muito baixas que te dão um conforto muito bom se prejudicares muito a performance.

Melhoras e boa continuação a pedalar.
 

bubu

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Já tenho tubeless, e tenho mesmo mta pena de trocar a minha scott scale, e a ideia q tenho das FS é que aquilo é tudo mt "mole", mas tenho mesmo de começar a ver isso com olhos de ver!
Rui o que achas das Focus Super BUD 5.0 deste ano?? Sò quero o quadro, n te esqueças :)
e de preferencia que e para aproveitat todos os componentes da minha scale!!!

thks
 

Rui Marçal

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Olá Bruno,

Nunca andei numa Focus nem sei bem o seu comportamento. Mas se estás com receio de serem demasiado moles, opta pela Scalpel que no modo mais duro é como uma rígida, não duvides. Aliás se bloqueares a lefty é ainda mais dura. Mas também não é isto que procuras e um quadro de uma Cannondale com lefty custa mais de 2500€, acho, uma fortuna.

Opta pela Focus se gostas. Vais obter muito mais conforto, garanto-te e podes continuar a curtir as tuas voltas com mais saúde e à vontade. Agora, pode é perder poder de arranque, pode ser mais pesada que a tua, mas, acho que no geral vais ficar melhor.

Conheço bem a tua bike e sei que a posição dela de condução é agressiva, tal como é a minha Scalpel, por isso as tuas costas também sofre mais.

Agora a tua ideia de que as FS são moles é real. A grande maioria é. Mas dentro das FS tens umas mais moles e outras mais rígidas. Vê o curso do amortecedor, se estiver mais na vertical e com muito curso, acima dos 100cm é natural que seja um sofá. Se estiver mais na vertical e com cerca de 80mm de curso como é o caso da Scalpel é natural que seja mais dura e eficaz a pedalar. Não há como experimentares e olha que tens grandes diferenças de comportamento e pode mesmo haver algumas às quais não te adaptas.

Dentro da Giant experimentei 2 modelos, uma Anthem X que o Marco acabou por comprar e achei porreira, dura mas confortável quanto baste. Experimentei uma outra Giant da qual já não me lembro do modelo e era um autêntico sofá, quase que adormecia. Muito mole, uma bosta.
 

bubu

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Rui, mt obrigado pelas explicações!
Só agora só mais uma coisa!
Os quadros que tem o amortecedor na horizontal são regra geral mais rijos que os que se encontram na vertical??
è que ainda n percebi qual a diferença!! É a estética, a dureza, o design ???
*e q como te disse, n quero andar num sofá.
quero uma coisa que me permita andar nos montes sem dar cabo das costas constantemente, mas q quando for necessário, tb fique dura o suficiente para fazer uns sprints :)
N sou nenhum cromo, mas gosto de usufruir do que a natureza me oferece!!
 

Rui Marçal

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Bruno,

Se pensares um pouco vês que se o amortecedor estiver na vertical amortece mais. A força quando pedalas vai de cima para baixo e as porradas que a roda dá é de baixo para cima. Então o que amortece mais, um amortecedor na vertical ou um que esteja quase na horizontal?



Esta Scalpel tem o amortecedor quase na vertical, o que a torna muito mais dura, eficaz e pouco confortável.



No caso desta Giant, o amortecedor tem uma posição quase vertical...

É claro que há mais coisas que tem a ver com ser mais confortável ou menos como o tipo de amortecedor e mais uma vez a geometria da bike. Não te podes guiar só por aqui, mas dá para começar...

Claro que também tem a ver com a estética, dureza e design, mas não é só isso, há mais coisas.

Por exemplo, sei que a Scalpel é uma máquina de XC pronta para competição e afinada para competição. Não há cá compromissos com o conforto, só a eficácia. Eu não faço competição nem sequer gosto, pois muito raramente vou a uma maratona, mas era este tipo de comportamento que queria na minha bike, dura e eficáz, leve, etc e se fosse possível mais confortável que uma HT. A Scalpel pode ser considerada uma HT soft, lol...

Continuo a achar que o que procuras é a Scalpel, pois falas como eu. Se experimentares uma vais ver. O que posso fazer é emprestar-te a minha. Passa por Santarém e combinamos uma volta. A pé da minha casa tens uma pista de motocross. Queres melhor. Depois de experimentares ficas logo com uma ideia.
 

bubu

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Que grande lição de BTT. :)
Epá, pois se calhar é isso que procuro e ainda n sei, mas por esse valor n pode ser nada!! :(
Vou ter de me ficar por uma gama mais baixa, é claro que vou perder algum rendimento, ganhar algum peso na bike; mas desde que me sinta confortável ao fim de 50/60 kms vale o esforço.
Tenho mesmo pena pois comprei a minha scott o ano passado e neste momento está no "ponto" só q depois tem este senão.
Desde já mt obrigado por este excelente esclarecimento e pela tua prontidão em me emprestares a bike, mas deixa.me fazer uns testes por aqui, pois o que n falta, são lojas de bicicletas aqui na zona :)
Grande abraço e assim q tiver mais noticias vou postando.
 

Rui Marçal

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Sei de uma Scalpel 3 por 2930€, 0 km e com fatura, garantia, tudinho. Elas novas custam cerca de 3500€. Mais não posso fazer...
 

bubu

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OH Rui, acredita que vontade n me falta, faltam-me são os euros!! :)
vou apostar num quadro mais modesto, dá para aproveitar a que tenho na minha, despacho o meu quadro, e depois poderei investir mais num amortecedor central e eventualemnte c/ bloqueio no volante!
já agora e se não for mta chatice, o que aconselhas em termos de qualidade/preço para um amortecedor central?? ( n sei se é este o termo) :)
BM
 

juikiuj

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E existem FS's com regulação na articulação para além da pressão e pré-carga no amortecedor. Três em um. Na articulação têm um aperto rápido. Com bloqueio da suspensão e da articulação transformam-se em rígidas. Já vi um turista no Algarve com uma mas não sei que marca. Este tópico está excelente.
 

Rui Marçal

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O termo não é amortecedor central, é só amortecedor. Para a frente é só suspensão...

Em termos de amortecedor e mais uma vez depende do dinheiro que queres gastar e da geometria da bike. Se optares por comprar o quadro Focus, aconselho-te a ver que amortecedor trás de fábrica. Vais ter várias opções entre a baixa de gama em equipamento e a topo de gama. O melhor será a do topo de gama.

No caso da minha Scalpel até vem equipada com um Rock Shock da gama baixa e parece ser suficiente, pois a geometria da bike não obriga a melhor. Mas a Scalpel ultimate, a topo de gama já vem equipada com Fox, o RP23 se não me engano. Será com certeza melhor o meu...

Se fosse em suspensões aconselhava-te Fox, mas em amortecedores...Não são tão importantes como a suspensão. Pôe o que ela trazia de origem no quadro que irás comprar.

Já pensaste que se venderes a tua bike completa te poderão dar um bom dinheiro por ela? Depois com mais algum podes comprar uma nova. Explora todas a tuas hipótese. Mete a tua à venda da net completa e vê quanto te oferecem por ela.

Tal como o juikiuj referiu, há realmente isso, mas não é muito prático e acho que é pouco usual. É uma espécie de cavilha que prende o amortecedor e não o deixa fazer curso. São mais pesadas e o sistema do que já ouvi falar é um pouco frágil...
 
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