elo rapido para corrente

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Basta-te comprar um elo para a mesma medida da tua corrente, que segundo compreendi, é de 9V.

Um abraço

ny12xx
 
Para não estar a abrir outro tópico...

para correntes de 10v que elos rápidos recomendam, sempre usei sram para 9v e gosto deles mas já me disseram que os power lock da sram precisam de alicate para abrir...
 

Mig31

Member
Boas,

Os elos rápidos de mais fácil utilização são os da Connex, pois não necessitam de ferramentas, já usei da Sram e precisei sempre de recorrer ao uso de alicate!

Cumps,
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

Sempre utilizei SRAM e com mais ou menos jeito, sempre os consegui abrir à mão (9v).

Os elos (SRAM) para 10v ou 11v já não "devem" ser reutilizados:

nwpx2vn.png


SRAM changed the design of their master links when they went from nine to 10 (and now up to 11) cogs. The reduction in chain width from nine to 10-speed necessitated a redesign of SRAM’s master link. Eight- and nine-speed chains use a PowerLink, which can be reused. SRAM's 10 and 11-speed master links are called PowerLocks and are not to be reused.
in: http://www.bikeradar.com/mtb/gear/article/trail-tech-mastering-master-links-36757/

Um abraço

ny12xx
 
Adoplho os elos de engate rápido da KMC são muito bons... Facilmente abres a corrente sem recorrer a qualquer ferramenta.

Quanto aos da Sram, é fujir deles... São tudo menos elos de engate rápido!
 

ny12xx

Super Moderador
pessoal é possível colocar um elo rápido da sram numa corrente da shimano?

Companheiro

É o setting que utilizo.

Como prefiro as correntes Shimano (acho-as mais "macias"), utilizo o elo da Sram porque perfiro o elo rápido ao habitual "cravar" da corrente.

Quanto aos da Sram, é fugir deles... São tudo menos elos de engate rápido!

Companheiro

Quanto à facilidade em abrir o elo, pode não ser (e não é) a melhor, mas, mesmo no mato, já o consegui abrir sem ter que recorrer a algum tipo de ferramenta.

A sujidade da corrente e até o próprio desgaste (da corrente e/ou elo) podem dificultar/facilitar a operação.

Um abraço

ny12xx
 
Ny12xx, sim com alguma habilidade (e força) consegue-se remover o elo da Sram mas diga-se que é quase preciso comer um bife! Para quem não tem muita prática não aconselho nada estes elos.
 

JoaoBXC

New Member
Boas,

mandei vir cassete, corrente e power lock da Sram, entao estou a ver que vou-me ver a nora pra sacar/cravar o elo! eheh Sou daqueles que sortudos que nunca arrenbetou correntes e acabou por se acostumar a andar sem ferramenta mas na ultima prova aconteceu. Muito por culpa minha que já tinha o material todo desgastado.

O mas indicado será o alicate ou aquela ferramenta pra sacar os pinos?

Cumps
 

ny12xx

Super Moderador
mandei vir cassete, corrente e power lock da Sram,

Companheiro

Esse já não é um elo rápido.

O power lock é apenas one way. Depois de o cravares, fica cravado.

Para o instalares, não vais ter problemas de maior. Caso não esteja a ser fácil, instala-o na parte de cima da corrente (num carreto grande e prato pequeno) + bloqueias bem as rodas + colocas-te em cima de um pedal.

A tensão a que a corrente fica sujeita deverá ser o suficiente para que consigas "cravar" o elo.

Depois dá-nos feedback.

um abraço

ny12xx
 
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JoaoBXC

New Member
Ok, obrigado!

Pois o powerlock que falei é o suplente que comprei pra andar sempre comigo. A corrente já trazia um pra cravar, mas a bike ta na loja e é la que vão tratar disso. ;)

obrigado pela dica a mesma!
 

JARBAS83

Active Member
Boas... Comprei a minha 1ª bike recentemente com corrente 10v KMC (trás elo rápido já aplicado). Como tenho feito umas voltas grandes (30-80 kms) preocupa-me que, pelo caminho tenha algum precauço com ela, apesar de ainda ser nova. As minhas dúvidas são:

1º: Basta levar uns elos rápidos para as minhas voltas, ou preciso comprar ferramentas (do tipo quebra-correntes)?

2º: Os elos rápidos são reutilizáveis? Posso tirar a corrente fora pelo elo rápido para limpá-la e depois voltar a montá-lo na corrente?

Obg pela ajuda!
 
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Boas companheiro
Nas voltas diarias é necessario levar um ou mais elos rapidos e um saca para poderes descravar o pino do elo que partiu e aplicares o elo rapido.
Os elos são reutilizaveis. Podes retira-lo para limpar a corrente e voltar a coloca-lo. Podes necessitar de um alicate proprio para facilitar/ajudar a sacar o elo.

Cps
 

JARBAS83

Active Member
Obrigado!

Na minha antiga Esmaltina (BMX) devo ter feito milhares de kms sem trocar/partir a corrente mas andava sempre à porta de casa. Na minha última volta, na semana passada, fiz um percurso de 40kms (ir) + 40kms (voltar) na Ecopista do Corgo e a essa distância de casa a coisa muda de figura. Vi uns betetistas encostados com avarias e fiquei com receio que me acontecesse o mesmo. Tenho que me prevenir.

Pois...mesmo com elos rápidos, faz sentido que seja necessário um saca. Afinal, o elo que parte dificilmente é o elo rápido...e para emendar o elo danificado (que não o de engate rápido) só sacando o pino.

Já agora, recomendam este da Sportzone a 6,99€? (link com espaços)

www. sportzone. pt/ desporto/ciclismo/equipamento/pecas-ferramentas/5025628-berg-cycles-descrava-correntes
 
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Jepas

Super Moderador
Na minha antiga Esmaltina (BMX) devo ter feito milhares de kms sem trocar/partir a corrente

Pois não, mas essa corrente além de ser mais larga (robusta) não andava a subir e a descer cassetes/pedaleiras em constante torção lateral como nas actuais BTTs.

Eu recomendaria um mais "simples" (pequeno e leve) ou um que esteja inserido num Multi-Tool. Mas esse serve perfeitamente.
 

Jepas

Super Moderador
Passagens bruscas, passagens em esforço, combinações extremas (cruzamento de corrente), ausência de lubrificação, chainsucks, dentes tortos, desgaste excessivo, etc.

Mas a principal: uma corrente mal fechada!
 

JARBAS83

Active Member
Se a corrente quebrar, dá para desenrascar só com um saca e sem elos rápidos? Isto é, posso sacar fora o elo danificado sem o substituir por outro, suprimindo-o assim da corrente? Na prática, isso significaria passar a ter uma corrente de 113 em vez de 114 elos, por exemplo. Dá para fazer isso (numa emergência, claro)? Ou não será aconselhável, visto a pressão aumentar na mola do desviador traseiro?
 
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