EPIC Carbono ou Aluminio... Ou talvez ou GENIUS ( A verdade dos pesos)

Porquê comprar um quadro de carbono ?

Porque é mais bonito ? porque é caro ? Exclusivo ? ou porque é mais leve ?

Bom vejamos dois exemplos correntes:

EPIC de Aluminio (tamanho L)
yritzw.jpg


Epic de Carbono (tamanho M)
yritz0.jpg


E ja agora a GENIUS MC de Carbono (igual á minha MC 20)

Outros exemplos, mas agora com desviadores, os mais emblemáticos SRAM X.0 e XTR carbono, reparem no pesos e nos preços.

yritzv.jpg


Todos estes pesos fora tirados pelos jornalistas da revista francesa VELO VERT, anualmente lançam um catalogo muito completo (nao tem nada a ver com os da Bike Magazine Portuguesa) em que estão incluidos centenas de componentes com o peso real e o peso indicado pelo fabricante.
Esperam-se comentarios...
 

Jorgex

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nuno_miguel_pinto said:
"...da revista francesa VELO VERT, anualmente lançam um catalogo muito completo (nao tem nada a ver com os da Bike Magazine Portuguesa)..."
É uma grande verdade e o mais estranho disto tudo é que Portugal tem uma grande tradição no ciclísmo. É tem ou teve? :shock:

É normal jogar à bola, pedalar na bicla, velejar ou mesmo patinar com um stick nas mãos para bater na canela do outro. :mrgreen:


Voltando ao assunto...
nuno_miguel_pinto , pensas competir? Se for esse o caso, então força com o carbono. Se for para lazer, o carbono não compensa muito pois tem pouca diferença de peso em relação ao alumínio e a diferença de peso é brutal. Deixa-me ver se lembro... 1g custa à volta de 1.7€, né? Ou será o contrário, tirar 1g custa 1.7€?
 

350plus

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Bem, isto para mim não me surpreende e só mostra o erro que é comprar as coisas com base no peso (falo para um BTTista normal, porque weightweenies é outra história...)

Os materiais tem muitas outras facetas que não apenas o peso: rigidez, resistência, estética, facilidade de reparar, etc. Quem vai largar muitos euros por um quadro têm que ter isto bem em conta e não deve pensar só no peso, sob pena de ficar com algo apenas marginalmente mais leve e extremamente mais caro. O marketing é forte, mas felizmente a informação abunda pela net. Só não faz uma decisão informada quem não quer ( ou tem sacos de dinheiro em casa)
 
Pessoal, a minha ideia ao colocar este POST nao foi a de escolher entre o carbono ou o alumínio.
Penso que coloquei a mensagem no grupo errado.

A minha ideia era mais a de dar a conhecer o peso real dos quadros, pois alguns fabricantes lançam produtos com um marketing muito forte, e depois na realidade, não existem vantagens em termos de peso.

Reparem que no caso da EPIC a diferença entre o carbono e o alumínio é praticamente nenhuma, se pensarmos que o quadro de alumínio é um L e o de carbono é um M.

Eu tenho uma GENIUS e fiquei bastante admirado ao verificar que é um dos quadros mais leves, e estamos a falar de um quadro de Enduro Ligth.
 

Jorgex

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nuno_miguel_pinto said:
"Pessoal, a minha ideia ao colocar este POST nao foi a de escolher entre o carbono ou o alumínio.
Penso que coloquei a mensagem no grupo errado."

Perdão! Odeia o pecado, ama o pecador, né? :mrgreen:

Como sou metaleiro, acho estranho comprar uma bike em carbono. Aliás, até nem me fica nada bem.

Tenho ideia que a Lapierre lançou a última bike de carbono em 2004. Um X-Control edição especial com um Polar todo xpto.
A Kona, por exemplo, pode ter a gama Coil Air sem data de entrega mas para 2008 lançou toda a gama Dawg em escândio.
A GT só agora, 2008, é que lançou para o publico a Zaskar e a I-Drive em carbono para não ficar muito atrás na corrida do carbono.
Outro exemplo, a BlackBurn tem várias bombas de pneus mas sempre com duas opções: mammoth normal de 22€ ou mammoth cf (carbono) de 40 e tal €uros.

Por mim, isto é claro. Os fabricantes dão-nos várias hipóteses: aço, Ti, Al e suas variantes ou Carbono?

Mas o markting tem muita força...
 

350plus

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nuno_miguel_pinto said:
Pessoal, a minha ideia ao colocar este POST nao foi a de escolher entre o carbono ou o alumínio.
Penso que coloquei a mensagem no grupo errado.

Percebi a tua ideia claro e acho um tema muito relevante.

Eu como gosto muito de transformar as coisas em estatísticas fiz muito rapidamente esta tabela:

table1me4.jpg


É baseada nos dados das FS que mostras, mais o peso da Spark 15 que vêm na BikeMagazine deste mês.

Basicamente resolvi ver qual o peso que cada mm de curso exige. Isto é um dado curioso porque na minha opinião o curso de um quadro FS tem muito a ver com a resistência que os projectistas lhe dão. De qualquer maneira isto vale o que vale, e como disse no post acima, tudo deve ser considerado para fazer uma boa compra.

Dos valores que encontrei tiram-se várias conclusões engraçadas:

-A Scott MC10 realmente é muito leve para o curso que têm!

-Neste critério a Epic Carbon supera a Epic apenas porque tem mais 10 mm de curso.

-A Titus também acrescentou 10 mm nas RacerX Carbon. Será uma técnica para fazer com que os quadros de carbono fiquem melhor nos comparativos?

-A MC10 e Spark 15 são muito equivalente em termos da relação peso/curso, e completam bem a gama pois cada uma está destinada a uma aplicação diferente.

