Douro Bike Race 2012

Vpreto

New Member
Fantástica prova, a organizaçao é de um profissionalismo espectacular. Foi para mim um orgulho competir numa prova tão bem organizada com uma dimensão verdadeiramente internacional. Em Portugal sabemos fazer (muito) bem quando queremos e nos empenhamos. Parabéns ao João Marinho e equipa, foram inexcedíveis.
Quanto à prova: eu só fui à maratona de hoje porque faço BTT há pouco tempo. Está-se mesmo a ver que o empeno foi gigantesco. A prova é dura à séria! Por outro lado é uma prova muito bonita, com paisagens espectaculares... depois de se subir a serra!
Por vezes tem passagens perigosas sobretudo a descer, embora estejam muito bem assinaladas e no fim dos troços perigosos, espalhados por todo o percurso, há pequenos grupos de bombeiros ou da Cruz Vermelha para o que der e vier (exemplar)!
Para o ano contam comigo de certeza, só espero ter pernas para um pouco mais!
 

markituh

Active Member
Deixo então o meu rescaldo:

Primeira vez na DBR por isso fiz a inscrição no ride.
Dou os parabens ao João Marinho e restante equipa que organizam esta prova, de facto é um evento em GRANDE e com uma organização 5*

Falando da prova, 50 km duros muito duros mas com excelentes paisagens e trilhos :D a parte da descida era preciso estar muito atento pois existiam zonas que requeriam alguma técnica, as marcações nada a dizer, percurso muito bem marcado. No que respeita aos reforços, nada a dizer também, fruta bolos coca-cola agua gomas, muito bom mesmo.

Faço só uma questão, como conseguimos as fotos?

Para o ano espero estar presente novamente e ver se dá para fazer mais um dia :p

Boas pedaladas ;)
 

Jazz

Member
Olá a todos. Participei na Adventure e foi espectacular! Não tenho nada a apontar de negativo, nem sequer algum reparo. O staff da DBR foi sempre muito atencioso, desde as meninas da tenda de registo até ao pessoal dos reforços, toda a gente muito simpática e sempre a dar força. Bombeiros, escuteiros, ambulâncias, sinalização irrepreensível, a cidade em peso a apoiar a prova, teve tudo, esta prova.

Quanto ao percurso em si, que é para isso que a gente vai, o sábado foi duríssimo (pelo menos para as minhas capacidades) e o domingo foi-se fazendo, bastante mais acessível no que ao terreno diz respeito. No sábado cheguei a agradecer quando via uma subida, pois as descidas eram duríssimas, btt a sério, a mínima desatenção e a queda era certa. Mas era cada descida, que regalo!

Hoje, domingo, havia singles muito bons, muito divertidos, notou-se o cuidado da organização em criar um percurso divertido e com uma descida gigante que era sempre a abrir, muito bom!

Mais uma vez os meus parabéns à organização, para o ano lá estarei, resta saber se vou estar em condições para tentar a Epic!


Deixo aqui um link com quase 700 fotos da autoria de João Rebelo, dêem uma vista de olhos e não deixem de comentar:

http://www.flickr.com/photos/joaopenarebelo/sets/72157631551126260/
 

Virgem

New Member
Organização de parabéns, tudo 5*

No 2º abastecimento do último dia, dia 16, um mecânico trocou-me uma câmara de ar e esqueci-me no final de a pagar.
Alguém tem o contacto dele?
 

Jack

New Member
Boas simplesmente fantastico trilhos de curtar a respiração e subidas do melhor que já apanhei a organização fui muito boa a certa altura parecia uma prova do tour he he he em Portugal fazemos coisas muito boas basta acreditar nesta nova juventude. Em relação a minha participação no nivel epic devo dizer que superou as minhas melhores previsões depois de mt treino, penso que o que falhou mesmo foi o prologo pois parti a corrente logo no inicio, mas etapa a etapa estava a sentir as pernas sempre a pedir mais. Segunda etapa a mais tecnica e dura foi a que me custou mais devido a minha falta de tecnica para terem uma ideia tive que por pastilhas de travão novas a frente e a traz...a ultima etapa foi sem duvida a mais divertida depois de uma longa subida a serra da abobreira a descida brindou os atletas com um autentico orgasmo de singles e trilhos fantasticos. Parabens a todos para o ano há mais.
 

Mach 4

New Member
O Norte é mmuuiittooo durinho pessoal.
Apesar de não ter podido ir já vi as fotos e estão espectaculares.
Parabêns a toda a organização e - continuem assim!!
 

jlalmeida

New Member
Um evento do "outro mundo", de outra dimensão!!!
Até nos sentimos pequenos perante tão grande organização.
Parabéns ORGANIZAÇÂO, parabéns AMARANTE.

Obrigado
 

Macbat

New Member
Boas!

