Durabilidade dos rolamentos do pedaleiro BB30

SEVEN7

Member
Boa tarde
Sou dono de uma Cannondale Rz One 1 com 2000kms efectuados em 6 meses.
E estou novamento com problemas nos rolamentos do pedaleiro.
Julgo que estão gripados, pois mandam cada estalo que parece que a bike vai partir-se toda. Inicialmente pensei que fosse a escora, mas ao rodar os pedais para tras noto alguma dificuldade em o fazer.
Já tive que colocar 2 jogos de rolamentos e neste momento terá que levar outros.
Acho estranho a pouca durabilidade deste material.
Até que o 1º jogo de rolamentos aguentou cerca de 350 kms de muita lama e chuva. Estes até compreendo.
Ficaram todos sujos e lixados da lama e barro. Tiveram que ser substituidos.
Ultimamente nem tem chuvido e nem tenho lavado a bike para evitar a entrada de agua e lama através da lavagem.
Acho que este BB30 deixa entrar demasiada lama, pó e água para dentro do pedaleiro.
Alguém tem o mesmo problema?
Que rolamentos usam? Será que existe alguns melhores.
Só em rolamentos a bike leva-me à falência. Tenho que ponderar a troca do pedaleiro para breve.
A bike está na garantia. O que aconselham?
É fácil arranjar um pedaleiro compativel com o sistema BB30?
Boas pedaladas
SEVEN7
 

HaTrED

Member
Posso-te dizer que no meu caso - uma Flash - apenas troquei de rolamentos ao fim de 7.000km's!! Deram mesmo o berro, cumpriram as suas funções. De onde-a-onde abro o pedaleiro p/a limpar e lubrificar mas nunca notei nada de anormal pelo que me admira que tenhas esse tipo de problemas. Já verificaste se o pedaleiro está bem montado por forma a evitar folgas que possam diminuir o tempo de vida útil dos rolamentos? Julgo que mesmo em condições mais adversas os rolamentos deviam durar mais um bom bocado... :confused:
 

luisms

Member
Seven tenho uma solução, ficas com a minha bicicleta, que não tem bb30 e eu fico com o teu canhão+ o suporte do telemovel
 
Boas

Quanto ires a falência com os rolamentos ai posso ajudar: agarra nos rolamentos e vai a uma casa especializada em rolamentos e procura os mesmos em marcas mais acessíveis.
A um mês fui substituir os rolamentos da minha FS e pediram-me 280€ por 8 rolamentos, mas com uma rápida pesquisa fiz a festa por 50€ e a qualidade dos mesmos não deve andar longe dos do 1ºorçamento
 
Seven7,o que te aconteceu bem de enconta ao que me foi informado pelo meu mecânico, que o sistema BB30 colocava os rolamentos muitos expostos a agua e sujidade que levam a que os rolamentos gripem. Aconselhava-te a fazer o mesmo que o Adilson_Fernandes fez, pega num dos rolamentos velhos e vai a uma casa especializada e pede informações sobre os preços e quais os rolamentos que aconselham para o tipo de utilização que os mesmos vão levar.
Ou então poderás fazer como eu, tenho um quadro Scalpel, em que utilizei o material da minha antiga bicicleta, e como tinha uma pedaleira XT de 2010 nova, e não me queria desfazer dela, e comprar uma que fosse BB30 não estava em equação pois teria que desembolsar uns cobres, foi-me colocado uma adaptador( que não é mais do que um tubo de metal que converte a medida BB30 para o sistema de movimento pedaleiro shimano) do sistema BB30 para utilização de movimento pedaleiro shimano convencional.

Claro que esta alteração irá originar um aumento de peso, coisa que o BB30 visa reduzir, mas no meu caso, se estourar um movimento pedaleiro por ano é muito.

Mas cada caso é um caso.

Cumprimentos
 
Last edited:

SEVEN7

Member
Bom dia
Na loja onde comprei a bike, o mecânico também já me disse que é um dos problemas do sistema BB30.
Fica demasiado exposto e tem alguma tendência para deixar entrar água e sujidade.

HaTrED o pedaleiro foi montado na loja. Eu nunca o desmontei. Por isso julgo que está bem montado.
E para retirar e colocar os rolamentos BB30 é preciso ter ferramentas próprias para os retirar e colocar no sítio.
HaTrED, quando fazes a manutenção ao teu pedaleiro, chegas a retirar os rolamentos???
Para os limpares e lubrificar?

Boas pedaladas
SEVEN7
 

ernez

Active Member
Pois, quase ninguém faz isso, lubrifica-se os cubos das rodas o hub, etc, mas do pedaleiro, raramente se faz, eu falo por mim e pelo meu pessoal.
 

HaTrED

Member
Não sei a que ferramentas te referes mas vamos por partes porque "dei" a informação errada!
Ora eu não abro, mando abrir :wink:, mas já acompanhei os trabalhos e nunca verifiquei que fosse necessário qualquer ferramenta "especial" p/a removeres os rolamentos (??). Nota, posso não estar correcto de todo...
Um deles vem agarrado ao eixo pedaleiro, eventualmente p/a este precisas de algo p/a o retirar, o outro sacas "facilmente"... são limpos, lubrificados e colocados no sítio! Depois o aperto dado aos parafusos do eixo é que faz com que os rolamentos fiquem devidamente encaixados. Atenção que posso não estar correcto, nunca fui mecânico.
 

SEVEN7

Member
Boa tarde
É necessário uma ferramenta própria para a retirada e colocação dos rolamentos. Podes ver por este video:
http://www.youtube.com/watch?v=KdV2U-1cukc
Depois de bem limpo o local, os rolamentos são colocados "na tal ferramenta" que passa pelo meio do quadro e os puxa para dentro do quadro através de pressão que se vai sendo exercida pelo aperto que se vai fazendo.
Não sou mecânico, mas foi o que assisti. Explicado à leigo.
Os rolamentos entraram à justa e sem folgas. Depois disso é colocada massa para os proteger e lubrificar.
Depois é só colocar o pedaleiro.
Não sei se me fiz entender. Espero que sim. O vídeo é explicativo do que descrevi.
Boas pedaladas
SEVEN7
 

oliana

Active Member
Rolamentos demasiado expostos? Então o fabricante deve ter feito grandes estudos e experiências! São rolamentos que devem ser selados e protegidos. Apesar disso devemos fazer uma revisão e lubrificação de vez em quando. Agora ter problemas de 500 em 500 km é mesmo falta de qualidade ou nenhuma, dos componentes.
Grande complicação. Ainda bem que a minha bike vinha com pedaleira shimano xt. Assim os rolamentos só foram limpos e lubrificados de 6 em 6 meses. Foram agora substituídos com 5 anos. Um deles ganhou folga. Comprei uns novos (deore) por 12 euros. Por este preço não valia a pena comprar os rolamentos á parte e colocá-los na caixa. Vamos ver quanto tempo aguentam.
 
Last edited:

gteles

Member
Os meus rolamentos tambem deram o berro. Tem 1 ano e 2 meses e estao completamente rebentados, a pedeira esta toda a abanar. Alguem conheçe alguns rolamentos mais em conta? Nao me apetece dar 30 euros por algo que teoricamente tem pouca durabilidade...
 
Top