Douro Bike Race - Amarante - 13 a 16 Setembro 2012

Nexplore

New Member
Olá amigos,

O meu nome é João Marinho, sou o director de prova que a Nexplore organizará pela 3ª vez, a DOURO BIKE RACE (DBR).


Primeiro que tudo importa saber que a DBR 2012 está a ser um verdadeiro desafio a todos os níveis. A conjuntura actual não é a mais favorável para este tipo de eventos em que são essenciais apoios para a sua viabilização. Sendo a DBR um projecto de continuidade que conquistou um lugar no panorama do BTT nacional e que começa a ser agora reconhecido a nível internacional, não baixamos os braços e ''demos a cara à luta'' para organizar o evento este ano.

A Douro Bike Race é um projecto antigo da Nexplore. Parte de pessoas que partilham tal como vocês uma grande paixão pelo BTT . Pessoas de vários quadrantes, desde a competição ao lazer que percorreram e percorrem a região e o mundo participando noutras provas semelhantes e fazendo aventuras e expedições.

DADOS DA DBR 2011


- Prova inédita em Portugal
- 3 Etapas em 3 Serras - Marão, Alvão e Aboboreira
- Partida e chegada em Amarante
- Evento licenciado por: Câmara Municipal de Amarante | Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade |Federação Portuguesa de Ciclismo
- Campeonato Regional de Maratonas do Porto integrado no programa DBR

Dados das inscrições

- 630 Atletas inscritos
- 45 Mulheres
- 145 Localidades portuguesas incluindo ilhas
- 8 Países: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Brasil, Itália, Inglaterra, Eslovénia e África do Sul

BASE DA PROVA NO CENTRO DA CIDADE - AMARANTE

Depois do sucesso de 2011, a fasquia está agora elevada, conscientes disso, fizemos uma analise ao que correu menos bem em 2011 para melhorar em 2012. Seguindo este raciocínio, fizemos algumas alterações à organização da prova.

Com a colaboração do Municipio de Amarante, é nos possivel colocar a base da prova ''ALDEIA DBR'' centro da cidade. Este local dista apenas 1 min a pé do centro histórico terá todos os serviços necessários ao evento. Secretariado, Assistência Mecânica, Campismo, Bike Park, Bike Wash, massagens, etc. Assim os participantes não tem que caminhar mais que 5 min para chegar a todos os lugares, PARTIDA\CHEGADA, ALDEIDA DBR, Hotéis e restaurantes.

NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO


Outra importante novidade são os níveis de participação que disponibilizamos que apesar de ter os mesmos nomes, tem características bem diferentes:

EPIC - 4 DIAS (1 Prólogo + 3 Etapas) - 250km com 7 000m Desnível positivo (D+)
ADVENTURE - 2 DIAS\2 ETAPAS - 150kM com 4 000m D+
RIDE - 1 DIAS\1 ETAPA - 50Km com 1 500m D+

Tentamos oferecer níveis para toda a gente, desde os que queiram vencer um desafio épico, até aqueles que querem fazer um dia ''relaxado'' e sentir de perto a DBR.

A ideia do prólogo é levar a prova ao encontro da população e permitir que os atletas mais lentos vejam os atletas mais rápidos em pista e o contrário também. As partidas serão (em principio) de 30 em 30segundos. A ultima etapa será mais curta para que todos possam regressar a casa cedo durante o dia de domingo e para aqueles que tenham voos no mesmo dia, tenham assim tempo para o fazer.

