Desmontagem Pedaleira XT/Rolamentos

Kitos

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A pedido de várias familias (a minha não foi) e aproveitando o facto de ter ratos na pedaleira resolvi desmontar a coisa limpar e lubrificar

Para esta operação é preciso duas ferramentas especiais. Uma para desmontar a tampa da alavanca esquerda e outra para desmontar os rolamentos




A chave que comprei trás logo as duas




Começa-se por afrouxar os parafusos da alavanca esquerda




Depois com a ajuda da peça mais pequena desenrosca-se a tampa da alavanca







Tira-se a alavanca




E com uma pancada (até pode ser com a mão) tira-se a alavanca direita depois de ter tirado a corrente




Em relação aos pratos do pedaleiro existem 8 parafusos (no caso deste pedaleiro com cabeça em estrela) 4 que ligam o prato de 22...




... e mais 4 que ligam os de 44 e 32




Como ainda não é hora de os mudar seguimos em frente para os rolamentos. O rolamento da direita (se estiveres sentado em cima dela) é contrário ou seja enrosca ao contrario do sentido dos ponteiros do relógio. Um bom truque é desapertar este rolamento e depois debruçando-nos por cima da bina desapertamos o outro rolamento rodando a chave no mesmo sentido (o que fará o efeito de rodar a chave ao contrário :wink: )




O rolamento da direita




Posição com que se deve tirar o outro rodando a chave no mesmo sentido do 1º




O rolamento da esquerda




O buraco da coisa...




Depois no meu caso foi limpar e lubrificar




Depois é voltar a montar tudo. No meu caso tinha duas anilhas partidas que tenho de arranjar o que fez com que o apertar dos rolamentos tivesse sido feito com muito jeitinho pois as anilhas abriam :? Seja como fôr a sua mudança fica para quando tiver de mudar a transmissão.
 

pimentoski

New Member
muito bem explicado, mas também fiquei curioso em relação ao preço da chave.

e já agora tendo uma pedaleira LX hollotech normal, é possivel comprar os crenques XT, utilizar os pratos e com os rolamentos novos converter em hollotech II???
 

Bravellir

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A chave arranja-se a apartir de 10 euros.

Umas pequenas adições ao excelente trabalho do kitos.

Pedaleiras XT.

1. A tampa da alavanca esquerda pode ser removida com uma moeda. Esta tampa não serve para segurar nada. Apenas para manter a alavanca justa no sítio quando se aperta os parafusos desta. Tem a mesma função que a tampa de um avanço. Por isso ao montar, não a apertem como se fosse o fim do mundo.

2. A alavanca esquerda tem uma pequena patilha que serve para garantir que a alavanca ao montar está no sitio. Deve ser levantada ao desmontar.

3. Ao montar lubrifiquem bem todas as partes que ficam em contacto com uma boa massa. Incluindo roscas de parafusos.

4. Os rolamentos tem escrito qual o lado a que pertencem e o sentido de rotação para os apertar e desapertar. Não os troquem.

5. As caixas dos pedaleiros tem tamanhos diferentes. Por isso as anilhas de plástico são fundamentais. Afectam a posição dos pratos e a linha de corrente. Se não meterem as anilhas como deve ser, poderão ter problemas de mudanças inclusivamente o velhinho e malfadado chainsuck. Na dúvida mantenham as anilhas na mesma posição em que estavam ( anotem numa folha ao desmontar ).

6. Uma rosca de caixa de pedaleira moída é muito, muito difícil de remediar. Ao apertar os rolamentos, estes devem entrar quase até ao fim com a mão ( mesmo fazendo alguma força ). A chave deve ser usada apenas no fim. Muito CUIDADO para não meter o rolamento acavalado. Nem que tenham de roscar o rolamento 30 vezes. Apertem com a chave apenas quando ele tiver roscado bem à mão.

7. Ao apertar de volta a alavanca do lado esquerdo. a ordem é:
a. Apertar a tampa de plástico COM A MÃO apenas. Não usar a chave.
b. Encaixar a patilha no sitio.
c. Apertar os dois parafusos, alternadamente, até ao torque correcto.