Ainda não foi desta que tive possibilidade de estar presente neste evento, mas um dia estarei na partida e espero que também na chegada!
Agora, é de facto assustador o numero de DNF e DNS que constam das listas de resultados. Tal apontamento deverá ser sempre motivo de reflexão não só para quem quer participar mas também da própria organização. Mas eu um dia lá estarei para ver com os meus olhos:)

Cumps:yeah:
 

vit99

New Member
Olá a todos!
Foi a primeira vez que participei nesta prova e foi realmente fantástica! Gostei bastante do evento... parabéns para a organização foram fantásticos.
Por acaso sabem se já foram publicadas as fotos da prova do último dia, assim como, as respectivas classificações?

Abraço e boas pedaladas.
;)
 

PowerMAx

New Member
Olá a todos!

Foi a minha participação numa prova por etapas e com a envergadura de um DBR. Foi o meu 1º Epic, com objectivo de terminar os 4 dias, objectivo esse alcançado e de Amarante só trago uma palavra no pensamento, ESPECTACULAR!!!! Estão todos de parabéns. Para o ano espero poder alinhar de novo neste desafio.
 

João Marinho

New Member
Olá amigos,

Ainda estou meio zonzo do monumental ''empeno'' que foi organizar a DBR. Obrigado pelos vossos comentários, são sem duvida muito importantes!

Sobre as fotos, quarta ou quinta feira estarão online no site da Sportograf mais de 31 000 (trinta e uma mil) fotografias destes quatro dias. Foi a primeira vez que estiverem em Portugal e sem duvida nenhuma que se esmeraram nas fotos.

 

RTC

Super Moderador
Desses senhores da Sportograf, só saiem fotografias de grande qualidade!
Fiz uma maratona no mês passado com eles a fotografar e fiquei impressionado com o profissionalismo deles. Maquinas fotograficas no meio do nada com células que faziam disparar a máquina a cada passagem de atletas, etc etc...
É só por o nº de dorsal no site deles e puf...aparecem todas as nossas fotos! :D

Pelo que já vi (e ouvi) o DBR foi um sucesso. Parabéns João.
 
Last edited:

cyber_ne

Member
Mas que grande Organização. Estão de Parabens. Participei na prova Ride, e apenas tenho a comentar a "falta" de pontos fantasticos que as outras provas tiveram (EPIC e Adventure), como atravessar rios, pontes suspensas, ou mesmo a chegada com a volta ao "lago" em Amarante, etc. De certeza que trariam um valor acrescentado para os anos seguintes, pois sao estes "Riders" (os menos pro's) que fazem crescer o BTT em Portugal e respectivas provas, não querendo descuidar todos os outros participantes

Muito Obrigado pelo dia Fantastico de BTT

Cyber_ne
 

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Boa tarde a todos.
Foi a minha primeira participação no DBR e fui ao nível Adventure - Dorsal 548.
Em termos de organização do melhor que já vi e assisti in loco. De topo mesmo. Os abastecimentos, o pessoal nos cruzamentos, a presença da Cruz Vermelha nos pontos potencialmente perigosos. Exige uma grande coordenação e isso notou-se muito bem.
Muitos parabéns a todos.
Agora o rescaldo da prova:

Serra do Alvão: Estava tudo a correr bem até ao Jardim de Pedra ao Km 26. Descer cerca de 400 metros com a bicicleta á mão, foi pena. Penso que poucas pessoas fizeram a descida montado pois mais parecia uma descida de downhill. Após o Jardim de Pedra praticamente também não consegui pedalar. Subi a Serra do Alvão praticamente toda a pé. Muitas subidas e descidas com pedra solta. Depois do 2º Abastecimento antes de chegar as fisgas de Ermelo, foi a mesma coisa. Muita pedra solta a subir. As caimbras começaram a atacar ferozmente e quando cheguei ás Fisgas fui tomar um banho naquela água espectacular antes de desistir no posto de controlo - km 60 ás 15:00.
Devido ao nº elevado de desistentes antes e depois das Fisgas de Ermelo, estivemos cerca de 3 horas á espera de transporte acabando por chegar a Amarante ás 19:00, o que obviamente estragou um bocado a recuperação para o dia seguinte.
Serra da Aboboreira: Consegui curtir em grande este dia. Os trilhos eram todos ciclaveis. Ainda bem. Só 2 criticas. Aquela passagem na vinha ao km 10 foi um engarrafamento descomunal e o arame na vinha não estava muito bem assinalado. Por fim, estando a 1 km de Amarante por estrada,dar mais uma volta de 3 km com aquela parede pareceu-me desnecessário.
No computo geral e atendendo aos rescaldos dos anos anteriores, pensei eu que apesar da altimetria os trilhos eram mais cicláveis, e foi por esse motivo que vim este ano. Acho que a prova foi feita para quem faz btt 3 e 4 vezes por semana. Este edição foi sem dúvida a mais exigente em comparação com as anteriores. Espero que para o ano façam um bocadinho mais acessível a todos.
Por fim as ofertas. Embora eu tenha vindo a Amarante com o intuito de vêr quais eram os meus limites físicos nesta grande prova, preferia pelo menos têr uma t-shirt de oferta a dizer dbr 2012 ao contrário do que vinha no saco EVOC ( dá sempre jeito ) que não tinha nada a haver com o desporto de btt.
Mais uma vez parabéns pela grande organização e para o ano logo se vê.
Felicidades.

César Filipe Queirós
 
Top