Garantimos tal como em 2011 que cada dia terá trilhos, paisagens e terrenos diferentes, apesar de uma configuração diferente:

DIA 1 - Prologo Urbano na cidade de Amarante
DIA 2 - Serra do Marão
DIA 3 - Serra do Alvão
DIA 3 - Serra da Aboboreira

PRÉ-INSCRIÇÃO

Estamos neste momento a fazer testes ao site para que possamos abrir as inscrições. Contamos que isso aconteça em meados deste mês de Maio. No entanto e devido ao elevado interesse que a DBR está a despertar, decidimos avançar com uma PRÉ-INSCRIÇÃO de forma a garantir ''prioridade'' quando abrirem as inscrições no site. A pré-inscrição poderá ser feita aqui:

http://www.blogdourobikerace.com/2012/05/pre-inscricao-dbr-2012-pre-registration.html

ALOJAMENTO & ALIMENTAÇÃO

Temos parcerias com todas as unidades hoteleiras de Amarante para os participantes na DBR. Queremos que a cidade se envolva activamente no evento e assim garantirmos um melhor serviço aos atletas. A nível de restauração, existem parcerias com os restaurantes e pastelarias próximas da zona de partida para criação de menus pensados especificamente para atletas. No final de cada etapa, todos os atletas terão direito a um buffet de frios, com fruta, doces, batata cozida com azeite (mnhum mnhum), salgados, etc. Haverá também uma área reservada na ALDEIA DBR onde os atletas poderão acampar. Nós iremos fornecer tendas personalizadas, sendo a organização responsável pela sua montagem.

SEGUROS

É de lei que todos os participantes num evento desportivo estejam cobertos por um seguro. Felizmente que não tem ocorrido grandes azares nos eventos pelo país fora, por o que é normal é fazerem seguros para lazer, sem a vertente competitiva. Havendo um azar maior num evento com este tipo de seguro, as seguradoras descartam-se. Conscientes dos trilhos que iremos percorrer durante os 4 dias de prova, fomos à procura de um seguro que cubra este tipo de eventos competitivos. Como devem imaginar, isto custa caro, muito caro, mas fizemos questão de o fazer para salvaguarda dos atletas e organização.

QUESTÃO UCI

Foi inicialmente comunicado que a DBR fazia parte do calendário internacional UCI. Muito recentemente fomos ''obrigados'' a dar um passo atrás devido aos elevados encargos que a UCI acarreta e à escassez de apoios. Pensando essencialmente nos atletas tomamos este decisão, garantindo assim uma inscrição com um valor mais baixo. O comunicado enviado à UCI contou com todo o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo e pode ser visto na integra aqui :

http://www.blogdourobikerace.com/2012/05/valor-das-inscricoes-dbr-2012.html

DOURO BIKE RACE NA INTERNET - SITE | BLOG | FACEBOOK

O site oficial do evento é http://www.dourobikerace.com e poderão encontrar toda a informação da edição de 2012 lá.

Temos também o blog da DBR onde podem encontrar toda a informação sobre as edições anteriores, factos interessantes, historias, fotos, vídeos, etc. Entrem aqui:

http://www.blogdourobikerace.com/

A DBR também está no FACEBOOK onde podem encontrar as ultimas actualizações e fotos das edições anteriores. É uma excelente forma de comunicar com outros participantes.

http://www.facebook.com/dourobikerace.dbr

VALOR DAS INSCRIÇÕES

Este ponto é sensível, sabemos bem disso. Em 2011 foi a primeira vez que organizamos um evento por etapas sentimos ''na pele'' os encargos que acarreta. Era incomportável para a Nexplore manter os valores de 2011, simplesmente porque a DBR gerou prejuízo! Sendo a DBR organizada pela Nexplore, uma empresa onde as pessoas que nela trabalham, dependem do recebimento do seu ordenado, estávamos obrigados a mudar o rumo dos acontecimentos em 2012. Não querendo também baixar a qualidade ao evento, aliás, bem pelo contrario, os valores das inscrições foram actualizados para:

EPIC - 190€
ADVENTURE - 65€
RIDE - 20€

O que incluiu cada inscrição ainda está a ser definido, mas certamente que não irá incluir refeições (peq. almoço e jantar) nem alojamento. Tudo fizemos para que estes valores fossem mais baixos, procuramos sucessivamente apoios e tentamos estabelecer parcerias, mas infelizmente não tivemos a melhor das sortes. Esperamos que em 2013 a historia seja diferente...

