Espigão de selim colado em quadro de carbono - AJUDA

telmo gomes 23

New Member
Boas

Tenho o espigão de selim colado ao quadro, não consigo tirar, já fiz de tudo e tenho medo de partir o quadro. O espigão de selim é um Kcnc Ti Pro Lite e o quadro é um Lapierre Pro Race 700 Carbon.

Ouvi dizer que se tem de meter uma massa de carbono para que o selim não cole, mas como nunca tinha ouvi falar em tal coisa ( e não sei se existe ) não meti no meu quadro.

E agora como faço para tirar o espigão? Ha solução ou é um caso perdido? Ja aconteceu a alguém?

Aguardo respostas, Abraços e Beijos
 

tinric

Super Moderador
A massa de fricção existe sim e não é mito.

Agarra mais, ou seja causa mais atrito entre o espigão e o quadro e evita os riscos quando se tem que mexer ou, como é o caso, retirar o espigão.


O que referes não é inédito... mas desconheço resolução.

Se fosse eu, iria tentar dar umas pancadinhas soft com um maço de borracha no tubo vertical do quadro, e com o selim montado ir tentando rodar o espigão.

Mas isto sou eu a dizer (até posso estar a dizer uma barbaridade com a história das pancadas... mas é o que me ocorre)
 

ernez

Active Member
Bom, o que podes fazer é dar frio no espigão para ele encolher um pouco, não tenhas problema que o carbono é termicamente estável em relação ao aluminio, nem penses em dar calor, porque dás logo cabo disso tudo, se mesmo assim não sair, estás feito, porque o espigão oxidou e assim já tens que utilizar algum quimico, amonia ou qualquer coisa assim, não sei, os entendidos nesta area que digam de sua justiça, abraço e boa sorte.
 
Last edited:

ernez

Active Member
Utiliza Gelo, água, sal e álcool, mistura tudo num saco, que esta mistura, baixa bué a temperatura do gelo, mete á volta do espigão, depois ao fim de alguns minutos tenta rodar o espigão, ou dá uma volta sentado nele com o arperto solto, boa sorte.
 

dgzbj40

New Member
Humm... Não me parece que dar um pouco de calor num tubo vertical em carbono seja assim tão prejudicial.

Quando digo um pouco de calor é tipo com um secador de cabelo a uma distancia de 10cm durante uns 3 a 4 minutos... Digo isto porque é muito mais fácil expandir o tubo vertical com calor do que diminuir a secção do espigão de aluminio com frio.

As duas experiencias que tive foram :

-Uma com um tubo de titanio + espigão de titanio e utilizei este método. Claro que o risco é muito menor por se tratar de uma liga e não de um compósito. (Este não é um bom exemplo para o caso em concreto).
- A outra foi num Pagaia de canoagem (tubo e pá em carbono em que o encaixe é em tudo igual ao quadro/espigão de uma bicicleta) em que a levei ao próprio fabricante e vi darem calor para descolar.
É obvio que estamos a falar de compósitos e como outro qualquer 'plástico' não se pode exceder a temperatura admissível caso contrário atinge-se um ponto de não retorno :fpalm:

Faz o que te parecer melhor por tua conta e risco claro!

Abraço e boas descolagens!
 

commendatore

New Member
Pois... tb acho dificil contrair a secção do selim.
è muito mais fácil expandir a do tubo.
Talvez com o secador, dar um bom calor e ao mesmo tempo com um spray de CO2, ou até com uma lata de gás para isqueiro dos chineses arrefecer o tubo do selim. Talvez se gere uma folga minima capaz de "separar" o tubo do selim.
Não creio que o calor de um secador de cabelo tenha qualquer problema
 

ernez

Active Member
Não sei se me fiz entender, mas vou voltar a explicar, o carbono é termicamente, vou repetir, termicamente estável em relação ao aluminio, se dás calor o aluminio incha, e é pior, ok, então o que se tem que fazer, é diminui o tamanho do aluminio, ou melhor encolher o aluminio, e como é que aluminio encolhe, pois claro, com frio, e se tiver oxidado e lhe deres calor então ainda pioras a situação, fiz-me entender, espero que sim, abraço.
 
Last edited:

ernez

Active Member
Isto só para teres uma ideia, o alumino aumenta de volume duas vezes mais que o aço e duas vezes e meia que o titanio, em relação ao carbono nem vale apena mencionar, isto para o calor, já ficas com uma ideia, mas pronto faz o que achares que deves fazer é claro, :D.
 

ernez

Active Member
Atenção, volto a referir que o gelo é aplicado apenas no espigão, não o apliques no quadro de carbono, pode estragar o quadro!
 

telmo gomes 23

New Member
Amigos desde já agradeço a todos pela preciosa ajuda que me estão a dar!

Ja abri o aperto e fiz tipo uma voltinha de cross coutry e qual o resultado? Nada, ficou na mesma!
Ja meti WD40, dei umas pancadarias com um martelo de borracha, as vezes ate bati com força de mais talvez, ja tentei rodar o espigão com o selim e nada de nada.

Vou tentar a "tecnica" do frio no espigão ( E NÃO NO CARBONO, que sou medroso ) e depois venho dar noticias, espero eu que boas!

Ate depois e mais uma vez obrigado a todos, aserio!
 

telmo gomes 23

New Member
Cá estou eu novamente e com BOAS noticias!!!

Utilizei a "técnica" no amigo Ernez e resultou. Gelo, água, sal e álcool etílico dentro de um saco, tudo bem misturado, em cima do espigão ( E NÃO DO QUADRO EM CARBONO ) durante uns minutos, alguma força e quando fui ver já cá o tinha de fora!

PS: Quando usarem esta técnica protejam bem as maus, é uma mistura perigosa e pode provocar queimaduras de 3º grau, Atenção!

Um muito obrigado a todos os amigos que deram a sua ajuda e principalmente ao amigo Ernez!
Beijos e Abraços
 
Last edited:
Top