Desgaste Acentuado da corrente

Xrockyman

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Olá pessoal :)

Venho vos aqui colocar uma dúvida, será normal a corrente na minha factor, uma sram 971 estar já 0,75 de desgaste apenas com 400km ?

Durante este ano tive uns dissabores.. eu era um completo ignorante no que toca a bicicletas e o que eu fazia era andar/lavar/lubrificar... depois um certo dia a corrente partiu (tinha a bike cerca de 2000km )e deve ter ficado um bocado no meio do mato porque não deu para arranjar com elo rápido. Seguidamente, foi para comprar uma corrente e resultado vocês já devem estar a adivinhar ! :) esta não casava e tive que comprar peças novas para tudo o que tinha dentes naquela bike! Depois o investi num daqueles medidores da parktool que dá para medir 0.75 e 1% de desgaste da corrente e uma corrente nova para ter de reserva... :) agora a minha dúvida é: será normal o desgaste tão acentuado que referi no inicio ? será que duas maratonas que fiz com muita lama tenho contribuído muito para isso ? :(

Abraço
 

Peixinhus

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Depois de voltas lamacentas é aconselhado lavar bem a corrente, desta forma vais evitar residuos de terra entre elos e assim prolongar a vida util da mesma. Agora 400 é mt pouco tens de analizar o sistema de transmissão e verificar se existe algum elemento desgastado que esteja a contribuir para acentuar o desgaste que mencionas. Notas algum mau funcionamento no sistema de transmissão álem da medição efectuada com a parktool, tipo estalidos ou mesmo saltos de elos? O material tem sempre razão :mrgreen:

Abraços
 

Xrockyman

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Não noto nada de anormal:) funciona tudo perfeitamente, as mudanças comutam sem qualquer tipo de problemas, sempre precisas ! :) provavelmente foi de ter feito muitos km's com imensa lama, e aí é que nada funcionava em condições :( Provavelmente a lama é mesmo o pior inimigo da nossa carteira
 

klaser

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Eu acabei de fazer 4500Kms com uma dessas PC971....Isso de trocar é um assunto que cada um tem uma ideia...uma vez,quando ia nos 2000kms tentei meter só uma corrente nova pra prolongar a vida da cassete,mas não deu muito certo,tive de voltar a por a velha,isso de acamar não é comigo,tem de funcionar impecável já na primeira volta.Portanto,eu como não gasto material muito caro (deore),uso até não dar mais,depois meto corrente e cassete novas e até por vezes é necessário trocar um ou mais pratos da pedaleira também....
Acho que com 4000km é melhor ir até o fim agora,se meter uma nova em cima dessa cassete vai saltar que é uma coisa louca...
 

Peixinhus

Active Member
A duração depende de vários factores portanto não se pode dizer que dura 10 ou 20. Um acompanhamento das condições dos elementos da transmissão faz com que a durabilidade aumente. 4000km deves ter já álem da corrente a cassete tb bastante rompida, tens de analizar o estado geral desse material.

Abraços
 
ola boas eu cá a pouco tempo tb fiz uma troca de corrente e esta ja estava com 4000km e ainda aguentava mais ... cuidados que tinha com ela... após saídas por lama lavava bem e depois passava wd 40 com abundância e depois un óleo de lubrificação e de evitar estar a andar com a corrente seca ... pior pior mesmo tenho visto agora pra corrente nem e a lama e mesmo andar por terrenos arenosos, ate dói só de ouvir a areia na corrente... isso não e normal a corrente com tão poucos kms estar a fazer isso
 

Xrockyman

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Eu também não acho nada normal, espero que não seja nenhum defeito na transmissão :( eu vou já por uma corrente nova, se fizer o mesmo de novo a loja que me vendeu a transmissão vai ter que me ouvir!
depois de banhos de lama, e de volta maiores, desde que comprei a transmissão completa que faço sempre isso, limpo bem a transmissão bem com uma escova depois punho desengordurante e limpo de novo e no fim lubrifico ! penso que não estou a fazer nada de incorrecto. E ainda por cima nenhum componente é de "gama baixa", cassete é uma sram 970, pedaleiro slx e desviador de trás X7 :)
 
olha não sei se pode ser o caso mas eu agora ao mudar a minha corrente mudei mesmo tudo tb cassete e pedaleira tudo bem ---- depois a uns tempos atrás estava me a fazer um barulho que me parecia ser da corrente mas depois levei ao mecânico e tinha era o cepo largo aquela peça onde leva a cassete ....
 

