dropout rockrider 9.1 neuf

engenheiro_

New Member
o meu sistema neuf deve ter mais de 5000km e ainda e o de origem, fiquei espantado a ler isto, onde dizem que duram tão pouco... posso ter sorte nem sei...
mas meto bastante massa a proteger o rolamento e depois de lavar volto a por mais novamente, e não tem folga nem nada. quais e que são os sintomas de aqueles rolamentos começarem a ficar lixados?
dropouts foi o primeiro que parti, ja tinha lixado um desviador sram mas o dropout não partiou nem vergou, mas desta partiu.

cumprimentos...
 

pintox

Member
È isso engenheiro, ás vezes até exagero na quantidade de massa e fica tudo porco, mas prefiro ter mais trabalho a remover a massa suja e saber que os rolamentos andam bem protegidos.
Os meus foram trocados ao abrigo da garantia, numa altura em que levei lá a bike para eliminar um pequeno barulho, não senti nada de espaecial no comportamento, mas segundo a oficina precisavam ser trocados, e pronto, lá o fizeram.
 
Last edited:

curdius

New Member
Pa, os meus duraram 4500 kms antes de mudar de bike e estava tudo bem. Nunca lavo a bike à pressão, e mesmo com a mangueira nunca ponho agua com muita força onde haja rolamentos. Um pouco de massa de mês a mês e esta tudo como novo, e nunca faltou lama naquela bike.

Um pouco off-topic, mas o neuf era a única coisa que não gostava naquele quadro. Quando mudei de quadro a grande mais valia foi ter-me visto livro daquele dureza e falta de sensibilidade do amortecedor traseiro.
 

jmdcfigueiredo

New Member
Boas Pedro, tudo bem!?

Pois, com o mínimo de cuidado e manutenção regular não vejo razão para se gastar rolamentos como quem gasta pneus!
Já agora, os teus eram selados, certo?

Um abraço
 

NoRush!

New Member
Os sintomas que notei em 1º lugar foram as mudanças a falhar e algum ruido na pedalada, tipo a corrente a encostar ao desviador dianteiro. Depois com mais atenção verifiquei que firmando o quadro e tentando mover a escora no sentido lateral para um lado e para o outro, consegui aperceber-me de uma pequena folga (mais perceptivel no rolamento grande) , o que permite ao conjunto quadro/escora oscilar lateralmente e fazer "arco". Isto leva ao desalinhamento momentâneo da corrente em relação ao quadro quando em esforço e consequente perda de eficácia nas passagens das mudanças, esforço extra dos desviadores, desgaste permaturo da corrente, cassete e pedaleiro, enfim. Troca, que é melhor.
No meu caso já é a segunda vês. No ano passado aconteceu o mesmo e com a troca dos referidos rolamentos o problema ficou resolvido.

Quanto ás lavagens com jacto, de facto abuso um pouco (quase todos os fins de semana). Se calhar não ajuda....:tungas:
 

jmdcfigueiredo

New Member
De maneira nenhuma NoRush!

É preferível levar a bike para casa com um bocadinho de lama nos cubos das rodas, caixa de direcção, rolamentos e coisas que tais que andar com ela a brilhar e depois gripar o material todo!
Quando a lavares à pressão evita essa zonas e passa depois agua sem pressão, como a que há nas bombas onde se meter ar, nos sítios mais críticos.
 

NoRush!

New Member
Atenção que não são só estes, existem mais 2 dentro destes (por trás daqueles parafusos pretos grandes), e ainda mais 2 pequeninos junto ao amortecedor se bem me lembro.

Os mais afectados são precisamente os mais pequenos e os maiores.
 

engenheiro_

New Member
então o meu ainda não apresenta sintomas de desgaste, a corrente não embarra no desviador dianteiro, nem faz barulho nem abana, deve ser por eu por muita massa a tapar aquilo e lavar com a agua a correr, sem pressão, e ando com a bike sempre limpinha pois tenho uns toques de detailer, volta e meia dou uma polidela a bike, mas também deve ser de eu abusar pouco dela.
o meu muito obrigado ao Jose Miguel que graças a ele segunda ou terça ja tenho a caixa de direcção nova, sem ter de fazer muitos km e dinheiro em portagens. poupou-me um enorme trabalho mesmo! user 5*

cumprimentos...
 
Top