Dual lever, Rapid-Fire/Trigger, ou Twist Shift?

Ludos

Benevolent dictator for life
#1
Aqui está um assunto que dá pano para mangas, casacos, edredons, cortinados, etc....

Os vários sistemas de manipulos que existem no mercado.

Dual Lever ou Dual Control, a recente aposta da Shimano que integra na manete de travão a funcionalidade de engrenar as mudanças.

Eu posso dizer á boca cheia: NÃO GOSTO!
Acho inclusivé que a Shimano deu um Tiro no pé, e ou a coisa pega e o pessoal se habitua, ou então ainda vão ter de voltar aos Rapid-Fire.

Rapid-Fire da Shimano, uma das maiores invenções a seguir á roda (na minha opinião, os Trigger, da Sram, identicos na teoria aos Rapid-Fire, e a solução para quem não gosta do Dual Lever (visto que já só há Rapid-Fire Deore, LX,XT e XTR acabaram), Os Twist shift também nunca me convenceram, mesmo assim prefiro-os aos Dual Lever, no entanto não deixa de ser curioso que é uma sistema que perdura já há uns anitos valentes.

Devia de assinalar os prós e os contras de cada tipo de manipulo, no entanto procuro saber a vossa opinião?
 
#2
Ainda so tive o sistema Grip Shift e Rapid-Fire (tenho actualmente)!

Dos Rapid-Fire, nao tenho nada de negativo a apontar, sao excelentes manipulos, eu adoro (sao os Deore os meus!)!!
Nunca tive o prazer de rodar com Dual-Lever, por isso nao me posso pronunciar nesse campo, ja rodei com os Trigger do Peso-Pluma, e também nao sao nada maus, gostei da precisão e do facto de serem "bruscos" e "pesados" no seu trabalhar....
A grande diferença destes para os Rapid-Fire da shimano, é mesmo essa, os da Sram sao "bruscos" e mais "pesados" (é preciso imprimir mais força com os dedos nas manetes!)!!!

Ja tive durante muitos anos o antigo e quase histórico e pouco visto já, Grip Shift, nao gosto, nem desgosto...É um sistema porreiro, mas prefiro os Rapid-Fire!!
Os Grip têm a vantagem de se poder meter várias velocidades ao mesmo tempo, mais rapidamente!! :D

Dos restantes sistemas,nao vou falar, pois nunca os testei ou rodei com eles!

Boas pedaladas e votos de um Feliz Natal!!! :wink:
 
#3
Yeeeee..
Dual Lever não obrigado! só se for XTR! Para engrenar os pratos é preciso tirar a mão do punho(eu)...e isso é Cross não é muito conveniente!

Twist Shift(grip shift) tive-os durante 3 anos e só posso dizer bem dele...só têm 1 menos que é o facto de os punhos rodarem muito(mas isso era facil de resolver com uns punhos com 'lock on', têm também uma grande vantagem que é o facto do manipulo esquerdo(mudanças dianteiras) terem varios click's para cada mudança(3 para cada) o que acaba com o roçar da corrente no desviador.

Rapid Fire, um manipulo muito ergonómico (peca no preço, especialmente XTR) um funcionamento que é simplesmente MANTEIGA!.

Trigger, (tenho-os neste momento) e posso dizer que conta com uma precisão excelente(assim como os rapid fire) mas o funcionamento é menos suave que os rapid fire, mas com uma precisão 5*****(eu gosto deles mais duros, gosto de sentir a engrenagem..).Estes engrenam de uma vez até 5 mudanças ao, contrário dos rapid fire que engrena até 3.

Quem quiser rapid fire's DEORE XT eu ainda arranjo...é só dizerem.

abraços

peso-pluma
 
#4
re

Boas!

Eu uso GripShift há muitos anos, tive uns saudoso X-Ray 800 por muitos e bons anos sem nunca me darem problemas, nem de molas que na altura diziam que perdiam a força, comigo nunca aconteceu.
Entretanto desde 2001 que tenho uns Sram Rocket que funcionam na perfeição a par com cabos GoreOn, suaves, precisos e resistentes, apenas requer alguma habituação o facto de por vezes acidentalmente rodarmos o punho e engrenar alguma mudança indesejada.

Neste momento tenho um par de Dual-Lever Shimano XT para montar na Neuf após ter experimentado os novos LX também c\ Dual-Lever.
Gostei do desempenho e tive a consciência que após habituação funcionam tão bem como os Rapid-Fire apesar de os dedos terem que se habituar a trabalhar com forças diferentes daquelas que estão habituados...a ver vamos como se saem numa maratona.....

