DISCOS DE TRAVOES LEVES

Exacto... e é incrivel como o que um nome/marca pode fazer ao preço de um produto... enquanto ashima esses discos encontram-se (até por portugal) a qualquer coisa como 16€, esses levaram o carimbo da FRM passaram a custar o dobro!!! :shock:
 

artsite

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Os alligator cirrus, travão bem? Estão testados? Serão boa escolha tendo em conta que estou entre estes e os Hopo Mono Mini?
 

renatosilva

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Olá, eu uso alligator cirrus a tras e alligator WIND-CUTTER, ambos 5* e com um peso espectacular (como ja referido aqui).

Vim parar a este topico á procura de informaçao de discos flutuantes. Qual a diferença para estes que uso actualmente?
Os hidraulicos sao os XT e ate hoje nada me fez ficar sem travoes. Discos sempre a travar como gosto, nada de arrastoes a gastar borracha mas quando eu preciso eles fazem isso.

Abraços
 

helio69

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Eu tenho Ashima posso dizer que além de baratos e não muito caros conferem muito boa capa idade de travagem em qualquer tipo de tempo.No entanto com tempo molhado as pastilhas podem desaparecer em cerca de 40 kms!

creio que Gastar mais 30€ para poupar 50 a 100gr só compensará para quem tenha bicicletas muito leves mesmo e lute para tê-la ainda mais leve... 7/8 máx 9 kilitos!
 

nogueira.nuno

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Tocaste num assunto Hélio69 que é bom discutir que é o desgaste das pastilhas porque quanto custa em Set de pastilhas e esse desgaste é devido a quê??

É que tanto material eles retiram dos discos para ficarem leves que são autenticas laminas a desfazer as pastilhas por isso poupa-se numa coisa e gasta-se noutra por isso não é só pensar que os discos são leves e baratos!!

Não há milagres para uma situação ou para outra porque á que ponderar essa do disco ser caro e leve e o disco caro e barato mas que come mais pastilhas que o normal.
 

nuno faia

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ora boas
pelo que ouvi dizer,as pastilhas recomendadas para os ashima,sao as semi metalicas(30<60 % Metal)
ou as sintered(60 % Metal)!agora se elas mesmo assim se desfazem,entao estes ashima se calhar ja nao compensam!
 

jakin

Utilizador Banido
Quem usa discos scrubs acha que vale a pena a redução de peso? Alguém já experimentou os formula R1 com discos scrub? Provavelmente perde-se um bocado de potencia de travagem mas a redução de peso é de 100g ou mais o que
é significativo para um weightweenie! :)
 

Espigão

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É que tanto material eles retiram dos discos para ficarem leves que são autenticas laminas a desfazer as pastilhas por isso poupa-se numa coisa e gasta-se noutra por isso não é só pensar que os discos são leves e baratos!!

Não há milagres para uma situação ou para outra porque á que ponderar essa do disco ser caro e leve e o disco caro e barato mas que come mais pastilhas que o normal.

Nuno, o desgaste de pastilhas não tem a ver com a espessura do disco mas sim com o desenho da base de contacto das pastilhas no disco.

Já usei "n" marcas de discos e se me perguntares qual é o meu disco de eleição não tenho qualquer dúvida em apontar uns XTR. Disco robusto, boa solidez de todo o disco (nunca consegui empenar até hoje um disco XTR), bom arrefecimento do mesmo, boa base de contacto das pastilhas, boa potência de travagem. É claro que como grande contra e isto para um WW como tu, é uma enorme dor de cabeça: as suas 126gr (falando de um disco centerlock).

Também tenho ASHIMA e posso dizer que para o tipo de disco que é, está muito bem desenhado e cumpre bem a sua função. Em termos de relação qualidade/peso/preço são quase imbatíveis (os meus foram 14€ cada um em loja nacional). Talvez só mesmo uns Hygia...

Os ASHIMA têm uma expessura igual a um disco XT, XTR, etc... e não é por ser uma lâmina que desgasta mais rápidamente as pastilhas mas sim, devido ao desenho da pista de contacto das pastilhas.

Neste aspecto entramos num pequeno dilema. O aquecimento do disco e pastilhas influencia extremamente a travagem e neste capítulo os ASHIMA são excelentes! Se devora pastilhas mais rapidamente, sim é verdade mas também não é por aí. Geralmente uso pastilhas XTR (metálicas) e posso garantir que duram, duram e duram, seja com chuva, sol, etc... Perde-se um pouco em potência de travagem (sobretudo com tempo molhado) mas temos umas pastilhas duradouras e baratas (entre os 10 e os 14€).

E se ainda quiserem pastilhas ainda mais duradouras, vão aquele site do Luxemburgo :mrgreen: e encomendem umas Alligator que lá têm a 6,89€ (para travões XT, XTR...). Já cheguei fazer épocas inteiras com as mesmas pastilhas. Como é óbvio, em tempo molhado perdem um pouco a potência de travagem e o ruído por vezes pode ser mais elevado mas esqueçam lá despesas com pastilhas...

Discos leves com pastilhas leves, geralmente não resulta e aí entramos realmente em grandes despesas. No que diz respeito a pesos, ninguém tem dúvidas que se consegue tirar mais peso em discos do que em pastilhas e por isso, na minha opinião, podemos perfeitamente optar por uns discos leves e bons (existem por aí várias opçoes e bem baratas como por ex os ASHIMA) e optar por umas pastilhas menos leves mas que durem e durem...