No site da shimano tem um pdf que ilustra muito bem alguns destes pormenores.
 

Un4s33n

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Bom guia para lubrificação do eixo pedaleiro e bom contributo Bravellir...

Eu fazia isso com a moeda de 1 cêntimo, como alguêm me ensinou aqui no fórum...

Já agora, o meu contributo...

Essa rosca "preta" deve ser desenroscada depois de desapertar os parafusos (na desmontagem) e enroscada antes de apertar os parafusos na montagem!!!

Continuação de bom trabalho!!!
 

nelsonasp

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Saudações

Para este tópico ficar perfeiro só faltava mesmo a explicação de uma boa lubrificação com os produtos e as zonas onde se devem aplicar e depois a montagem da pedaleira que é o mais complicado...

Abraço e Obrigado colega Kitos
 

RPires

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Bravellir said:
... Tem a mesma função que a tampa de um avanço...

Pois, ambas têm a função de ajustar, no entanto a tampa do avanço permite o correcto ajuste da cx de direcção que depois se complementa com a fixaçao do avanço...
No caso da pedaleira, é possivel colocar o crank esqº sem o uso da "tampa", basta levá-lo até ao batente e fixar-lhe de seguida...na questão da direcção é ligeiramente diferente, porque o aperto do parafuso da tampa vai permitir "puxar" o conjunto até ao correcto ajuste da cx ou seja temos uma maior sensibilidade quanto ao ajuste, coisa que não teriamos se forçassemos o avanço e o apertassemos de seguida...

Não sei se trouxe valor acrescentado ao tópico :roll: mas pronto, no fundo é isso, ambas ajustam :lol:
 

snowbike

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Depois de umas últimas semanas onde a chuva tem sido companhia quase constante no meu caminho diário para o trabalho, finalmente dei-me ao trabalho de fazer o mesmo que o Kitos e desmontei a minha pedaleira Deore.

Tal como estava à espera, os "banhos forçados" constantes fizeram mossa nos rolamentos. Aqui o aspecto deles, depois de lhes ter tirado as protecções:

img000rt2.jpg


O estado em que ambos estavam antes da limpeza/manutenção:

img001tm9.jpg


E aqui depois da esfrega :mrgreen:

img002so0.jpg


Depois de limpos, usei e abusei de massa lubrificante (uma da Decathlon http://www.decathlon.pt/PT/tubo-lubrificante-teflon-150-m-6903091/, pelo que ficaram com este bonito aspecto:

img004oh9.jpg


O processo de tirar as protecções de plástico que estão a "selar" os rolamentos, não é fácil, mas com jeitinho e paciência consegue-se fazer sem as danificar, que não foi o meu caso que parti ligeiramente uma delas doh
Depois foi montar tudo e esperar que não chova muito mais este Inverno :twisted:
 

Myrage

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Tenho a minha pedaleira XT 2008 à dar uns estalinhos do lado esquerdo, mais em esforço.
Em tempos o mesmo problema foi resolvido com uma limpeza e lubrificação na oficina.
Mas como estou sem disponibilidade de me deslocar a uma oficina, serei eu o fraco mecânico de serviço.

Gostava que alguém me confirmasse se é verdade que os rolamentos dão o berro com facilidade, e normalmente é sempre o da esquerda ?

Para já vou desmontar limpar e lubrificar. Se o problema continuar julgo que a solução será um rolamento novo !

MY
 

Myrage

New Member
Snowbike.

Esclarece uma coisa. Acabei de desmontar, limpar, lubrificar e montar a Pedaleira. Mas o estalinho lá continua. Só me resta avança para o Plano B. Intervenção directa nos Rolamentos. Será que podes confirmar se as protecções voltam a encaixar direitinhas e se vale o esforço de aproveitar algo que supostamente não é de aproveitar :roll:.....
Julgo que um rolamento rondará os 20 e poucos euros :s

Obrigado
MY
 

Bravellir

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my,

tenta antes o seguinte.
1. mete óleo nos pedais de encaixe :D
2. se não desmontaste os rolamentos, mete um pouco de óleo pelo tubo do selim abaixo.
3. Vê se a cassete está bem apertada.
4. Verifica o aperto dos parafusos dos crancks.