DOURO BIKE RACE NO FORUM BTT

Podem ler todos os comentários às edições anteriores que os utilizadores deste fórum fizeram aqui:

DBR 2010 - http://www.forumbtt.net/showthread.php?25765-Rescaldo-Douro-Bike-Race-Amarante-Serra-do-Mar%E3o-amp-Alv%E3o-04-Setembro
DBR 2011 - http://www.forumbtt.net/showthread.php?37237-Rescaldo-Douro-Bike-Race-Amarante-16-17-18-Setembro-2011

Também podem ler os comentários que alguns participantes enviaram por email aqui:

http://www.forumbtt.net/showthread.php?37237-Rescaldo-Douro-Bike-Race-Amarante-16-17-18-Setembro-2011

CATEGORIAS DE PARTICIPAÇÃO


Em 2011 sentimos que havia necessidade de criar mais categorias tendo em conta o leque de idades e o numero de participantes. Posto isto, em 2012 irão existir as seguintes categorias:

EPIC - OPEN MEN | OPEN WOMEN | MASTERS MEN | MASTERS WOMAN | SENIORS MAN | SENIORS WOMAN | TEAMS
ADVENTURE - OPEN MEN | OPEN WOMEN | MASTERS MEN | MASTERS WOMAN | SENIORS MAN | SENIORS WOMAN | TEAMS
RIDE - JUNIOR MEN | JUNIOR WOMAN OPEN MEN | OPEN WOMEN | MASTERS MEN | MASTERS WOMAN | SENIORS MAN | SENIORS WOMAN | TEAMS

Existem muitas categorias novas, inclusivamente uma classificação por equipas! Em todas as categorias deverá existir um mínimo de 20 participantes, excepto as equipas que basta existir 6.

FOTOS DOURO BIKE RACE


Podem encontrar muitas fotos nos álbuns da DBR no FACEBOOK e no PICASA:

FACE BOOK : http://www.facebook.com/dourobikerace.dbr/photos
PICASA : https://picasaweb.google.com/dourobikerace

FILMES DOURO BIKE RACE

Para terminar, deixo-vos os vídeos da DBR 2011 que podem ser vistos aqui:

http://www.blogdourobikerace.com/search/label/V%C3%ADdeos

O que importa agora....

ARE YOU READY?
 
Last edited:

ICC

New Member
Eu estive presente em 2011 na versão Epic e foi de facto um grande evento!
Se há já algumas alterações que me parecem que vão ainda mais elevadar a qualidade do evento, principalmente a mudança da Base DBR para a cidade, espero que este ano todas as partidas sejam dadas mais cedo, é que em 2011 a primeira etapa teve um início tardio, o que se traduziu num grande sofrimento, pelo menos para mim, devido ao muito calor aliado àquela subida que nunca mais acabava!
Se tudo correr como espero, até Setembro!
 
Last edited:

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Esta prova já está marcada na minha agenda à alguns meses!!!

Tenho uma dúvida:

(...) Haverá também uma área reservada na ALDEIA DBR onde os atletas poderão acampar. Nós iremos fornecer tendas personalizadas, sendo a organização responsável pela sua montagem.

Só poderá acampar quem participa no nível EPIC, ou que está no ADVENTURE também tem direito?
Com isto acresce mais alguma coisa ao valor da inscrição?
Caso seja pago e se queira montar uma tenda nossa, será possível? e acompanhante... poderá fica nesta área?

Continuação de bom trabalho! :exacto:
 

João Marinho

New Member
Luís,

Poderá acampar quem participe na DBR, seja EPIC, ADVENTURE ou RIDE. Depende claro da lotação do espaço. Só será possivel montar tendas ''nossas'' para manter o local organizado.

