Diferenças entre forqueta de 100mm e 120mm

D

dmcp

Guest
Bom dia pessoal

no ano passado comprei uma Specialized Epic Carbon de 2009 (em segunda mão), a qual vem equipada com uma suspensão frontal FutureShock E100 com Brain. No acto da compra mudei-lhe as rodas para 27,5" o que alterou a geometria da bike. Como não cheguei a andar com as rodas 26" não sei descrever a diferença.
Na minha zona, S.Brás de Alportel, existem inúmeros trilhos e de vários tipos. Dado que não tenho muito tempo para fazer voltas longas, ultimamente dei por mim a fazer mais Enduro do que XC. Voltas curtas de 1h30m mas em percursos mais técnicos com descidas vertiginosas (sem os saltos do downhill), single tracks e "paredes de escalada"!
Devido a uma queda a minha suspensão da frente partiu-se e uns amigos aconcelharam-me a pôr uma suspensão de 120 mm de curso dado o tipo de trilhos e pistas que fazemos.

Gostaria de saber a vossa opinião em relação às mudanças de geometria que as mudanças que fiz nesta EPIC poderão implicar em termos de segurança. Em termos de manobilidade o que é que pode ter mudado com a mudança das rodas de 26" para 27,5" e o que é que pode vir a mudar com a nova suspensão de 120mm?

Agradeço a vossa opinião
Cumprimentos
DMCP
 
Olá dmcp,

Eu tenho uma Reba com 120mm de curso numa Scott Spark (26") e para 90% das situações os 100mm chegam perfeitamente.
Com mais curso a direcção perde algum do possível nervosismo, abre um bocado o ângulo.. Melhora a descer, piora a subir.

Como é que a suspensão partiu com uma queda?
 

Joseelias

Well-Known Member
O que mexe com o ângulo da direcção e a geometria da bicicleta não é tanto o curso da suspensão mas sim a distância axle-to-crown. Isto é a distância entre o eixo do cubo e a base da caixa de direcção.

Se por norma uma suspensão com 120mm pode ser mais longa que uma de 100mm isso nem sempre acontece. Vai depender da marca e do modelo. Por exemplo, eu e minha mulher temos ambos suspensões com 100mm e a medida axle-to-crown da suspensão dela é mais longa 27mm que a minha o que é substancial.

E há algum tempo até andei à procura deste tipo de informação e tenho ideia que em algumas marcas alguns modelos até mantinham a mesma medida A-C entre os 100 e os 120mm. É uma questão de procurares. Seja como for, por cada 20mm que a medida A-C aumenta tiras cerca de 1º à direcção.

Ao trocares as rodas 26 por umas 27,5 a principal diferença que vai ocorrer na geometria da bicicleta é o aumento da distância do eixo-pedaleiro ao chão em +- 1cm. Por um lado é bom pois tens menos hipóteses de bater com o eixo-pedaleiro num obstáculo. Por outro sobe o centro de gravidade da bicicleta e aumenta o desequilibro. Pode criar problemas em termos de espaço entre o pneu traseiro e as escoras inferiores, pois o pneu chega mais à frente e à zona onde normalmente as escoras estreitam em direcção ao eixo-pedaleiro (especialmente se for um pneu mais largo). Mas isso vai depender de cada quadro.
 
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