Douro Bike Race 2012

logaza2009

New Member
Boas:
Sou totalista de todas as edições do dbr. Parabéns à organização, que tem estado melhor a cada ano que passa. Este ano, particularmente esteve"brutal". No ano passado, foi talvez a prova mais espetacular que já fiz ( ao nível dos geo-raids ), por isso a expectativa para este ano era muito elevada. Inscrevi-me na versão adventure e fiz a primeira etapa na serra do alvão. Paisagens espectaculares, primeiros 30 km soberbos, mas a partir daí, pedra e mais pedra, subidas intermináveis em fila e com a bike à mão, descidas intermináveis sobre pedra e com a bike à mão, de tal forma que a partir do km 45 a 50, deixou de ser um prazer andar de bicicleta e o único objetivo, era terminar dentro da hora limite ( objetivo conseguido ).
Ponderei bastante, se iria ou não no segundo dia. Optei por ficar a passear em Amarante, não fosse o diabo tecê-las outra vez.
Acho que esta prova, a partir deste ano, será só para "prós", ou para quem pode treinar pelo menos 4 a 5 vezes por semana.
Cumprimentos.
 

jlalmeida

New Member
" jlalmeida, foi mesmo uma grande ideia da organização, foi muito bom mesmo.

Deixa-me que te diga, mas a tua entrevista (penso que eras tu) também foi boa!!"

Markitu, se te referes àquele "tempo de antena" concedido aos 3 elementos do Clube BTT Lisboa pelo speaker (fantástico e incansável speaker) , foi o Luís Sousa que falou eu só disse duas ou três palavras entra as quais "Fantástico!" :p
 

João Marinho

New Member
Amigos,

A DBR não é um conjunto de maratonas, é uma prova que necessita de muita preparação durante o ano. Tem que ser encarada dessa forma. Quem pensar em participar porque se acha capaz de fazer 4 dias seguidos a pedalar tem que ter consciência da dureza da prova. Não é destinada unicamente a atletas de topo, é para todos aqueles que apreciam BTT de verdade.

Deixo aqui um texto que apresentei no dia zero da DBR:
___________________________________________________

A DBR é uma prova de BTT;
Vão encontrar mato nos trilhos;
Vão encontrar pedras (muitas);
Vão (tentar) fazer subidas impossíveis ;
Vão desmontar a descer;
Vão-se sujar com pó, lama e areia;
Vão sofrer de dores nos braços, pernas e costas;
Vão desidratar e sentir fome;
Vão encontrar animais ao longo da prova: Vacas, ovelhas, cabras, cavalos. São domésticos, não atacam;
Vão usufruir de paisagens arrebatadoras;
Vão percorrer trilhos alucinantes;
Vão atravessar matas protegidas;
Vão atravessar rios com águas límpidas;
Vão atravessar aldeias isoladas nas Serras ;

TUDO ISTO É BTT
_________________________________________

Obrigado a todos pelas vossas criticas e sugestões. São sem duvida uma grande ajuda para a edição de 2013!
 

markituh

Active Member
João concordo contigo, mas se não criasses os 3 niveis possivelmente a DBR não tinha esta dimensão. Não falo a nivel organizativo, pois ai penso que não existe nada a acrescentar, o excelente trabalho esteve à vista!! Com estes 3 niveis, possibilitou ao pessoal conjugar a sua participação conforme as suas possibilidades fisicas/monetarias/duração etc.

De resto duro ou não a experiencia foi excelente mesmo só com um dia. Foi divertido e de certeza caso dê vou tentar pelo menos os 2 dias!!

Abraço
 

Mach 4

New Member
O João avisou...

O Norte É mesmo duro. Então para quem está habituado a planicíes...custa mais um bocado.
Mas vale mesmo a pena porque as paisagens...são majestosas, fazem um homem parecer uma formiguinha.
Mais uma vez - Parabêns pelo profissionalismo!!
 