Lembro-me que em PTG2004 amigos meus que usam Rapid-Fire chegaram ao fim com caimbras nos dedos de tanto tirarem \ porem mudanças, o que já não aconteceu comigo (acho que os dedos eram o unico sitio do corpo onde não tinha caimbras :-D ) que usava GripShift.......
 
#5
Tenho o prazer de ter utilizado todos os sistemas de comando de mudanças anteriormente referidos, e na minha opinião, subjectica como todas as opiniões são, a melhor solução passa por utilizar rapidfire com mudança standard, ou em alternativa grip shift com desviador invertido, neste caso o uso de cabos de baixo atrito é indispensavel.

O sistema de dual control da Shimano tem virtudes, mas as mesmas chegam a ñ se verificar em uso regular, ainda para mais pk nalguns casos chegam a ser instalados com mudanças standard, essa solução kanto a mim é a mais complicada para gerar habituação, é a k menos gosto.

Os comandos Sram triger são uma opção interessante, mas devido à politica da Shimano em regressar com os comandos rapidfire à produção em versão XT (os melhores de sempre), já em 2005, vem matar as oportunidades de crescimento da solução da marca Americana.
 
#6
"...mas devido à politica da Shimano em regressar com os comandos rapidfire à produção em versão XT (os melhores de sempre), já em 2005..."

Ora ai está uma excelente noticia, já andava a pensar ter de usar os Trigger da Sram, assim basta-me esperar um tempo e trocar.

Só não percebo a dificuldade em usar rapidfire com desviador invertido???

Eu uso rapidfire XT(os primeiros que sairam com 9V), e com desviador XTR invertido(com o 1º que saiu, e agora com o novo desde á cerca de um ano), não tenho nada a apontar, a não ser que não quero usar desviadores sem serem invertidos, e que não quero outro sistema sem ser os rapidfire, de preferencia os XT. :wink:
 
#7
Não acho que haja alguma complicação na utilização de desviadores invertidos com Rapid Fire...Já montei muitos e nenhum deu problemas! Uma coisa posso dizer, que a utilização referida antes é mais 'sensivel' a desafinação. De resto nada apontar.

LCTriguinho mas tu não encontras Rapid Fire XT??

abraços

peso-pluma
 
#8
Não era isso.
Simplesmente os meus como já deves saber(já disse por varias vezes que são dos 1º que sairam de 9v) têm alguns mts anos, mt utilização e vou ter de os trocar, mais cedo ou mais tarde.
O da frente, parece mentira mas é verdade(é menos utilizado em relação ao traseiro), está a dar problemas. Á pouco tempo tive de o abrir e tentar remediar para um passeio e tem funcionado até ver. Mas tenho de os trocar e como não gosto dos novos, estava a pensar em usar os trigger da Sram com os XTR, até porque a Sram continua a não ter os desviadores traseiros invertidos.
Mas nunca procurei saber se ainda havia XT antigos, mas como voltará a haver novos rapid fire Xt, vou esperar para ver como são, se não tiver de trocar até lá.
 
#9
Outro dia tive o prazer (ou nao :roll: ) de andar com uns Dual Lever, nao gostei, andei pouco tempo com eles, mas nao gostei, talvez por nao estar habituado...
Pois...
Todos os que tem dual lever antes de ter este sistema diziam que nao gostavam, que isto, e que aquilo...Agora dizem que depois de estar habituados nao querem outra coisa...

Porque será??
Lanço a questão... :twisted:
 
#10
Fireblade said:
Outro dia tive o prazer (ou nao :roll: ) de andar com uns Dual Lever, nao gostei, andei pouco tempo com eles, mas nao gostei, talvez por nao estar habituado...
Pois...
Todos os que tem dual lever antes de ter este sistema diziam que nao gostavam, que isto, e que aquilo...Agora dizem que depois de estar habituados nao querem outra coisa...

Porque será??
Lanço a questão... :twisted:
A minha ideia em relação aos dual, a minha experiencia é muito pouca uma pequena volta, é feita nessa volta e tb do seu funcionamento. Eu penso que para XC puro e duro, ou seja competição, devem até ser bons. Agora para uma utilização mais hard, mais pedra, mais tecnica não devem ser melhores que os rapid. É simplesmente a minha opinião.
 
#11
Pois para mim, quem me tira os grip shift , é como quem me tira as rodas! É sistema, que mesmo que a transmissão estaja desafinada, com um ligeiro toque as mudanças entram sempre. Os meus primeiros grip shift eram da sachs (julgo que actualmente é sram) com 5 mudanças, tive que trocar a cassete para uma de 6, e conseguia por as 6 mudanças :wink: .
Já fiz algumas experiências aos outros sistemas, mas acho estranho, e dou comigo a rodar ao punho para meter mudanças :lol: