[Duvida] Travões de disco

Jorgex41

New Member
Boas, comprei uma mondraker level usada, e a bike está ótima, mas acho que os travões de disco estão com algum problema, é que quando tento travar a alta velocidade aquilo não trava quase nada ou nada mesmo, não sei se é falta de óleo, se as pastilhas estão gastas ou outra coisa qualquer. Alguém sabe qual possa ser o problema ?
 

commendatore

New Member
Para falares em óleo, presumo tratarem-se de travões hidráulicos... Se assim for, quando travas sentes que as manetes encostam demasiado nos punhos ou estão em posição normal e apenas não trava em condições?
Podem ser as pastilhas vidradas, já nas lonas, ou como disse o Bruno, podem estar contaminadas se o antigo dono para a meter bonita na venda lhe aplicou algum produto que as tenha deixado com gordura.

Antes de comprares novas, verifica se estão gastas. Se estiverem boas, aplica um spray desengordurante para travões ou dá umas valentes travagens nisso a ver se tudo volta ao normal. O material deteriora-se por ser usado e por não ser.
 

Jorgex41

New Member
A manete da frente fica em posição normal, já a de trás está muito mole e quase encosta no punho. Já estive a pesquisar e parece que elas quando estão vidradas fazem alguma chiadeira e as minhas fazem exatamente isso.
 
Last edited:

commendatore

New Member
Se a de trás encosta em demasia... o ideal é sangrares os travões. O facto de poder eventualmente ter as pastilhas gastas tb representa uns milimetros a mais na manete.
O melhor seria mesmo fazeres um revisão aos travões: Sangrar, e meter pastilhas novas caso disso. E uma limpeza em condições aos discos
 

Tininho_s

New Member
Primeiro experimenta passar uma lixa fina nas pastilhas, tira o disco e desengordura-o com um produto proprio, ou entao liquido da loica, lava bem e passa alcool. caso continuem sem travar muda as pastilhas, o ultimo recurso é mesmo sangrares os travões. Já agora, qual a marca dos travões?
 

Peixinhus

Active Member
O teu problema é não saber nada " não sei se é falta de óleo, se as pastilhas estão gastas ou outra coisa qualquer. Alguém sabe qual possa ser o problema ?" e esperar que os outros saibam. Nem te dás ao trabalho de referir o modelo de travão, sim é que alguns tem manias ou problemas habituais que podiam ser reconhecidos se mencionasses o modelo. Fazer chiadeira não é sinónimo de pastilhas vidradas...
Tira lá as rodas fora e dá uma olhada nas pastilhas e restantes condições da coisa...depois a malta ajuda...

Abraços
 

Jorgex41

New Member
Peço desculpa mas desconhecia que o modelo de travão era relevante, são uns shimano slx,vou deixar imagem. De qualquer das maneiras já sangrei o travão de trás e ficou ótimo, a chiadeira diminuiu consideravelmente e penso que o pouco que fazia era por causa da chuva. Agora vou sangrar o travão da frente pois não tive tempo de sangrar os dois, se continuar com a chiadeira tiro as rodas fora e coloco aqui imagens pois não sou muito entendido disto.

Os travões são estes:
http://tenerife-training.net/Teneri...loads/2009/09/shimano-slx-m665-disc-brake.jpg
 

Baba

Member
Como já foi dito anteriormente, desengordurar os discos e passar uma lixa nas pastilhas, e vais ver que a diferença é do dia para a noite.
Abraços
 

Jorgex41

New Member
Ok vou fazer exactamente isso. Li que é melhor utilizar uma lixa de água nas pastilhas mas e no disco recomendam algum desengordurante em especial ou qualquer um serve ?
 

Baba

Member
Há produtos especificos para limpeza de travões mas um bocado de detergente da loiça faz o mesmo efeito, e depois de seco limpar com alcool. De qualquer forma esta informação já estava mais acima
Abraços
 

pcamilo

New Member
Boa noite.
Tambem estou com um problema. O travão de trás para funcionar tenho de dar 2 bombadas no manipulo do travão. Só à terceira é que trava e aí trava bem. Será uma questão de afinação?
Obrigado.
 

ferrazz

Member
marca e mais alguma informação lol mas o procedimento a meu ver é mais ou menos o mesmo limpeza e sangrar ... mais sangramento
 

pcamilo

New Member
Elixir 5. É novo. Foi na estreia! Não tenho a certeza se puxei o manipulo antes de meter a roda quando a montei!:fpalm:
 

ferrazz

Member
acho que isso não é o problema mas talvez sim a montagem e alguma bolha de ar. mas como foi a primeira vez deve estar na garantia queixa-te e pede que te facão a sangria pois é um processo que mete seringas e para mim é um processo cirúrgico lol pelo sim pelo não assiste a reparação aprendes ;-)... os shimano são mais fáceis de sangrar.
 
Top