-A SC Nomad e a Scott Ransom são muito equivalentes em tudo, com a Nomad a demonstrar que não é absolutamente necessário o carbono para pesos baixos em "All Mountain"

-A Demo 9 com os seus mais de 5 kg tem uma melhor relação peso/curso que qualquer uma das Epic



Existem dados de outras marcas na revista?
Com mais dados era possível ter uma boa noção da verdadeira diferença entre carbono e alumíno!
 
So queria acrescentar, que os pesos que aparecem na BIKE MAGAZINE portuguesa não me parecem muito reais, pois por vezes eles usam os valores do próprio fabricante.
No caso das SCOTT, os pesos dos catálogos são sem pedais, e o tamanho , penso que seja o M, ou talvez o S.
Ora as bikes que eles testam tem pedais e o peso que lá colocam é o mesmo do catálogo...
Não tenho certeza de eles pesarem as bikes.
 

Jorgex

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Uau! :bompost:

Mas se o btt fosse uma ciencia exacta...


Eu acredito que o carbono será o material do futuro, tal com as g-box's mas actualmente um quadro de metal é um bom investimento. Provavelmente daqui a 10 anos é que vamos ter que é retro usar o alumínio.
 
350plus said:
-Neste critério a Epic Carbon supera a Epic apenas porque tem mais 10 mm de curso.

-A Titus também acrescentou 10 mm nas RacerX Carbon. Será uma técnica para fazer com que os quadros de carbono fiquem melhor nos comparativos?

-A MC10 e Spark 15 são muito equivalente em termos da relação peso/curso, e completam bem a gama pois cada uma está destinada a uma aplicação diferente.

-A SC Nomad e a Scott Ransom são muito equivalentes em tudo, com a Nomad a demonstrar que não é absolutamente necessário o carbono para pesos baixos em "All Mountain"

-A Demo 9 com os seus mais de 5 kg tem uma melhor relação peso/curso que qualquer uma das Epic[/b]


Existem dados de outras marcas na revista?
Com mais dados era possível ter uma boa noção da verdadeira diferença entre carbono e alumíno!

A EPIC de alumínio é de 2004/5, e deve ser das mais leves, o curso é de 90mm, nesse ano não havia EPIC de 100mm
Parece-me os os BRAIN da FOX são mais leves que os da SPECIALIZED.

NA revista tenho muitas mais marcas, para ficarem com uma ideia, o quadro mais leve é da italiana FRM.

Tem tambem suspensões, rodas , etc etc etc
 

andrextr

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Um simples quadro custa 2.800€ ??? (Epic carbonizada)

Com esse dinheiro sei onde dá para ir buscar uma bike toda completa (com quadro incluido :mrgreen:) tudo topo de gama....
Mas pronto, há quem faça compras inteligentes e à quem faça compras por "loucura"... Ha pessoal que gosta tanto da bike, que perde a cabeça e dá uma fortuna e não pensa...mas isto não é bom nem é mau, o que é importante é que um gajo seja feliz com a compra que fez... :lol:
 

Silvas

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De facto já tinha conhecimento de que o epic de carbono pesa sensivelmente o mesmo que o de alumínio. A meu ver a epic de carbono não trás qualquer vantagem em relação à de alumínio.

Também não pode deixar de ficar surpreendido com a relação g/mm da Santa Cruz V10 :shock:.

Já agora.
nuno_miguel_pinto, no meio desses quadros todos não existe aí nenhum Bianchi?
Para não tornar isto muito off topic podes-me mandar isso por MP.
 
Silvas said:
De facto já tinha conhecimento de que o epic de carbono pesa sensivelmente o mesmo que o de alumínio. A meu ver a epic de carbono não trás qualquer vantagem em relação à de alumínio.

Também não pode deixar de ficar surpreendido com a relação g/mm da Santa Cruz V10 :shock:.

Já agora.
nuno_miguel_pinto, no meio desses quadros todos não existe aí nenhum Bianchi?
Para não tornar isto muito off topic podes-me mandar isso por MP.

Bianchi...tenho que ver, se houver, posso enviar-te os valores por mail...pois nao tenho scanner em casa.
 

Dadupe

New Member
nuno_miguel_pinto said:
Porquê comprar um quadro de carbono ?

Porque é mais bonito ? porque é caro ? Exclusivo ? ou porque é mais leve ?

E que tal porque o comportamento dinâmico da bike é TOTALMENTE DIFERENTE.

Eu tenho uma epic de alu porque não tenho guito para a de carbono senão não pensava 2 vezes em trocar.

Já por acaso experimentaram a testar as duas? Parecem bikes totalmente diferentes. E quem diz o contrário é quem só se limitou a ler revistas e testes em vez de sentar o cu nas duas e testar.

A de carbono parece uma pena a passar por cima das irregularidades. Absorve tudo de uma maneira impressionante.

Se me perguntarem se acho caro o carbono?? Bolas! Eu já acho caro o alumínio quanto mais.

Não acham que todo o material é demasiado pago? Claro que é! Se eu tivesse guito para o comprar? Comprava? SIM.

E a discussão nem se deveria centrar no carbono e sim em todos os materiais...
 

andrextr

Active Member
Dadupe, não é o quadro que absorve...é o amortecedor...provavelmente a Epic de carbono que tu experimentaste tinha o amortecedor regulado de maneira diferente... Basta mexer no rebound, pré-carga e brain-fade para ter logo outro comportamento diferente.

Só quando meteres os dois amortecedores da mesma maneira, é que podes comparar o carbono com o alumino.
E teorias à parte, vais ver que é igual. :wink:

Isto até que é um pouco de efeito placebo... Se não te dissessem que a bike era de carbono tu se calhar nem davas por isso :wink:
 
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