NEROSTAR, andas demasiado curvado ou demasiado esticado? Por muito baixo que coloques o guiador, numa bicicleta com 120mm de curso de suspensão, a altura do guiador é sempre bastante relaxada.
Ao contrário da opinião geral dos posts anteriores, o problema não será certamente o quadro demasiado pequeno. E desculpa ernez, mas o que disseste é completamente errado. O quadro 48 da KTM corresponde a um 19", pela simples lógica de que 48cm são aproximadamente 19" (o tamanho dos quadros de btt é determinado pela medida do comprimento do tubo do selim desde o centro do eixo pedaleiro até ao topo do mesmo), pelo que o quadro será do tamanho adequado para a altura do NEROSTAR ou mesmo (surpresa das surpresas!!) um pouco grande demais.
Os tamanhos disponibilizados neste modelo pela KTM são 38-43-48-53, aproximadamente 15" - 17" - 19" - 21" (provavelmente seria esta a designação dos tamanhos se se tratasse de uma marca que apostasse no mercado americano). Sempre procurei marcas ou modelos cujos tamanhos variassem não mais que uma polegada e evitei as que têm estes saltos grandes, porque geralmente em qualquer marca o tamanho ideal para mim é o 18" (tenho 1,81m). Infelizmente a relação entre alturas dos ciclistas e tamanhos de quadro não é linear porque somos todos diferentes nas proporções entre o comprimento das pernas e do tronco, e a geometria das marcas também varia, podendo os quadros ser mais altos e curtos (BH) ou baixos e longos (Kona). Não tenho bem a noção de como são as KTM, mas o que me parece que se está a passar é que o quadro será comprido demais para ti, NEROSTAR. Não há razão para grandes preocupações, pois também me parece difícil que o quadro 43 fosse mais adequado (se existisse um intermédio, 45 ou 46, talvez).
Em princípio o problema da dor nas costas será resolvido ou atenuado com um avanço de guiador mais curto. Pede emprestados e experimenta avanços de guiador mais curtos que o teu, antes de te decidires a comprar um. verifica também se é possível colocares o selim mais para a frente). Para downhill utilizam-se tamanhos de quadro bastante inferiores aos usados para xc. Se quadros pequenos provocassem dores de costas nas descidas, quase todos os downhillers estariam em maus lençóis.
Esquece a questão da altura do guiador em relação ao selim também. Variar essa altura com as anilhas vai apenas trazer mudanças que se reflectem no estilo de condução (maior ou menor confiança ao enfrentar descidas íngremes em contraposição com a capacidade de fazer subidas íngremes sem a roda da frente descolar do chão) e muito poucas no conforto ou ausência de dores do ciclista. Se guiadores baixos fizessem dores nas costas, coitados dos profissionais de estrada!
O bike fit também é desnecessário. Em btt a posição do corpo em relação à bicicleta está em constante variação. Estudar uma posição estática ideal vai melhorar a tua performance em estrada, que é a única situação em que pedalas com o corpo quieto. Os bike fits fazem sentido para a estrada e talvez (isto é um talvez com muitas dúvidas minhas, mas sobre o qual não me vou alongar aqui) para a competição de topo em btt. Não será concerteza esse o teu caso ainda. Algumas das variações que te vão provavelmente ser sugeridas num bike fit podem também ser prejudiciais para a tua estabilidade no monte, pois as dúvidas que tens em relação ao tamanho do quadro levam-me a crer que serás ainda um principiante. Nada como kms feitos e experiência adquirida para fazeres a ti próprio o teu bike fit.