Discos a roçar nas pastilhas

Bytes

Member
Na sequencia dos dois furos que tive no passeio de ontem da CM Cascais, que os guias muito prontamente resolveram, obrigado, fui depois tratar das camaras furadas.

Camaras remendadas, rodas para fora, tirar camaras, por camaras, fechar pneu, encher, até aqui tudo bem.

Quando coloquei as rodas de volta no sítio, os discos ficaram a roçar nas pastilhas. E logo nas duas rodas.....

Empurra para cá, empurra para lá, gira para este lado, gira para aquele lado, mas a porcaria dos discos continuam a roçar nas pastilhas.

Qual é o truque ?

Obrigado.

João Próspero Luís - Fura-Bytes
 
Primeiro convem saber quais sao os travoes! Se sao hidraulicos se sao mecanicos!

Se forem hidraulicos normalemente tem um sistema de auto-afinaçao (hayes, Hope, ...), ou seja.. precisas de por qq coisa entre as pastilhas de forma a q façam com q as pastilhas se afastem (os hayes ate trzaem uma coisa de plastico para isso), depois colocas a roda no sitio, travas 1x e ficam afinados!

Se forem mecanicos, tens de ver de q lado ta a raspar, para afastar a pastilha fixa, ou entao centrar melhor a roda!
 
entao nesse caso tens de ver de q lado está a roçar!
Se for do lado da pastilha q mexe, pode fazer 2 coisas:

1- Tentar centrar a roda mais para "dentro"
2- Desafinar o travão (dar mais cabo), para a pastilha q mexe vir mais para tras e chegar a pastilha fixa mais junto ao disco (das pra i uns 2/3 clicks de aperto no lado das pastilha fixa, q é a mais proxima da roda)!

Se for do lado da pastilha fixa:

1- É a mesma coisa, podes tentar centrar a roda!
2- Podes fazer com q a pastilha fixa recue, desapertando uns 2 clicks no máximo o parafuso de aproximaçao da memsa! Depois deves esticar um poukinho mais o cabo de forma a q o toke na manete fike igual ao q estava!

PS:
A travagem é mais eficaz quanto menor for a "torçao" do disco, por convem q a pastilha fixa fike a raspar ligeiramente (nao convem fazer atrito), só o suficiente para se "ouvir", desta forma qd travas, a pastilha q mexe, empura o disco para a fixa, havendo torçao minima e maior poder de travagem! No inicio podes nao notar mto pq as pastilhas podem estar ja acamadas a posiçao anterior!
 

Albertoliveira

New Member
Mexe 1º no corpo do caliper, tens 2 ou 3 mm de folga para cada lado... tentando assim centrar o disco com a ranhura entre as pastilhas. Depois afina então as pastilhas.
 

Peso-Pluma

New Member
Freakzoide said:
Se forem hidraulicos normalemente tem um sistema de auto-afinaçao (hayes, Hope, ...), ou seja.. precisas de por qq coisa entre as pastilhas de forma a q façam com q as pastilhas se afastem (os hayes ate trzaem uma coisa de plastico para isso), depois colocas a roda no sitio, travas 1x e ficam afinados!

Não é Bem assim.
Então e se um êmbolo não abrir? muitos dos problemas de travões de discos a roçar advém de o pessoal pensar que quando se gasta pastilhas é colocar e ta andar...mas tão enganados, é preciso limpar os embolos..etc porque senão depois há um que mexe e outro que não mexe e depois pode haver um que abra demais(como já me aconteceu) e entrar ar para o sistema ficando completamente sem pressão.
Depois é preciso alinhar a pinção ao disco..etc são estes factores(e outros) que determinam o bom funcionamento de um travões de disco.

Peço desculpa pelo OFF-TOPIC mas queria só esclarecer.

Mas sendo travões mecanicos é bastante mais pratico.

abraços

Pluma
 

rmpro

New Member
Ora boas pessoal, tenho aqui uma duvida que me deixou " transtornado" durante a minha saida á arrabida.
Ia eu todo lampeiro numa descida na esgalha e a testar os travões hidraulicos e estava tudo excelente(tirando uma folga irritante na manete), mas depois de acabar a descida o raio do disco trazeiro começou a roçar na maxila, pensei logo que já tinha empenada aquilo tudo, mas já li que era normal isso acontecer, isso deve-se ao mau aperto da roda, ou ao excecivo aperto da mesma,existe maneira de isso não acontecer pq se não, o que vale ter travoes de disco hidraulicos se depois tenho de ir devagar para não roçar depois o disco, sempre andei com travões normais e nunca tive problemas, agora com estes na minha segunda saida faz me isto, q tanga...
Ps: os travoes são os deore que pelo que li auto regulam-se por si só.
 

pcbsdusr

New Member
Com a bicicleta no chão, abre o aperto rápido da roda traseira, faz força no selim para baixo e fecha o aperto rápido. Provávelmente já não vai estar a roçar. Acontece que por vezes, em descidas mais "Alucinantes" batemos com a roda de trás e a roda fica mal alinhada com o quadro como consequência. Escusado será dizer que os travões de disco não gostam de desalinhamentos...

