Demontar/montar pedais

nelson_r

New Member
Tens como recuperar o pedal, mas por experiência própria é melhor esquecer.

Parece-me que se trata de alguma esfera "encavalitada", ou seja devido à folga que o pedal foi ganhando, houve alguma esfera que saiu do trilho.
 

jplacebo

New Member
Viva pessoal,

Preciso da vossa ajuda! Comprei uns pedais para a minha bicicleta mas não estou a conseguir desmontar os pedais originais. O conjunto pedaleira/cranks é Truvativ FiveD.
Os pedais estão aparafusados com um encaixe para chave de bocas, mas do lado interno dos cranks existe um parafuso para chave sextavada. Não faço ideia de como desmontar os pedais. Já li que para desmontar os pedais é preciso rodar a chave de bocas no sentido contrário ao movimento de rotação, mas mesmo com umas marteladas na chave de bocas não consegui sequer mexer 1 mm. O parafuso sextavado deixa-me confuso pois nunca li neste fórum que os pedais tinham este encaixe para além do convencional. :(
Alguém me pode ajudar?

O conjunto é este:

http://www.chainreactioncycles.com/Images/Models/Full/22137.jpg

Obrigado!
 
Boas, com certeza que tudo o que te vou dizer já se encontra por ai, mas aqui vai... o parafuso para chave sextavada e o parafuso para chave de bocas, é exactamente o mesmo, ou seja, podes optar por desmontar usando uma chave de bocas ou sextavada... se estás a ter dificuldades experimenta deixar WD40 a actuar durante um dia/noite e volta a tentar, se não resultar, tenta dar-lhe um pouco de calor!
Boa sorte :wink:
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

nada como consultar a bíblia: ParkTool

1º há que ter a certeza das direcções de aperto

o pedal direito tem rosca direita (desaperta no sentido anti-horário) e no pedal esquerdo é o oposto.

Por todas as razões recomendo usar as faces exteriores e vez do parafuso Allen, porque é preciso fazer muita força e a chave pode moer o eixo. Só uso a chave allen em eixos que não têm faces para chaves de bocas.

O melhor a fazer é montares-te em cima da bike e fazeres força com um pé no pedal e o outro pé faz força na chave. Se tiveres uma chave de pedais é mais fácil, porque o braço é 2 ou 3 vezes maior. Como eu só tenho chave de bocas, uso o meu peso em cima da chave, é suficiente para soltar o pedal.

Jepas
 

Man_In_Blue

New Member
Nunca me vi tao lixado pra demontar um pedal como agora, fogo, nem o WD40 resultou, acho que vou ganhar coragem pra lhe dar com o massarico em cima :s
 

popeye

New Member
eu tambem estou com o mesmo problema nao consigo retirar os pedais velhos e colocar os novos.
tenhos uns 505 e agor aquero por uns 540,que acabei de comprar a um colega meu que nao gostou de ver os pedais na bike( abundancia de €€€€€ ), ja meti wd 40, oleo da corrente, ja fiz força que nem um louco.
Acho que vou ter de perder a vergonha e pedir para me montarem os pedais se nao conseguir, ja montei alguns pedais em bikes de colegas meus,mas nenhuns me deram tanto trabalho quanto estes.
O que desaperto 1º o pedal ou a porca que esta por tras do pedal ( porca sextavada) ou os dois em simultaneo?

abracos

popeye
 

jmdcfigueiredo

New Member
Tentem usar uma chave com o maior comprimento de cabo possível. Se a chave que tiverem for curta arranjem um tubo que sirva de prolongamento para assim aumentarem o braço e terem mais força no momento de rotação.

Isto claro depois de lubrificarem a rosca na medida do possível, e quando montarem ponham massa ou óleo fino na rosca para evitar que isso aconteça de novo
 
Um pouco de calor no crank, à volta da rosca, sem aquecer a rosca "macho" do pedal talvez ajude, por dilatação e folgando o aperto do pedal.
Não é preciso aquecer muito, passar a chama dum malçarico pelo cranck.

Esta semana desmontei uns 520, apertados na loja e estavam quase colados. Antes de apontar os novos pedais passei um pouco de massa de silicone na rosca.
A massa ideal é a grafitada ou a de bronze, pois as roscas colam muitas vezes não pelo excesso de torque mas pelo efeito corrosivo da electrólise entre metais diferentes e uma massa eletro-condutora ajuda muito.
 

tonyV

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Pelos problemas que já tive a desmontar peças da minha bicicleta, quando montei a nova comprei "anti-seize assembly lube" que supostamente evita o "agarrar" dos materiais e dificuldade em desmontá-los.

Coloquei disto nos pedais, na pedaleira e nalguns parafusos que tinham um torque de aperto grande.
 
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