Quando se fala em potência de travagem, são inúmeros os factores ligados a este "acontecimento":

- O tipo de pastilhas que se usa;

- O tipo de disco que se usa;

- Rapidez de arrefecimento do conjunto;

- Afinação dos travões (sensibilidade e lubrificação dos êmbolos, tensão da mola "afastadora" das pastilhas, centralidade e contacto uniforme das pastilhas no disco, etc...).

A minha experiência no que diz respeito a travões é bastante limitada. Até hoje, só travões SHIMANO (Deore, LX, XT e XTR). Quanto a pastilhas já usei "n" marcas e materiais e a discos a mesma coisa. Para qualquer dúvida, disponham.

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 
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Espigão

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Não conheço esses mas parecem-me interessantes sobretudo os Chucker. Boa base de contacto das pastilhas, aparentam um bom arrefecimento e o preço não é mau. Em termos de pesos, acho excelente e pelas reviews aos mesmos:

"Great lightweight rotors made in the UK! I got these a month or so ago (160 front, 140 rear) and have now run for 400km in the autumn grime - plenty of hacking about in the woods, trail centre rides, some long, fast XC routes and a couple of races - ie a good range of useage and conds. What can I say - they're super light, braking power is good, they clear well and I've seen no issues with pad life - ie everything you need. They look cool too!"

Discos só usei até hoje:

Hygia

Alligator

A2Z

ASHIMA

SHIMANO

AVID

HOPE

E dentro de cada marca, vários modelos.

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

nogueira.nuno

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Tens toda a razão no que disseste Espigão, nunca me ouviste falar sobre a espessura do disco nem tinha logica isso mas sim sobre o material retirado e neste caso é na zona de travagem e nos braços de fixação e por isso falei que devido ao desenho da zona de travagem come mais pastilhas especialmente lá está quando está a chover e por isso parecem laminas a comer as pastilhas. Podem até travar melhor devido a isso além do tal factor peso/preço mas as pastilhas vão embora mais depressa por isso que disse também que pode-se poupar nos discos mas talvez se gaste depois nas Pastilhas.
Expliquei-me talvez um pouco mal.
 

Espigão

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Ah.. ok Nuno! Assim está melhor e concordo plenamente contigo.:yeah:

Percebi mal então...

Já o material que retiram dos braços de fixação leva a outro problema: o empeno fácil dos discos. Quanto ao resto, é como dizes, é verdade...

Mas o que vale é que existem cada vez mais opções de discos e pastilhas e podemos sempre tentar construir um conjunto mais próximo da "perfeição"... entenda-se por isto, um conjunto leve, com boa potência de travagem, duradouro e barato. É difícil mas consegue-se...:yeah:

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

ALNM

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Quem usa discos scrubs acha que vale a pena a redução de peso? Alguém já experimentou os formula R1 com discos scrub? Provavelmente perde-se um bocado de potencia de travagem mas a redução de peso é de 100g ou mais o que
é significativo para um weightweenie! :)

Se vale a pena ou não, depende do objectivo de cada um.
Eu poupei essas cem gramas só ao passar de Marta SL para Formula R1. Fora o que ganhei ao passar de discos Hope Mono Mini para Scrub. Ambos os conjuntos são topo de gama mas a perda de eficácia foi notória.
Mas o mais importante a ter em conta nesta discussão sobre o peso/eficácia/fiabilidade é o uso que se dá: ninguém espera que um Ferrari, lá porque custa uma fortuna, tenha a obrigação de ser um veículo mais indicado para, por exemplo, serviço de taxi.
Neste contexto, se tens umas rodas com discos Hope, outras com Stan's e outras com Scrub; uma bicicleta com Marta SL e outra com Formula R1, o uso que lhes dás não é, de certeza, o equivalente ao de um serviço de taxi...
Se me perguntares qual é a melhor combinação que se consegue com estes componentes, a resposta é clara: Magura Marta SL com Hope!
;)

Mas ainda gostava de experimentar os cerâmicos da Innolite com 36gr e 45 gr em 140mm e 160mm, respectivamente...

Por fim, no que respeita à eficácia, o travão faz parte integrante do sistema. Isto é, o tamanho das bombas, a pressão hidráulica, etc, também contam para a eficácia. Por alguma razão, os travões têm discos da mesma marca. Quando introduzimos componentes "desemparelhados", temos que aceitar o risco e não atribuir as culpas ao material.
 
Last edited:

Patitos

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Oi Nuno , nem de preposito, hoje estive com os de 55gr todos em titanio, com o "MODESTO" preço de €255......CADA:fpalm::fpalm:

Quanto aos novos Scrubs, fica aqui o que recebi :

"-----Paulo,

Thank you for the email and interest in Scrub Components! We have the
Workhorse 1-piece rotors available now, and the new LugDrive models should
be coming out in about 6-8 weeks. Keep an eye on the website for
availability and order info on those.

Thanks again, and let me know if you have any other questions.

Chris

Chris LaCasce
Scrub Components
 
até troco os olhos com os preços... mas quem pode pode... 255€ por um disco ? Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii... ando com vbrakes, calços triplo composto, travam que se fartam com água e lama... e um jogo de calços custam 7€...

será que os sistemas vbrakes sao mais leves que os sistemas disco ?
 

zeduarte

New Member
ola
o que é que me dizem dos discos Alligator Cirrus 160mm ?
teem um look porreiro, em vermelho e cinza, parece-me um bom peso, 84g (sem parafusos) o que com parafusos de TI fica nas 90g... e a travar, alguem tem alguma opiniao sobre estes discos?
ah, e o preço penso ser convidativo..30euros com parafusos e anilhas..;)


boas!
Tenho uns Alligator 2010 Starlite 180mm vermelhos e estou satisfeito.. travam bem e só pesam 98 gramas..
cumps.
 
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