E quando o pessoal das motas teima em destruir os trilhos abertos para o BTT

marillion

New Member
E quando o pessoal das motas teima em destruir os trilhos abertos para o BTT

Faço parte de um grupo de amigo que tem vindo a abrir uns e a manter em abertos outros, acontece que os mesmos têm vindo a ser danificados pela passagem de motos. Alguém tem sugestões para conter esta desgraça??
 

commendatore

New Member
HUm... não sei em que sitio é... Mas há locais em que é Proíbida a circulação de qualquer veículo motorizado. É uma questão de fazer queixa... Ou sem querer deixar ficar uns quantos pregos espalhados nos trilhos... :rotfl::rotfl:
 

marillion

New Member
Não queria optar por esta situação, mas tenho de fazer algo para preservar o trabalho de semanas. Há 5 semanas o trilho em causa foi completamente destruído pela passagem do europeu de enduro de Ourém... Reunimos a equipa e em 4 semanas pusemos o trilho como nunca esteve, ciclável e acessível a à maioria dos BTTistas, no entanto ontem quando estávamos a terminar apareceram as motos de novo... não eram muitas. Comecei por pedir e sensibilizar para que não passassem lá, mas foi em vão... ainda tiveram a distinta lata de dizer que não tiveram trabalho para abrir, nem tencionam ter... Para eles dá para passar, os outros que se lixem... Os pregos eram bons, mas podiam magoar alguém e não é essa a intenção, mas provavelmente teremos de pôr uns eucaliptos a fechar o percurso. Obriga a malta a desmontar e a passar a bike à mão...
 

JoãoLopes

New Member
Podes colocar fotos do que chamas estragar? Na minha opinião, estar numa zona em que haja enduro é uma mais valia porque eles abrem muitos trilhos. Podem ter lombas ou nao serem 100% ciclaveis para qualquer pessoa, mas costumam ser bons singles!
 

JoãoLopes

New Member
As valas é o mais dificil, nem dá para pedalar. Ficaram aí umas zonas mais técnicas.. Em Torres Vedras com o Mundial de Enduro ficaram alguns singles bem porreiros!
 

marillion

New Member
As regadeiras fundas não são cicláveis... nas motas enrola-se o punho e passasse... das bicicletas tem de se dar ao pedal, mas como o pedal não passa ficas a pé...
 

demorider

Active Member
Infelizmente sei bem o que é abrir novos trilhos e depois vir as motas e destruir tudo..

Eu e o meu grupinho do downhill chega-mos a abrir 3 trilhos/pistas aqui perto de casa em zonas onde nem a pé se passava com tantas silvas e matagal e todas foram automaticamente destruidas, nem os saltos que tinha-mos construidos escaparam, na ultima que construímos como havia muito penedo por perto chegamos a fazer os saltos em pedras e mesmo assim as motas contornavam o salto pelo meio do mato e entravam novamente ao trilho..

Não sei se haverá algum tipo de queixa que se possa apresentar na GNR mas era uma hipotese porque praí 70% das motas que vemos nos montes são motas de motocross que estão proíbidas de circular seja onde for (excepto pistas proprias para o efeito) porque não têm documentos (apenas têm uma folhinha tipo recibo a provar que ela pertence aquela pessoa), não têm seguro, não têm luzes nem matricula..
 

commendatore

New Member
CLaro que era uma brincadeira. Não desejo o mal dos outros muito menos desta forma parva.
É complicado gerir comportamentos. Então malta de 2 rodas com motor e malta sem motor... se fosse propriedade provada... ou tivesses uso exclusivo...assim, é complicado
 

the_bike_guy

New Member
Aqui na zona secções muito estreitas e switchbacks muito apertados parece que são o suficiente, só pessoal com muitas unhas mete uma mota em certos trilhos de cá.
 

ernez

Active Member
Por aqui, metem no inicio do trilho umas rochas ou estacas valentes a vedar o acesso, e depois no fim igual, já não passam, só as bicicletas ou quem saiba que lá estão.
 
Estacas para acabar com as motas... raios, já parece que estou a ler um certo livro do Bram Stoker, :eek: mas realmente, sem entrar na onda dos pregos, talvez seja a melhor solução.

Mas, como o Marillion já constatou, quando se é parvo a valer, também não serão umas estaquitas que os irão demover!
:fpalm:
 

marillion

New Member
O dilema está aí... se se tenta sensibilizar ainda gozam na nossa cara... se bloqueamos a vingança é certa...

Talvez se o bloqueio implique os meninos terem de trabalhar lá, talvez comecem a ter respeito pelo trabalho dos outros...

Como já referi, o terreno não é meu... é um terreno baldio pertencente ao estado, mas o trabalho é meu e do pessoal que tem abdicado da bicicleta para ir recuperar o trilho estragado...
 

dany95

New Member
No meu caso, pertenço aos betetistas e ao grupo das motas, e tento sempre encontrar um meio termo para que, nos trilhos já com alguma dificuldade técnica tentem passar calmamente. Até agora tem resultado bem e os caminhos estão impecáveis :cool:
 

Jokofar

Member
Compreendo bem os sentimentos do pessoal, é uma desilusão estar a fazer um trilho e ao chegar a uma secção "engraçada" verificar que as motos estragaram tudo.
Provavelmente o pessoal das caminhadas diz o mesmo das bikes, que passamos em grupos e deixamos os caiminhos com mais lama.

A minha opinião é que nunca ganhamos nada pela força bruta... as motos são mais fortes e mais rapidas :p

A solução passa por tentar entendimentos com os "clubes" das motos, faze-los perceber que destruindo os trilhos a longo prazo destroem também o seu próprio habitat. Sulcos profundos->escoamentos de aguas->sulcos mais profundos->não passa ninguém. Além de os proprietários dos terrenos começarem a vedar os acessos.
 
Pertenço aos dois grupos.

Já tive situações de moto como de bicicleta, e existem pessoas para tudo mas não tem de pagar o justo pelo pecador.

Acho que deve haver o que não há, um meio termo e duas de letra para a malta se entender.
 

Pedrotnv

New Member
Olá Marillion (RS prós amigos),

Compreendo-te perfeitamente, pois também jogo nos dois campos. Há malta para tudo, os que respeitam e outros que não tem o mínimo respeito e até têm prazer em destruir. Não dá para entender pq nos trilhos técnicos de BTT nem se curte muito de mota, enfim.

O que podem fazer é colocar obstáculos "naturais" (troncos, árvores) em altura no inicio, fim ou durante, uma vez que de Mota são bastante mais difíceis de transpor do que de bicla.

Falar com alguns desses motoqueiros, ainda é pior...... é pessoal que só respira gasolina e anda sempre acelerados :D :D . Os pregos tb não adianta muito........

Abraço. Se precisares de ajuda para testar esses trilhos apita :D

SUPER............ :D :D
 
Top