RUI VENTURA

New Member
Há uma linha que separa o gostar de andar de bicicleta do gostar de BTT. Quem gosta de andar de bicicleta, gosta de estar em contacto com a natureza e apreciar a sua beleza sem stress por trilhos bem ciclaveis e quanto mais a direito melhor. Já quem gosta de BTT, gosta de pôr à prova as suas capacidades fisicas tentando sempre superar o seu melhor.
Não sou nenhum pró nem entro em eventos destes pela competição, mas sim pelo gostar bastante de BTT e como tal, tenho a consciência que vou encontrar bastantes "obstáculos" que me vão pôr à prova fisicamente e psicológicamente. O ano passado fiz a DBR Adventure (1 dia) este ano voltei a fazer a Adventure (2 dias) com mais treino que o normal. Se sofri na prova? Sim, sofri e não foi pouco! Nada que já não soubesse que fosse acontecer Foi bastante dura mas acabei com um sorriso do tamanho da prova de satisfação por ter conseguido terminar. Isto meus amigos é BTT, puro e duro
Para 2013 vou tentar a EPIC
É sempre a pedalar prá frente ;)
 

Mach 4

New Member
Rui...

Só tenho a dizer o seguinte :

- TU ÉS UM BTTISTA NATO!!

Tens a força, a convicção e a paixão por este desporto. Vais sempre em frente até descobrires o teu limite sem receio dos desafios.
Isso meu amigo, é a essência do BTT.

Tenho um primo da minha mulher que é de Amarante. Para o ano espero poder participar nesta aventura.
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

....Foi e será, um evento inesquecivel. Pena não haver a hipotese de se fazer o "epic" com metade dos km. Ou seja, 4 dias de prova, mas com "metade" dos km. Seria da "mesma" forma um GRD desafio para os menos treinados.... :D

Fica a dica...... :)
 

jlalmeida

New Member
Tudo o que está na lista do João eu consegui encontrar nos 2 dias, falta lá uma linha "Vão chegar ao fim com vontade de voltar breve!"
Na realidade há uma fronteira entre o gostar de andar de bike pelas montanhas e apreciar tudo sem stresses e o percorrer estas montanhas próximo do limite das nossas capacidades. Eu gosto das duas vertentes. Sou eu quem escolhe, desta vez escolhi esta vertente.
Repito, foi fabuloso!!!!!
Costumo dizer que com a minha "idade avançada" já não repito eventos mas este penso que poderei vir a repetir e quem sabe o ÉPIC !!
 

Jack

New Member
Para o ano conto estar ai em amarante outra vez para fazer o epic, isto é um desafio epico. eu ñ tirava nada que teve este ano alias acrescentava mais... aproveito para deixar aqui uma sugestão a organização porque ñ fazer mais uma etapa e subir a senhora da graça...
 

PowerMAx

New Member
JLAlmeida - Concordo consigo, é a linha que ali falta, sem dúvida alguma. Eu fiz o epic com o objetivo de terminar e consegui, se sofri... sim sem dúvida alguma, mas penso que vale bem a pena todo o sofrimento envolvido (treinos/prova).
 

Macbat

New Member
Boas!

Gosto destes eventos e encaro a dureza como um desafio, ou mesmo como momentos de superação, pessoalmente já passei situações de grande dificuldade que consegui ultrapassar, mas nem todos somos iguais e devemos olhar à diferença.
Devo dizer que sempre se deverá ser razoável e adoptar opções/soluções para os traçados dos percursos considerando um padrão médio ou que seja médio/alto da condição física/técnica dos riders. O ponto central da qualidade de um evento a meu ver não está na dureza que se quer implementar, até porque esta depende de muitos outros factores como as elevadas distâncias klm, o número de etapas, as condições do clima, o inevitável relevo e seus desníveis etc… Factores estes, que em conjugação e sem equilíbrio, acabam por transformar algumas provas em dias de grande sacrifício. Por este país já participei em algumas iniciativas com este carácter, mas fiquei especialmente agradado com um evento que já não se faz e que quanto a mim foi o impulsionador em Portugal desta “vertente” do BTT, foi o GeoRaidSeries. Estive presente nas várias provas deste passado evento, todas elas um misto de beleza, dureza, e elevada organização, mas nunca ultrapassado a possibilidade de se pedalar, fosse a descer ou a subir, é certo com raras excepções mas sem exceder um limite de distâncias “intermináveis” com a “menina” à mão ou às costas, aqui recordo apenas uma, Drave. A ideia será não ultrapassar a linha do prazer de andar de bike para a insatisfação mental e física.
Faço votos que todos os comentários que passem aqui por este Forum venham a contribuir para o engrandecimento deste evento DBR, é esse o meu intuito, e é deste tipo de iniciativas com vida própria no BTT Nacional que precisamos em Portugal.

