Diversos Tipos de Carbono

MJCT

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Vou tentar postar alguma coisa de decente, mas lembra-te Rider88, eu não sou Sr. Enginheiro :lol:
Não restam duvidas de que o "K" significa 1000, mas...

"The skeletal system of a prepreg is the raw fiber. Like yarn, raw/dry carbon fiber comes on spools of intertwined carbon strands referred to as “Tow”. Tow bundles come in a variety of sizes that are categorized by the number of fibers (between 1,000 and 50,000) in the bundle. The result is the common “3K” (3,000 strand) and “12K” (12,000 strand) monichers that are attached to many carbon fiber products. The higher the “K”, the bigger the physical size of the tow and (in the case of woven prepreg) the larger the cosmetic checker pattern of the weave. However, with the exception of all but the thinnest prepregs, the tow size (“K”) has little to no impact on the quality of the carbon used. The fiber type is what matters as it directly effects important mechanical properties like tensile strength (pull strength), modulus (how much a material deflects under load) and strain rate (fiber elongation before failure). Thus, references to “K” have more to do with the aesthetics of the frame or component, while the modulus (Standard, Intermediate or High) of the fiber more directly relates to its stiffness."

Ou seja, o K está efectivamente relacionado com o número de fibras de um tecido mas não é decisivo quanto à qualidade de um quadro. Interessa o tipo de fibra porque está relacionado com as propriedades mecânicas.

Para mais informações http://www.fitwerx.com/carbon-fiber-quality-part-2-of-a-3-part-series-on-carbon-fiber-in-the-bike-industry

Espero que saibas inglês :lol:
 

Rider88

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Boas!

Bom link para consulta, sobre as diferenças dos vários tipos de carbono!
http://www.storckbicycle.com/usa/index.php?c=tech&s=carbonfiber


Para quem nao domina muito o ingles, ou quer o resumo aqui fica:

O artigo fala-nos de 3 tipos de carbono, 1k, 2k, 3k, 12k e uni-direccional.
O carbono é medido segundo o seu comprimento da malha, por exemplo, o carbono 1k tem 1mm de comprimento, aproximadamente, enquanto que o carbono 12k é muito mais comprido tendo, aproximadamente, 12mm.


Características / Diferenças:

  • O 1k é bastante raro, mais leve e também mais caro!
  • O 2k é o mais raro de todos, segundo o artigo, apenas a stock Fascenario 0.7IS tem este tipo carbono! Apresenta elevada rigidez, conforto e baixo peso.
  • O 3k é o mais comum, é bastante confortável e suficientemente forte e rígido!
  • O 12k é o mais barato de produzir e o mais rigido de todos, mas consequentemente é o mais pesado.
  • Finalmente o carbono uni-direccional é outra das opções para a construção de quadros e componentes mas nao é referida qualquer caracteristica relevante.


Espero tem ajudado!
Alex
 

MJCT

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O que percebi é que os Ks se referem à largura do "entrançado" da trama. Será a largura daquele padrão em xadrez tão típico do carbono. Alias, no site dá para perceber isso pelas fotos.

Mas isso entra em conflito com tudo o que tinha lido até agora.
Independentemente do que o site diz, eu acho que na construção dos quadro se utilizam (ou deveriam utilizar) tecidos com um baixo K para a parte estrutural acrescentando fibra unidireccional sempre que se justifique e por ultimo cobrir o quadro com uma camada de um k mais elevado unicamente para fins estéticos (caso o quadro não seja pintado, claro).
 

golias

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...

acho que tem a ver com o nº de fios por cada trança!!
como a resina se mistura com os fios, os que têm mais fios ficam com menos resina e vice versa.

...
 

MJCT

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:exacto: é mesmo com isso que eu estou mais inclinado a concordar. Aquela história no site da Storck não me convence nada. Só um reparo, penso que os tecidos em que as "tranças" sejam compostas por menos filamentos absorvem menos resina, daí quadros com k baixo serem mais leves para a mesma resistência (mantendo tudo o resto constante).
 

golias

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...

parece-me que com 3k terás que aplicar mais camadas para teres a mesma resitencia que tens com 12k!!
se reparares, acontece o mesmo com as carcaças dos pneus, quanto maior o numero da trança (tpi) menor é o peso, porque vai ter menos borracha! :mrgreen:

...
 

MJCT

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Sim, mas imagina que com 3 camadas de 3k já fazes o serviço. Poupas "3ks", se utilizares de 12k ficas com resistência e peso a mais num sitio onde não é necessário.

Vou tentar explicar o que quero dizer com um exemplo.

Imagina um sitio qualquer da bike onde onde sejam precisos "7ks" e em que a maior parte da força é exercida num sentido. Poderiam ser aplicadas 2 camadas de 3k e 1 ou 2 de unidirecional. Ficava o assunto resolvido com menos quantidade de carbono logo menos resina do que na situação em que se utiliza-se 1 camada de 12k.

O exemplo pode estar mal amanhado :s mas acho que dá para perceber o que quero dizer.
Uma boa marca desenha um quadro em que utiliza apenas a quantidade estritamente necessária para o esforço exigido a cada parte do quadro, enquanto que um quadro manhoso leva varias camadas de 3 e 12k um pouco por todo o lado e seja o que Deus quiser :lol:

É esta a ideia com que fico.
 

Man_In_Blue

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Vim renascer aqui o tópico para colocar uma questão existencial.