Guia dos Santos

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O agente que dá assistencia á minha bike aconcelha-me a mudar a corrente aos 1000Km, e eu por essa altura lá vou para uma revisão.
Quando vou por ai ás provas veijo muita rapaziada com correntes partidas quando se chega ás subidas, isso é prova de falta de manutenção.
As BIKES são como os nossos carros quando chega á hora á que verificar e mudar, para andar-mos descansados e não haver surpresas.
 

klaser

Well-Known Member
pois..se eu fose "agente" se calhar também aconselhava meus clientes a trocar a corrente aos 1000kms..talvez até aos 500km.. :D
 

elv1s

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Acho muito bem que continues a verificar o estado de desgaste com a ferramenta, e mudes sempre as correntes aos 0,75% de desgaste. Assim vai ser possivel meter corrente nova, que vai casar bem sem ter de trocar tudo o resto.

Agora essa corrente só durar 400km, pode ter sido uma situação pontual, ou talvez não, atendendo a que fez duas provas com muita lama. Eu já tive de trocar uma corrente depois de 200km. não foram 2000, foram 200 mesmo, foi o resultado de uma semana a treinar à chuva, e depois uma maratona à chuva.

Outro factor que contribui muito para o desgaste desse elemento é o peso que tem de suportar, ou melhor, a força na pedalada. Seja um utilizador pesado, ou um leve, mas que faça muita força e isso vai aumentar muito o desgaste.

Correntes comigo, tenho usado XT e Deore, qualquer uma faz sempre entre 1500-3000km se não apanhar grandes banhos de lama, nem treinos a chover, pois isso reduz em muito a duração do material. A lubrificação também conta, há lubrificantes de corrente específicos para o inverno que funcionam melhor que os normais quase toda a gente usa, que depois da 1ª poça são lavados da corrente fora.
 

barradinhas

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bem gandes malucos sem ofensa
fazer 4000km com uma corrente é obra, digo isto porque esta semana fui mudar a minha corrente e já tinha 2800km. segundo o meu mecânico já era demais. uma das coisas que já notava era o facto da corrente custar a meter as mudanças tinha de andar constantemente a afinar a dar mais tensão ou a tira-la pois tornava super irregular tanto a descida como a subida da corrente.
falo por mim sou mesmo todo complicado com as mudanças, se não está tudo ao promenor até me passo sei lá até parace que não tenho o mesmo rendimento. voltando ao tema do desgaste, resultado uma das rodas dentadas da carmalheira ficou um pouco acamada do excesso de uso da antiga corrente resulatado esta nova sinto um salto minimo ao entrar a mudança. segundo o meu mecânico é normal pelo desgaste da antiga corrente mas com uns KM vai ao sitio.
outra das coisas de que ele me falou foi de na proxima muda de corrente vou ter de meter uma cassete nova e em principio o prato do meio da pedaleira visto ser o mais usado.
estamos a falar de bikes a sério caras não se deve levar o material até partir, aprendi uma coisa quando tinha mota pouco me preocupava com manutenção era meter zagolina e andar andar. deixava ir o material todo até ao fim resultado disto quando ia mudar a dita peça que tava danificada analizava e chegava à conclusão de que tinha de mudar peças envolventes a mesma. quero com isto dizer posso poupar 100€ com a mudaça apenas da corrente a tempo e horas. lembrem-se se o fizerem iram ter de usar apenas duas correntes para gastar uma cassete e pratos da pedaleira. 2 correntes para um kit de transmissão.


boas pedaladas
 
percebo o ponto de vista .... mas eu cá prefiro fazer como fiz do que estar pouco a pouco as comprar corrente é que se me for regular para os mil kms mais ou menos isso e quase de dois em dois meses a mudar corrente ...como disse fiz uma temporada de provas nos Acores e fiz 3 maratonas duas no Alentejo pura areia e treinos sempre com a mesma corrente ...nunca notei irregularidades ao passar as mudanças... mas também todos os fins de semana desmontava a bicicleta e limpava a bicicleta a minha maneira.convém utilizar óleo adequado á estação ... e isso do que os mecânicos dizem por vezes também e naquela toda a gente quer vender...e não vamos entrar pelo campo de bikes a serio serem as caras ,,,a mim da me um gozo imenso ter uma specialized rockhooper e deixar para trás bicicletas que valem bem mais que a minha ... cada uma tem o valor que nos lhe damos .... e como ter un ferrari e nem carta ter...
 
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