Os acompanhantes poderão também ficar no camping, mas atenção que a tenda é individual :)
 

PEDROPINHO

New Member
Esta já esta marcada na agenda;)))


Como é a primeira vez que irei participar numa prova deste género nível EPIC, ainda estou um pouco a parte e toda a informação que me chega é vital, em cima falaram em tendas e tal para pernoitar será que e possível dar mais informações sobre isso??
Já agora existe parcerias com hoteis??


Cumprimentos
 

João Marinho

New Member
Ainda não temos respostas para todas as vossas duvidas porque estamos continuamente a trabalhar no evento. Mas sobre o alojamento, já foi dito que já existe parcerias com os hotéis. Brevemente será colocada a lista de hotéis no site. Sobre as tendas, vamos disponibilizar tendas e um espaço para acampar na ALDEIA DA PROVA.

Por falar em aldeia da prova, terá esta configuração:

 

hess

Member
Ai como eu queria ir........................ vamos ver.......ando já há 3 anos para ir.....................
 

syndicaterider

New Member
Bem vou ter que treinar no duro!!! Ando para participar desde o inicio do DBR e nunca partecipei por saber que a minha condição fisica não me permitia participar!!
Este ano vou começar já a tentar apurar a forma e perder uns kgs, para chegar a Setenbro minimamente preparado para aguentar esta dureza!!
Como diz um colega nosso "vamos treinando!!"
 

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Já fiz a pré inscrição para o nível Adventure. Para mim de certeza que vai ser uma aventura. A única coisa que me interessa é chegar ao fim. Depois do sucesso do ano passado a única coisa que quero é usufruir deste passeio.

Boa Sorte.

César Filipe Queirós
 

RLUTAS

New Member
Boa noite Malta.
Em 2011 participei e nem um ponto negativo consigo apontar... Este ano tenho como objectivo principal participar neste magnifico evento, mas esta aqui um pormenor que não estou a entender, as refeições sao pagas por nós á parte do valor que foi apresentado?se assim for não vai ser fácil marcar presença, visto que venho do Alentejo e só a viagem já acarreta muitas despesas.
Obrigado
Rafael Lutas
 

João Marinho

New Member
Olá Rafael!

Estamos a tentar tornar os preços das refeições e do alojamento (em tenda) o mais acessível possivel. São coisas que não dependem unicamente de nós, dependem em muito dos nossos parceiros.

Abraço!
 

JFNeves

Member
Força nisso amigos João Marinho e José Silva ! :)

Tal como já vos disse: SAI UMA EPIC PARA A MESA DO CANTO!!! :)

Jorge Neves

BLACKBULLS ADCRP \ CNI
 

Deveza

New Member
Olá pessoal, os 65 euros do nível AVENTURE dão direito a quê?
Normalmente duas provas c/almoço, seguro, reforço, balho, Jersey, classificação, bombeiros e brindes custam no máximo 45 euros.
Gostaria que informassem o conteudo do nível Aventure.
Obrigado.
 

João Marinho

New Member
:)

O conteúdo será revelado quando abrirem as inscrições. Estamos a trabalhar para conseguir o mais possivel para os atletas. De qq das formas não irá incluir jantar nem alojamento. Irá incluir sim um buffet de frios no final, seguros, abastecimentos, banho, classificação, brindes e assistência médica, além de outras coisas.

A DBR não é uma prova ''normal'' dentro da ''normalidade'' dos eventos de BTT existentes em PT.

Boas pedaladas!
 

Tecnical

New Member
Acabei de fazer a pré-inscrição, mas se o valor do alojamento ( mesmo em tenda da organização ), não for simbólico... assim como o das refeições... Terei de abdicar!
Gostaria certamente de fazer esta aventura!
 

froids

Active Member
Mais duas pré-inscrições efectuadas para a versão "Ride".
A cara-metade ainda não tem o andamento necessário para nenhuma das outras versões da aventura mas queremos lá estar para "fazer parte" da festa e pedalar um bocadinho!

Abraços
:xau:
 
Top