Enraiamento para travões de disco

indy

Member
Estive a ver o manual de montagem dos travões de disco Shimano XT e dos Magura Marta e ambos dão indicações quanto à direcção do enraiamento das rodas.

Pelo que percebi, devido às forças que estão em causa, eles dizem que o enraiamento deve ser cruzado a 3 e os raios que saiem do lado de fora da falange do cubo devem apontar para a frente na roda da frente. Na roda de trás, no lado esquerdo (o lado do disco) também devem apontar para a frente, enquanto que para trás no lado da k7.

Alguém sabe até que ponto isto é importante?
É que tenho umas rodas com disco há umas semanas, para já não notei nada de especial mas acabei de reparar que o mecânico que as enraiou respeitou a regra do lado esquerdo (o dos discos) mas não a respeitou do lado contrário... (refiro-me apenas ao sentido dos raios, porque o enraiamento está todo cruzado a 3)
 

LUIS PAULO

New Member
Viva, acho que estás a fazer alguma confusão, quanto á direcção dos raios, pois se o mecânico montou correctamente de um lado o outro também tem de estar bem montado.
É claro que o sentido dos raios é importante, por isso normalmente as rodas todas são montadas da mesma maneira para não haver confusões. Só aqueles especiais tipos Shimano XTR Mavic Crossmax e outras é que tem montagens exclusivas, que as marcas estudaram para darem o melhor comportamento possível.
Acho que deves estar descansado quanto á montagem que te fizeram, mesmo que se algum raio partir durante a tua volta de bike não te preocupes, se o teu aro for de qualidade não vai acontecer nada de especial. Vai tendo sim, muito cuidado em verificar o aperto dos raio de vez em quando, principalmente quando andares em percursos com muita pedra ou paralelo, pois o vibrar das rodas fazem com que os raios se desapertem com mais facilidade.

Boas pedaladas
 

Peso-Pluma

New Member
LUIS PAULO said:
Viva, acho que estás a fazer alguma confusão, quanto á direcção dos raios, pois se o mecânico montou correctamente de um lado o outro também tem de estar bem montado.

ERRRR não tem nada. Pode-se muito bem enraiar para a frente (os raios que saiem da flange pra fora) no lado esquerdo e no lado direito fazeres o mesmo..em vez de estar para trás.

Quando se montam rodas geralmente nao estamos a meter os raios aqui ou ali porque e melhor..mas sim como calha. O que quero dizer é que o teu mecanico hoje fez uma roda com os raios da esquerda para a frente..mas amanha ja pode fazer para trás percebes?
No meu caso isso nao acontece pois tenho uma maneira de enraiar a roda que é sempre igual em todas as rodas que monto...ou montava.

Apenas se tem a noção que os raios não podem cruzar na zona do PIPO e se tem de cruzar a 3, 2, radial..ou 4.

Abraços

Pluma
 
Top