Re: Raiar
Boas,
é verdade, montar rodas (enraiar) tem muita ciência. A primeira atenção a ter é a medida dos raios, tem de ser adequada às dimensões do aro e dos cubos. Por exemplo, se manteres os aros e trocares os cubos, é mais certo também teres de comprar raios novos com tamanho diferente devido ao novo cubo. Existem alguns sites na net com os "spoke calculator" para saberes ao certo quais os raios certos em termos de comprimento.
Outro problema é o padrão de enraiamento. Tirando o raiamento radial , que é o mais básico e leve, mas mais frágil e menos rígido, existem outros tipos. O mais comum é o cruzado 2 vezes, onde cada raio cruza 2 outros raios. Toda esta disposição tem uma maneira de montar e mais tarde é preciso afinar a roda, quer lateralmente quer radialmente.
Acrecenta a isto tudo o facto de os cubos traseiros serem assimétricos, devido ao espaço ocupado pela cassete, os raios do lado esquerdo são mais longos que os da direita. Também é necessária a chave de raios.
Bem, eu já montei uma roda e não correu bem pelo simples facto de a loja me ter vendido os raios curtos (mesmo depois de eu ter especificado correctamente que aro e cubo ia usar).
Aconselho-te a teres a certeza no comprimento dos raios para os novos cubos. Depois podes pôr mãos à obra.
Cálculo dos raios
http://www.sheldonbrown.com/rinard/spocalc.htm
Padrão de enraiamento
http://www.sheldonbrown.com/wheelbuild.html
Atenção, por todas e mais algumas razões, este é um trabalho difícil e de muita responsabilidade.
Jepas