eixos das rodas

#1
Boas pessoal

Numa visita a garagem para tirar as folgas laterais das rodas, tirei a roda da frente, e fui apertar o eixo, isso normalmente tira a folga, e tirou, montei a roda, ms quando rodei a roda, notei que a mesma parece roçar, ms dentro do cubo, ja que nao roça nas pastilhas do travao, desapertei, apertei, e continua a fazer a mesma coisa, as rodas sao umas mavic crossroc, ja n fui mexer na roda de tras, e anha o destino é ir a loja ver o q se passa, mas se alguem aqui me puder ajudar..Nunca me tinha acontecido isto, ja aconteceu a algum de voces?? help please!
 
#2
Ricardo,
tira a roda da suspensão e roda o eixo com a mão. Se o eixo tiver um rodar preso, aos 'soluços' etc...então esta na altura de mudares os Rolamentos. Isto porquê? Porque a folga que dizes que sentias ja não era de falta de aperto mas sim mesmo uma folga dos Rolamentos(se desapertares um bocado verificarás que a roda ja não tem um rodar' preso'.

Espero ter-te ajudado.

abraços

Pluma
 
#3
isso e caro?? e se eu for a uma loja de bikes eles fazem isso na hora?? é que amanha ja nao vou, mas domingo quero ir.. :p
Epah se eu apertar pouco a roda, aquilo n roça, mas se ficar bem apertado faz atrito, assim aos soluços..abraço, e obrigado pelas respostas!
 
#4
Epá, isso é tão facil de fazer e se fores a uma loja levam-te por um rolamento da treta o preço de dois bons comprados numa loja da especialidade.

Vou ser crucificado pelos lojistas :shock: , :twisted: :wink:
 
#8
Tás a ver? é o que tava a dizer, é mesmo do rolamento!

É assim eu na Loja tenho 2 tipos de rolamentos os 'Normais'(equivale a um FIAT) e SKF(equivale a um BMW) não sei se percebeste a Lógica?? mas os SKF são os melhores do mundo.

é Lógico que eu não tenho todos os rolamentos lá, porque senão tinha de ter 'toneladas' deles como os Raios por exemplo.
Mas em 10 min tenho os rolamentos que queres.

Os SKF geralmente rondam os 17€

abraços

Pluma
 
#9
E as rodas sao as mavic crossroc, achas q tens la disso? é que domingo queria ir andar de bike :p Sera que ha assim tantos tipos de rolamentos?? como a mavic costuma ser assim "universal", se e que me entendes..
 
#10
O pá nem fazes ideia....é que nao te esqueças que não existem só rolamentos para cubos, existem para pontos de rotação dos quadros, caixas, etc...

A Mavic entre si tem diferentes tipos de rolamentos, as rodas de trás por exemplo usam rolamentos de diferentes tamanha em ambos os lados por causa do cepo.

Por a caso tenho la uma CrossRoc ainda, posso ver as medidas e depois ver se arrranjo ou não os rolamentos.

abraços

Pluma
 
#11
Afinal o problema não estava nos rolamentos mas sim nos parafusos dos disco que batiam na suspensão porque, a zona de onde encaixa a suspensão e esta é comprimida para não sair da Suspensão já estava muito para dentro(isto acontece quando geralmente se aperta demasiado o aperto) o que fazia com os parafusos ficassem a tocar na suspensão visto é uma peça com Décimas de espaço.

O quao o Ricardo dizia quando apertava o rolamento a roda parava e quando desapertava a roda não parava tem a ver com o facto de que quando se aperta mais as porcas do eixo estas vão ter um espaço entre si menor e vice-versa o que fazia com que ficasse a tocar.

Era só para o pessoal ficar a saber.

abraços

Pluma
 
#12
Yah foi isso mesmo! estranho mas foi isso que a roda tinha!! Depois ainda tive de afinar o travao da frente, que nao estava a travar quase nd :p Obrigadao Felipe :D Gstei bastante da vossa loja!! Muito fixe mesmo.. e aquelas marzocchi all mountain com 150mm...que sonho :shock: é pena é serem tao caras..quem sabe um dia..ou uma drop off :wink: Mais uma vez obrigado por td!!

Abraço