A pedido de várias familias (a minha não foi) e aproveitando o facto de ter ratos na pedaleira resolvi desmontar a coisa limpar e lubrificar
Para esta operação é preciso duas ferramentas especiais. Uma para desmontar a tampa da alavanca esquerda e outra para desmontar os rolamentos
A chave que comprei trás logo as duas
Começa-se por afrouxar os parafusos da alavanca esquerda
Depois com a ajuda da peça mais pequena desenrosca-se a tampa da alavanca
Tira-se a alavanca
E com uma pancada (até pode ser com a mão) tira-se a alavanca direita depois de ter tirado a corrente
Em relação aos pratos do pedaleiro existem 8 parafusos (no caso deste pedaleiro com cabeça em estrela) 4 que ligam o prato de 22...
... e mais 4 que ligam os de 44 e 32
Como ainda não é hora de os mudar seguimos em frente para os rolamentos. O rolamento da direita (se estiveres sentado em cima dela) é contrário ou seja enrosca ao contrario do sentido dos ponteiros do relógio. Um bom truque é desapertar este rolamento e depois debruçando-nos por cima da bina desapertamos o outro rolamento rodando a chave no mesmo sentido (o que fará o efeito de rodar a chave ao contrário :wink: )
O rolamento da direita
Posição com que se deve tirar o outro rodando a chave no mesmo sentido do 1º
O rolamento da esquerda
O buraco da coisa...
Depois no meu caso foi limpar e lubrificar
Depois é voltar a montar tudo. No meu caso tinha duas anilhas partidas que tenho de arranjar o que fez com que o apertar dos rolamentos tivesse sido feito com muito jeitinho pois as anilhas abriam :? Seja como fôr a sua mudança fica para quando tiver de mudar a transmissão.
Para esta operação é preciso duas ferramentas especiais. Uma para desmontar a tampa da alavanca esquerda e outra para desmontar os rolamentos
A chave que comprei trás logo as duas
Começa-se por afrouxar os parafusos da alavanca esquerda
Depois com a ajuda da peça mais pequena desenrosca-se a tampa da alavanca
Tira-se a alavanca
E com uma pancada (até pode ser com a mão) tira-se a alavanca direita depois de ter tirado a corrente
Em relação aos pratos do pedaleiro existem 8 parafusos (no caso deste pedaleiro com cabeça em estrela) 4 que ligam o prato de 22...
... e mais 4 que ligam os de 44 e 32
Como ainda não é hora de os mudar seguimos em frente para os rolamentos. O rolamento da direita (se estiveres sentado em cima dela) é contrário ou seja enrosca ao contrario do sentido dos ponteiros do relógio. Um bom truque é desapertar este rolamento e depois debruçando-nos por cima da bina desapertamos o outro rolamento rodando a chave no mesmo sentido (o que fará o efeito de rodar a chave ao contrário :wink: )
O rolamento da direita
Posição com que se deve tirar o outro rodando a chave no mesmo sentido do 1º
O rolamento da esquerda
O buraco da coisa...
Depois no meu caso foi limpar e lubrificar
Depois é voltar a montar tudo. No meu caso tinha duas anilhas partidas que tenho de arranjar o que fez com que o apertar dos rolamentos tivesse sido feito com muito jeitinho pois as anilhas abriam :? Seja como fôr a sua mudança fica para quando tiver de mudar a transmissão.