Esmaltina V10 - A minha nova/velha SS

Rodasepedal

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Boas,

Já há algum tempo que andava com vontade de montar uma SS, eis que agora surge a oportunidade.
Depois de muitos kms, malhos, saltos e afins dei reforma á minha velhinha Esmaltina 10v lá para o ano de 1994 quando comprei a minha, tambem já velhinha Conor de cromoly.
Desde essa altura passou o meu cota a andar com a Tina para todo o lado, mas de há um ano para cá dei uma afinaçãozita á Conor, que estava abandonada lá por casa e dei-a ao meu pai. Desde esse dia a Tina nunca mais foi a mesma, teias de aranha pneus em baixo e por aí fora até chegar ao estado degradante em que estava quando a desenterrei debaixo de um monte de tralha que o meu pai pra lá tinha :D.

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Depois de uma breve análise, achei que tinha "pano para mangas" sem gastar muito dinheiro...

Dei uma volta lá pela minha despensa e encontrei algumas peças que fui trocando noutras bikes...
 

Rodasepedal

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Em principio, e segundo me disse o Peskadinha (grande impulsionador destas maluqueiras cá na terrinha) a pedaleira não dará para aproveitar visto ter os pratos soldados, penso que na época era normal assim. Sendo assim levará uma pedaleira de pasteleira (acho que tem os 48d) e um carreto de 20 ou 22.

O objetivo principal desta montagem low cost é poder montar a cadeira de passeio para o meu puto, visto a minha FS não dar para montar a dita cadeira, e dar umas passeatas na companhia da patrõa e dos putos. :cool:

A cor escolhida será, em principio, Army green e o selim e os punhos em castanho. O ideal seria arranjar um brooks, mas isso invalidava completamente a ideia do low cost :mad:
 

Rodasepedal

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Boas,

A situação da pedaleira ainda está em estudo. Dependerá do custo da pedaleira de pasteleira. Se fôr alto e inviabilizar o principio Low cost ainda vou dar um toque de rebarbadora na velha da esmaltina.

Hoje o charuto já vai á pintura...

Cumps
RODAS
 

Rodasepedal

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Este fds como não houve voltinha de bike, andei nas bricolages :)

Corte da napa para forrar o selim e os punhos
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O selim já forrado
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Os punhos, antes e depois
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Selim, Punhos e ensaio dos tamanhos de autocolantes da Tininha :)
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Ensaio na testa do quadro
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Ensaio na lateral do quadro
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Hoje ou amanhã já vai ser montada

Cumps
RODAS
 

Rodasepedal

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Pequenas novidades, no dia em que a Tininha foi para o Dr. Peskadinha

Pormenor dos tós da forqueta
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Pormenor da testa do quadro
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Pormenor da proteção da escora em napa
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Já no banco do Dr. Peskadinha
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Até á data o custo do "restauro" foi 0, espero conseguir ficar abaixo dos 100€ no final, se bem que já vou ter que comprar 2 pneus, com os quais não estava a contar. O quadro é muito apertado junto á caixa da pedaleira e não é nada facil lá meter um pneu, por agora ficará com um pneu "city", mas quero ver se arranjo uns pneus 26x1.75 para o mato :)



Cumps
RODAS
 
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Rodasepedal

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A TININHA já rola, se bem que com as "ferraduras" velhas, mas rola. Estou com alguma dificuldade em arranjar "ferraduras" cromadas para fazer pandam com o resto da montagem. Por enquanto tem as "ferraduras" de origem, mas conto em breve montar as cromadas.

Pormenor do Cockpit
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Frente, pneus cst 26x1.5
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Pormenor do tó-clante
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Pormenor do banco e aplicação de napa no quadro para evitar desgaste na tinta aquando da montagem da cadeira do "pendura"
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A TININHA completa
img575d.jpg



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RODAS
 

nunod

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Ficou bem fixe!
O selim ficou bem melhor do que parecia(pelas fotos iniciais). Já os punhos... ficaram um espetaculo!
Se conseguires arranjar, ficavam bem umas manetes cromadas.
Agora dá-lhe km's!
 

Rodasepedal

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Boas,

Inicialmente estava previsto que os periféricos fossem em preto, visto ter um avanço e um guiador a mais lá por casa, mas devido ao facto de não conseguir arranjar uma caixa de direcção em preto, :confused: e tambem de ter que tornear o espigão do selim de Ø26 para Ø25.6 (medidas do cacete :mad:) acabei por mudar os periféricos todos para "prata" e assim até faz pandam com a pedaleira :mrgreen:.
Quanto aos travões, tambem são para mudar para cromados, e possivelmente as manetes tambem, assim eu os consiga arranjar a bom preço.

No domingo já fiz um pequeno test drive com o meu pendura, o puto adorou :eek:.
Os travões é que são o calcanhar de aquiles da TININHA, anda um gajo habituado aos hidraulicos, e quando chega á TININHA ela não trava quase nada :( mas é um pormenor a resolver, talvez se arranjar uns calços menos duros a coisa se resolva.

Cumps
RODAS
 

Rodasepedal

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Boas,

O espigão e demais periféricos foram obra do Dr. Peskadinha :D

Há lá espigões, avanços e guiadores para todos os gostos, eh, eh, eh...

Cumps
RODAS
 

Rodasepedal

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Boas,

A TININHA, já tem as ferraduras novas

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O investimento previsto inicialmente tinha a barreira dos 100€ depois da bike toda montada, não consegui esse objectivo, visto ter trocado todos os periféricos para cromado, por causa da caixa de direção e do espigão, e ter tambem trocado os pneus.
Se não fosse necessário ter trocado os pneus (20€ o par) o avanço (10€) e o guiador (10€) a coisa tinha ficado bem abaixo dos 100€, assim ficou em 127€ depois de pronta.

Cumps
RODAS
 

Hg7

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Parabéns! Grande projecto!
Está um espectáculo, com grandes pormenores que acentam que nem uma luva ;)


Também tenho uma Esmaltina, de 1995, parada mais ou menos à 8 anos. Já a tive para a deitar fora, mas não consigo.
Já algum tempo que ando a pensar em restaura-la, mas a minha dúvida era que poderia gastar algum dinheiro. E gastar muito dinheiro em restaurar uma bicicleta depois de ter uma toda xpto, não queria. Se calhar o maior gasto era nos travões, porque os de origem até umas cintas aquilo já tinha.

Depois de ver o teu projecto despertou mais uma vez a recuperação da minha Esmaltina.

Onde arranjaste as ferraduras? Foi muito caro?
 
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