Tenho um ario 2.2 com bloqueio (no corpo do amortecedor). Não vi diferenças de comportamento, para alem do conforto, numa descida para a antiga rigida, a descer. Já nas subidas pouco ingremes a tracção é muito maior numa st. Não existe tantos saltinhos da roda traseira.
O bloqueio atrás é utilizado no meu caso só em alcatrão. E aqui serve os propósitos igual a uma rigida. Evitar algum bombear. Mas a afinação do amortecedor tambem é importante.
Nos buracos grandes, levantamos o traseiro sempre, seja numa rígida ou st. A diferença é mesmo nos mais pequenos onde podemos pedalar sentados com muito mais conforto.
Se o amortecedor estiver bem afinado, ao bloquear qual será a diferença para uma rígida?. A meu ver nenhuma, que seja relevante no btt. Tenho 70 kg e com o amortecedor bloquedo pedalo em pé não se notando qualquer bombear. Um milímetro ou dois?....
Podem existir outras diferenças como a rigidez ou o peso. Mas aí a coisa gira para o preço. Uma boa rígida de 11 kg, pode custar 1000 euro e uma st equivalente 3000. Essa é a diferença para equivalências. Não vale a pena equiparar em preço. Vai ficar muito mais caro. Mas que é muito mais confortável uma razoável st de 12 kg, que uma rígida de 11 kg, isso é inegável. E vale a pena o peso de diferença que levamos a mais. No fim de um bom passeio ou maratona o corpo vai notar. As costas e o traseiro principalmente.
Pelo menos eu notei.