Se o problema persistir, vai á tua loja e pede para te reapertarem os parafusos que apertam a pinça de travão (com loctite de preferência).
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

outra coisa que pode acontecer, já que agora se aproxima o calor, é o aquecimento do óleo e a consequente expansão do mesmo. Evita travar em excesso, porque se o sistema aquecer muito as pastilhas podem aproximar-se mais do disco (a manete fica a travar em cima).

Jepas
 

sabino

New Member
ola, as vezes isso tambem acontece nos meus lx. andam na boa sem tocar em nada e passado umas mocadas ficam a roçar. no caso dos meus normalmente é pó nos travoes que nao os deixam funcionar a 100% e os embolos nao "recolhem" totalmente. quando a coisa está a irritar meto a roda a rodar no ar e travo mesmo a fundo (um bocadinho antes de estoirar os tubos :D) 2 ou 3 vezes passa. normalmente tambem passa com as lavagens e como ja foi dito com o reaperto das rodas.
 

orbea

New Member
tira a roda afasta bem as pastilhas ( embolos ) o maximo depois monta a roda bem centrada aperta bem e trava varias vezes provavelmente deixa de roçar
 

NunoPascoal

New Member
PedroSoares said:
1 a 0 para os travões de disco mecânicos :)
:hmmm: :hmmm: :hmmm:
Não vás por aí senão levas uma autentica goleada! :wink:

Quanto ao assunto do tópico, não é nada de grave, mas convém não deixar andar assim muito tempo para não gastar a pastilha...
Por vezes em curva o disco também roça nas pastilhas devido à torção lateral das rodas.

Um forte abraço!
 

gc

Member
Nada de grave é o que te aconte-se e muito menos fora do comum aos utilizadores de discos, como eu... :wink:
Uma boa tecnica e muito correta consiste

1º- Em desapertares os parafusos que apertam a maxila, normalmente apertam-na num apoio que faz a ligação ao quadro...

2º - Travar a fundo...

3º - Apertar os parafusos com o travão a fundo...

4º- Verificar se ficou tudo Ok, e ir curtir para o mato....

Boas pedaladas
 

raposo1978

New Member
Eu experimentei este processo descrito pelo GC e funcionou às mil maravilhas, desapertei os parafusos e fiz muita força na manete e sem nunca largar a manete apertei os dois parafusos alternadamente aos poucos até ficarem bem firmes...ouvi dizer que o truque está no aperto alternado dos parafusos pois se apertares o primeiro logo todo não deixarás espaço para o segundo se adaptar (movimentar livremente) ao disco, e assim ficares com a distância correcta entre os dois embolos ao disco.

Não sou nenhum expert e ando nestas andanças à pouco tempo mas que funcionou, funcionou.

Abraço.
 
gc said:
Nada de grave é o que te aconte-se e muito menos fora do comum aos utilizadores de discos, como eu... :wink:
Uma boa tecnica e muito correta consiste

1º- Em desapertares os parafusos que apertam a maxila, normalmente apertam-na num apoio que faz a ligação ao quadro...

2º - Travar a fundo...

3º - Apertar os parafusos com o travão a fundo...

4º- Verificar se ficou tudo Ok, e ir curtir para o mato....

Boas pedaladas

Eu próprio não diria melhor... :D
 

rmpro

New Member
Boas pessoal, já me aliviaram mais sabendo que é comum acontecer isto, vou experimentar tudo o que foi falado aqui e se deus quiser vai acabar o stress, mais uma vez obrigado.
 

helio69

New Member
É, essa é a melhor técnica... E a que dá menos dores de cabeça!

Já que andas com esses travões há pouco tempo e antes que te venhas queixar de outro problema comum, tem atençºão às lavagens!!!! :mrgreen: Tem cuidado para não cair gordura (óleo, etc.) nos discos ou pastilhas, senão precisas de uns bons km para voltares a ter travões em vez de abrandadores!

Tens que enxaguar muito bem os discos após as lavagens e de preferência retirar as pastilhas para uma lavagem mais a sério! (é o que eu faço e só demora cinco minutos, aproveitando no final para realinhar bem a pinça em relação à roda)
 

rmpro

New Member
Só mais uma perguntita pessoal, o aperto rapido das rodas tambem pode influenciar no roçar do disco ou não, pq da ultima vez tinha aquilo muito apertado e nunca sei se se aperta muito mesmo ou não.
 

helio69

New Member
Bem, o aperto rápido deve estar naquele ponto "meia volta antes de partir" e á partida não influencia nada. Pelo menos nunca dei conta. O que pode acontecer é que ao apertar o aperto rápido a roda se desloque ligeiramente!
 
Top