Cumps.
 

ricardomonteiro

New Member
Bom dia,
Foi um Epic fantástico, dureza tal como eu gosto, trilhos brutais e exigentes que exigiam maxima concentração e paisagens fabulosas. Pura diversão e adrenalina ao máximo.
Apenas um pequeno reparo, na etapa 2 e face ao calor que se sentia, um ponto de agua extra entre o segundo e o terceiro abastecimento teria ajudado.

A organização foi fantástica e concerteza que já é a Referencia Nacional ao nivel organizativo em Provas deste tipo. Sò desejo que o Sucesso do DBR vá além fronteiras para um dia passarmos a ter uma prova de Referencia Internacional aqui no nosso Tugal.

Para o proximo ano lá estarei outra vez, e sou da opinião do Jack, mais um dia para irmos á Senhora da Graça, pois só a vi ao longe.
 

Jack

New Member
pois é parece que há mais pessoal de acordo, meter a sr da graça no duro bike race era mesmo a cereja no topo do bolo uma boa ideia para a organização pensar...
 

Luis Gil

New Member
Almeida
Tu fazias os 4 dias ou mais.... és uma autentica maquina !!!

Dura a prova ? não !!!!
Eu que só faço ultras e provas de resistencia achei a prova dura mas tambem se nao fosse assim nao tinha piada..... "bota" mais dureza que a malta aguenta seja com 30/40/50 anos ou mais agora toda a gente sabe para o que vai e se nao sabe depois de fazer a prova fica a saber....

No fim do dia do que gostei mais foi da dureza da prova...... e agora que venha o Mountain Quest em 2013..
 

jlalmeida

New Member
Luís Gil, não tenho dúvidas que poderia fazer os 4 dias. Claro que teria de gerir as energias de forma diferente.
É claro que devemos saber até onde podemos ir. Esse é um princípio básico. Não podemos ir só porque achamos que sim e pronto. Por isso acho que quando se diz "ah e tal, podiam evitar alguns pontos para a malta não andar com a bike ao lado... " , primeiro devemos fazer exame de consciência sobre se avaliámos bem onde nos estamos a meter. Como já li por aí, maratonas há muitas e isto não pretende ser mais uma maratona.
Foi um prazer ter 2 dias na tua companhia (a estragares-me o andamento) . :exacto: :) :) :)

Abraço
 

cister monge tony s

Active Member
fim de semana em grande apesar de só ter participado na RIDE...foi a primeira vez que participei na DBR e como a DBR é por etapas, as minhas presenças irão ser por etapas também. assim sendo, em 2012 foi a RIDE, em 2013 será a ADVENTURE e por aí fora...:)
é uma prova à parte de todas as outras, aqui respira-se btt por todo o lado, vive-se o btt de noite e de dia. simplesmente FANTÁSTICO. um bem haja à grande organização em que se tornou a DBR. PARABÉNS.

já agora, a organização tem fotos para postar?
 

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Apesar de tudo o que já foi dito, aproveito para acrescentar algumas coisas. O acumulado previsto no dia zero foi ultrapassado.
A prova do ano passado foi espectacular ganha pelo Luís Leão Pinto e pela Celina Carpinteiro tinha menos acumulado e menos pedra. Por esse motivo é que vim este ano. Acredito que a prova seja feita á medida de quem faz btt numa base diária para poder encarar o DBR o que não é o meu caso. Paciência.
 

markituh

Active Member
João só um pequeno esclareciemnto:

No site da DBR diz que já estão dispoinveis as fotos e o link envia para o site da sportograf, mas depois não dá para ver as fotos :( caso já dê como fazemos para obter as fotos?

Abraço
 
Top