[DIY] Suporte para câmera

Vou deixar aqui um pequeno projeto simples e rápido, pode não ser o mais bonito mas para mim foi o mais barato :D completamente grátis, com a vantagem de ser em metal em vez de plástico, o que espero que dê mais resistência ao conjunto.
Infelizmente não teirei fotos enquanto o fazia porque pensei que ia ficar uma valente "coisa mal feita", mas como gostei do objeto final e até acho que está apresentável e é muito fácil de fazer deixo na mesma aqui, pode sempre dar geito a alguém.

Material Usado:
  • Abraçadeira de metal
  • Parafuso com a medida do buraco da câmara e porca correspondente
  • Fita Cola à cor e medida do guiador (optei por fita isoladora preta
  • Esferovite cortada em círculo e isolada a fita cola
  • Tampa de slot PCI para desktops (não sei o nome correto, mas deixo a imagem, qualquer informático como eu sabe o que é)




Como fazer:

  • Cortar as pontas da tampa da slot pci e se necessário limar para não cortar
  • Fazer um furo numa das pontas para passar o parafuso da máquina
  • Fazer um furo na outra ponta para passar o parafuso da abraçadeira
  • Isolar a tampa com fita cola e perfurar no sitio dos buracos previamente feitos
  • Dobrar a tampa da slot pci em U, eu deixei uma ponta mais comprida que a outra, se repararem o parafuso da camera acenta em cima da abraçadeira, o que espero que vá dar mais firmeza ao conjunto.
  • Cortar a esferovite no formato que acharem melhor e isolar a fita cola e perfurar no meio de modo a passar o parafuso
  • Colocar o parafuso como indicado depois a esponja e por último a fêmea e apertar até ficar bem firme
  • Por último isolar a abraçadeira e perfurar a fita cola nos buracos para passar o respetivo parafuso (ainda não o fiz)
  • Colocar no guiador e dar umas pedaladas para ver se fica bem seguro e voilá :D


Produto final
- Ainda falta isolar a abraçadeira com fita cola, para evitar danificar o guiador e para ficar melhor esteticamente



Está muito simples mas espero que seja do agrado de todos mas aceito sugestões e dicas :)
 

the_bike_guy

New Member
É o sítio mais instável da bike, não notas mas estás constantemente a fazer ajustes de direcção e as vibrações em piso acidentado mesmo com suspensão ainda são grandes, acabas com o video bem tremido

Já tentei para DH mas não vale nada, se calhar estrada/terra batida ainda vai lá.
 
the_bike_guy, eu posso adaptar o suporte para o quadro em vez de ser para o guiador, mas não estou a ver sítio para o colocar, também não sei se gostava de ter peso no capacete porque deve cansar mais o pescoço e não tou a ver outra alternativa. Antes de avançar para esta hipótese fiz um molde que era para ficar presa no peito, mas aí tinha de andar com elásticos a prender e não me dou com isso, preferia algo simples e fácil.
Ainda por cima vou usar uma câmara digital full hd da samsung que não é apropriada para deporto e tenho de ter algum cuidado com ela, mas como é muito leve e grava para SD class 10 deve dar perfeitamente para gravar umas duas horas na boa. Colocar no capacete implica furar o mesmo, certo? O meu tem aquelas furações para a pala e como eu não a tenho até podia lá por, mas não sei como a prender e garantir que fica bem fixa. Já agora em caso de queda é mais perigoso também no capacete, não é?
 

TheTraveler

Active Member
Arranja uma braçadeira maior e prende lateralmente no tubo superior do quadro. Sempre te dá uma filmagem mais estável do que o guiador.
 
TheTraveler tenho de tentar ver se arranjo uma dessas.
Entretanto à hora de almoço estive a experimentar a câmara no capacete mas não gosto nada de andar com aquilo ali em cima ;) sinto-me desconfortável, tanto com ela de lado como mesmo por cima.

De qualquer forma para não ficar muito off-topic, o tópico de como fazer um suporte está feito, que era o meu objetivo, relativamente a se vou usar isso assim ou não logo se vê :)

Obrigado a quem já contribui para o tópico.
 
Top