Como todos sabemos o ebay é um espetáculo e é muito fácil lá se encontrar quadro de carbono para todos os gostos por um preço muito convidativo (cerca de 215€). Estes quadros em questão são fabricados com carbono 3k e têm este aspecto:

carbonod.jpg


E outros que não referem o tipo de carbono e têm este aspecto

17mi.jpg


O que quero perguntar é qual é que é melhor para a prática do BTT?
 

David Raquel

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São exactamente iguais! Apenas muda último layer do carbono, o layer de acabamento que nada influência o comportamento do quadro! Num caso é acabado com um layer de 3k e no outro de 12k.

Vai pelo que gostas mais ;)
 
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filipe MERIDA

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MAN_IN_BLUE
penso que o quadro seja o mesmo, apenas no angulo da 1ªfoto nao conseguimos identificar o tipo de liga Carbono do mesmo!
mas deicho aqui uma opiniao da 2ªfoto, (que é igual á minha recente aquisiçao), bem eu passei de um quadro de aluminio para o referido acima, e a unica coisa que senti foi o peso, quanto ao conforto nada mudou, até me torna com mais receio, por causa do carbono!
mas pelo preço que custam, digo-vos que vale muito apena!
abraços pessoal ;)
 

Man_In_Blue

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filipe já tinha visto o tópico da tua bike e isso fez-me ficar ainda mais com o bichinho de ter um quadro destes :)
Sabes quem foi o vendedor do teu quadro?

És aqui da minha zona tenho de ver a tua ao vivo um dia destes :)
 

blueask

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Boas e como é que fez para comprar esse quadro?? foi ao ebay?? é que também gostava de comprar um quadro em carbono barato e mais leve, para construir uma bike!! este é o meu mail: af_morais@hotmail.com Obrigado
 

Mach 4

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Só a titulo informativo deixo aqui um texto que descreve provavelmente o tipo de carbono mais robusto actualmente no mercado.
Trata-se do tipo de carbono de que são feitas as Cannondale "Jekyll" Ultimate Carbon :

BallisTec Carbon Technology
Made in Japan, the ballistic carbon fiber used in the Jekyll is military spec, used in anti-ballistic equipment, and Cannondale has to sign off and account for every kilo of fiber. In fact, Cannondale’s Murray Washburn, global product marketing manager, said you could take a hammer and smack the frame hard and there would be no damage. One of their German engineers has even taken a hatchet and hit the downtime and it didn’t break the fibers. The goal with all of this was to create a carbon fiber frame that would remove the doubts and fears of those that say carbon has no place on long travel, all-mountain/over-mountain bikes.

Resumidamente:

A fibra de carbono utilizada na "Jekyll" é feita no Japão e é considerada material de guerra pois também é usada em equipamento anti-balistico (á prova de bala). A Cannondale tem de assinar cada remessa de 1Kg que recebe dessa fibra.
De forma a não restar duvidas quanto á sua extrema dureza desafiam qualquer pessoa a testar a rigidez destes quadros com um martelo :shock:....
Sim, leram bem, com valentes marteladas, garantindo que nem uma mossa irão ver no fim.
Um dos engenheiros alemães até um MACHADO (... :choneh: ...) utilizou neste teste, e mesmo assim não conseguiu rasgar/partir as poderosas fibras.
O principal objectivo de terem criado este tipo de carbono foi o de produzirem um quadro que iria acabar com qualquer dúvida ou receio do público mais céptico que diziam que o carbono nunca teria lugar nas bikes de montanha de longo curso.

Só uma palavra para isto - Fenômenal!!
 
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froids

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Já os senhores da SantaCruz têm uns videos por essa internet fora em que abusam fortemente dos seus quadros (carbono), também à base de grandes marteladas, e nem um risco no final para amostra.
Por isso digamos que a Cannondale não tem nada de pioneira no assunto. Só usa o que já existe no mercado.

Este é um video Tuga, só a titulo de exemplo. O gajo até é um bocadinho timido: http://vimeo.com/8134314
Não encontrei o "oficial" da SantaCruz mesmo...

Abraços
:xau:
 

PauloAgra

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Boas pessoal,

Li aqui que não havia bicicletas de downhill em carbono, depois já havia e por fim ficaram indecisos qual era a Marca/Modelo?

Pois bem deixo aqui um link para admirarem a menina;

http://www.youtube.com/watch?v=Pq2ApK8X-HI&feature=relmfu

Quadro 100% carbono que tal? Está qualquer coisa não está? Agora o carbono penso que não deverá trazer vantagens para o downhill pois o peso extra nos quadros actuais até é uma vantagem visto ser sempre a descer penso eu de que... Mas quem faz esta vertente mais radical que diga se acha vantajoso os quadros de DH começarem a ser feitos em carbono.

Cumprimentos.
 

Mach 4

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Por isso digamos que a Cannondale não tem nada de pioneira no assunto. Só usa o que já existe no mercado.

Só uma pergunta...algum desses senhores da "Santa Cruz" utilizou um machado?
Onde é que é feito o carbono que utilizam para as suas bikes?
É considerado material de guerra?

Por essas e por outras é que para MIM a "Jekyll" Carbon Ultimate é a melhor bike que anda por aí.

[video=youtube_share;DLYseAvSz1E]http://youtu.be/DLYseAvSz1E[/video]

Minuto 2.29" e 3.29" - vejam lá qual é a bike que ele deita no chão e que trepa com aquela tecnica...
 
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