Desviador frontal

jorge1983

New Member
Boa tarde,
Tenho uma bike equipada com transmissão 3*9v, mas devido a um problema no desviador frontal queria fazer um upgrade para uma gama melhor, visto a que tenho actualmente ser de gama baixa.
A minha questão é se posso montar um desviador frontal de 3*10 no sistema que tenho.
Obrigado desde já pela vossa ajuda.
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

O único problema que poderá existir é o roçar da corrente em certas mudanças, devido ao desviador ser um pouco mais estreito por causa da corrente de 10v ser mais fina.
 

jorge1983

New Member
Obrigado Fábio,
Sei que no caso do desviador traseiro não é aconselhável a mistura de componentes 9v e 10v, mas no frontal de facto não tinha a certeza.
Não quero comprar um desviador 3*9 e depois pensar que afinal poderia ter comprado um 3*10v.
sendo assim acho que vou arriscar.
 

gfrmartins

Active Member
Eu diria para experimentares.

Pode haver um pouco mais de roçar porque a corrente de 10 é ligeiramente mais fina que a de 9 mas não me parece que vás ter grandes problemas se isso ficar bem afinado, talvez apenas um pouco mais de roçar nos extremos
 

edununo

Well-Known Member
Já tive esse problema em tempos. No casos dos desviadores Shimano, a caixa e respectiva capacidade do desviador frontal é menor nos de 10v face ao de 9v.
Os desviadores de 3x9v da Shimano são para pedaleiras 22-32-44. Há 22 dentes de diferença entre o prato grande e o pequeno. Os de 10v são feitos para pedaleiras 24-32-42 ou 22-30-40. Há apenas 18 dentes de diferença.
Logo ao afinar a altura de um desviador de 10v para um prato de 44, tinha algum roçar da corrente quando estava no prato de 22 dentes em alguns andamentos.
Os desviadores SRAM de 10v já funcionam melhor porque a SRAM em 10v tinha pedaleiras 22-33-44. Também com 22 dentes de diferença.
 
Top