Se nada resolver, tira essa porcaria fora e faz disso uma trotinete :mrgreen: uma No Speeed :twisted:
 

snowbike

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Boas Myrage tenta ver se realmente os estalidos é da pedaleira, tal como disse o Bravellir (já me aconteceu o mesmo e era sujidade na rosca dos pedais).

Se realmente for dos rolamentos da pedaleira, as protecções dos meus rolamentos foram tiradas e colocadas no sitio novamente. Tirando aquele bocadinho de plástico que se partiu de uma, ficaram a 100% :yeah:

Infelizmente no meu caso, a manutenção já foi um bocadinho depois do aconselhado, e o rolamento da esquerda (confirmo o que dizes na tua mensagem anterior, em que o da esquerda parece ser mais frágil) já teve melhores dias. Se tiveres que trocar o rolamento, vê se compensa, no meu caso achei que não visto que por 40 e tal €€ já compro outra pedaleira Deore completa, por isso... :roll:
 

Myrage

New Member
Até ja andei a pedalar só com um pé, para verificar se o barulho era da Esquerda ou Direita :mrgreen:
Faltou foi tempo para uma cirurgia ao pedal de encaixe :D

Obrigado pelas dicas :wink:

MY
 

nabisga

New Member
tal como tu tinha um click que pensava ser da pedaleira. Após ter desmontado e "amassado" tudo fiz-me á estrada e o raio do click lá vinha comigo. Depois reparei que um dos pedais tinha uma muito ligeira folga em relação ao outro. Abri o pedal e apertei as porcas que estão no fim do eixo, e que regulam o rolar do rolamento, mais livre ou mais preso.São uns shimano 540. Problema resolvido, com um ligeiro aperto do rolamento o barulho foi-se. É uma operação fácil de fazer e pode livrar-nos de muitos ruídos irritantes. Boas.
 

oliana

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A minha bike tambem anda a dar uns estalidos. Não tem sido fácil de localizar. Já só falta lubrificar a pedaleira e verificar o aperto da cassete.

Mas penso que seja tambem na pedaleira, pois parada e sem esforçar a corrente, empurro a alavancas para baixo e lá aparece o dito estalido.

As lubrificações na montagem original deixam muito a desejar, e não é só nas pedaleiras. :s

Vou por as mãos á obra. :D
 

jmv

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Eu persegui durante dias o tal estalar, a rosca do eixo do pedal que enrosca na pedaleira estava seca, fazia um estalar infernal que com a respectiva lubrificação da rosca desapareceu.
 

nabisga

New Member
Em princípio, só se trocares a posição das anilhas, ou mudares de quadro em que a caixa pedaleira seja mais larga, ou mais estreita. Para te dar um exemplo, numa giant atx a caixa pedaleira mede 68mm, enquanto numa stumpjumper fsr já mede 73. Isto implica diferente nº de anilhas para acertares a linha da corrente, caso contrário notas a pedaleira muito saída e terás muito provávelmente problemas de mudanças e chupões de corrente.Fora isto não estou a ver, nem me parece muito lógico.
 

klaudio_f

Member
o eixo da minha factor é de 68 como indica o manual meti uma anilha do lado esquerdo e duas do lado direito.
o que acontece é que agora da-me a sensação que o pedaleiro esta mais afastado, pois a afinação do desviador para o anterior pedaleiro um Tuvativ Isoflow, apenas consigo meter a cremalheira pequena e a do meio, será isto normal?
 

nabisga

New Member
Pensei que tinhas uma xt de 2007 e tinhas posto uma de 2008. Assim mudás-te de uma pedaleira de eixo antigo, para uma de eixo integrado e com rolamentos exteriores. O facto de ter os rolamentos exteriores provavelmente faz com que a pedaleira fique ligeiramente mais saída. Tens apenas de abrir um pouco o parafuso de fora do desviador da frente para que este consiga alcançar o prato grande. Tudo normal, não te preocupes. :wink:
 
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